Últimas

Salto recebe o projeto cultural Piquenique Literário do "Ler é Uma Viagem"

Praça São João será transformada em um ambiente convidativo para arte e a leitura, com diversas atrações gratuitas para a população
No dia 21 de junho, entre 14h e 17h,Salto receberá um projeto que promete envolver públicos de todas as idades, ocupando a Praça São João com diversas atividades gratuitas que visam estimular o prazer pela leitura. Trata-se do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, projeto aprovado na Lei Rouanet recebeu patrocínio da empresa CBMM-Companhia Brasileira de Metalúrgica e Mineração para visitar o município.

O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros na qual as obras são penduradas, convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias feito pelo Grupo Reinações de artesanato e literatura, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a troca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.
Além disso, o evento conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Esses mediadores passaram por uma formação gratuita de três meses com a equipe de arte-educadores do Ler é uma viagem. Esses encontros foram realizados na Biblioteca Municipal de Salto”, comenta.

Acessibilidade universal e consultoria ambiental
O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.

Nenhum comentário