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PTI amplia portfolio com acoplamentos hidrodinâmicos de vazão constante e variável

A PTI (Power Transmission Industries do Brasil), empresa líder no mercado brasileiro de acionamentos mecânicos, ampliou sua linha de acoplamentos, acrescentando ao seu portfólio de produtos os acoplamentos hidrodinâmicos de vazão constante (série K) e vazão variável (KSL e KPTB).

Projetados para superar possíveis dificuldades durante a operação de partida e a variação de velocidade em máquinas de média e alta potência acionadas por motores elétricos ou motores de combustão interna, os acoplamentos, que possuem tecnologia Transfluid, podem ser aplicados em diversos processos e sistemas, como: em moinhos, trituradores, transportadores, ventiladores, sopradores, bombas, compressores, centrífugas, misturadores, geradores, acionamentos de propulsão marinha, entre outros.



O acoplamento hidrodinâmico de vazão constante (série K) é constituído por três elementos principais: rotor (bomba) montado no eixo de entrada, estator (turbina) montado no eixo de saída, e tampa, que montada sobre o estator, formam um conjunto totalmente vedado para óleo chamado de acoplamento hidráulico. Os dois primeiros elementos podem operar tanto como bomba ou turbina.

Em qualquer sistema de acionamento que utilize acoplamentos com esta tecnologia, a partida do motor é feita essencialmente sem carga. Ao reduzir a corrente absorvida pelo motor durante a partida, o acoplamento reduz também as demandas de picos de corrente. Segundo o gerente de acoplamentos da PTI, Alessandro Cipriani, além de diminuir os custos de energia, o equipamento também possibilita a redução das baixas de tensão na rede de energia e prolonga a vida útil dos motores. “Um acoplamento hidráulico também permite, na partida, transmissão de mais torque para aceleração da carga do que sistemas de acionamento sem o equipamento”, explica Cipriani.

O acoplamento hidrodinâmico de vazão variável, KSL, foi projetado para superar as dificuldades que podem se apresentar durante operação de ‘partida’ e ‘variação de velocidade’ de máquinas de média e alta potência acionadas por motores elétricos ou motores de combustão interna.

Como meio de transferência de energia, o óleo é bombeado de um reservatório ao circuito hidrodinâmico, onde é constantemente drenado de bujões com furos calibrados para o reservatório. De acordo com o gerente, mantendo-se o motor a plena rotação e com o controle da vazão de óleo para o circuito de operação por meio de um variador de frequência em uma bomba de deslocamento positivo, dependendo da vazão inserida, o escorregamento varia, variando-se a rotação de saída do acoplamento hidrodinâmico, suavizando radicalmente a ‘partida’. “Com as mesmas vantagens dos acoplamentos hidráulicos de enchimento constante, os acoplamentos hidrodinâmicos de enchimento variável aumentam o torque de maneira gradual”, explica Cipriani. Segundo ele, uma das características mais importantes dos acoplamentos hidrodinâmicos modelo KSL e KPTB é seu efeito de amortecimento de vibrações torcionais, protegendo a caixa de engrenagens acionada, o ventilador ou o maquinário da bomba, bem como o motor elétrico ou a combustão.

O gerente ressalta que, para o mercado, o grande diferencial na aquisição de acoplamentos hidrodinâmicos PTI é o fato de a empresa oferecer ao cliente soluções completas, desde o desenvolvimento do projeto, envolvendo possíveis adaptações de acordo com a necessidade de cada um, até a instalação e manutenção dos equipamentos. “A PTI conta com a divisão PTI Service, que oferece uma completa estrutura para revitalizações, reformas e repotenciamentos, além de consultoria, treinamentos, inspeção, diagnósticos e análises, com técnicos localizados em diversos estados brasileiros, com o objetivo de aumentar a vida útil dos equipamentos e a produtividade dos nossos clientes”, destaca.

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