Últimas

UniCEUB doa lonas para confecção de ecobags

Material é cedido a ateliê de costureiras que transforma o que seria descartado em objetivo útil, visando a preservação do meio ambiente

Mãos habilidosas na máquina de costura e em poucos minutos está pronta mais uma sacola ecológica ou ecobag. A confecção das bolsas retornáveis acontece a todo vapor no galpão da Associação Mãos que Criam, de costureiras da Cidade Estrutural. A lona para produção é cedida pelo UniCEUB. O material é utilizado em propagandas expostas pelos campi da Asa Norte e de Taguatinga e que, para não virar lixo, ganha utilidade graças ao trabalho das profissionais.

Sônia Maria Mendes, 51 anos, há 10 é costureira e compõe o grupo de profissionais da associação. Ela se orgulha da produção das ecobags.

“A lona é um bom material para costura, é maleável e serve muito bem para ser transformado nas bolsas. Nosso trabalho é gratificante, colabora com a proteção do meio ambiente e incentiva a reciclagem”, afirmou a costureira.

O projeto faz parte do Programa de Gestão Ambiental do UniCEUB. Carlos Alberto da Cruz Junior é o presidente da Comissão de Gestão Ambiental. Ele explica que há dois anos as lonas utilizadas para painéis, banners e outras peças publicitárias nos campi do UniCEUB, após o uso, são recolhidas e enviadas às costureiras para a reciclagem. Em menos de um ano o trabalho rendeu 2500 sacolas retornáveis, provenientes de cinco toneladas de material.

“Tudo começou quando realizamos o mapeamento desses resíduos sólidos gerados nos campi. Procuramos uma empresa que pudesse dar o tratamento adequado para o descarte da lona, mas não encontramos local que trabalhasse com esse material, que é um derivado do petróleo. Então resolvemos fazer parceria com um espaço que transformasse a lona em um produto novo, e passamos a investir nessa reciclagem”, explicou Carlos Alberto.

Por dia, segundo a costureira Sônia Maria, são produzidas cerca de 150 ecobags. Quando a lona chega ao ateliê ela é limpa, separada e cortada. Carlos Alberto acrescenta que o acabamento das alças é feito com tecido de algodão, mesma matéria-prima utilizada na linha de costura.

“Encontramos a melhor solução para as lonas, transformá-las em ecobags que têm estilo, são funcionais, pois substituem, por exemplo, as sacolas plásticas de supermercados com eficiência, preservam o meio ambiente e estimulam a reciclagem. Elas são nossos brindes a palestrantes e outros visitantes dos campi do UniCEUB”, disse Carlos Alberto, acrescentando que, assim como o plástico, a lona leva cerca de 500 anos para se decompor na natureza.

Foto: Patrícia Fahlbusch (crédito obrigatório) - Produção diária chega a 150 ecobags

Patrícia Fahlbusch
Assessora de Imprensa UniCEUB/ Objetiva Assessoria e Comunicação
Tel: 9908-0172 (WhatsApp)

Nenhum comentário