Últimas

Minha Primeira Coleção: a arte de colecionar Arte

Nankin​ Edições e Arte chega ao mercado em novembro com proposta que visa a oferecer experiências estéticas para pais e filhos


​Uma nova experiência em arte contemporânea chega ao mercado editorial infantil com a missão de estimular pais e crianças a construírem, juntos, o próprio universo da estética da arte. Mais do que pintar o sete, a série 'Minha Primeira Coleção', primeiro lançamento da Nankin Edições e Arte, tem patrocínio do banco Itaú, por meio da Lei Rouanet, e visa a formação de pequenos apreciadores de Arte Contemporânea. Para isso, a coleção, que chega ao mercado em novembro, traz um box que reúne livro com atividades e gravuras de artistas brasileiros da atualidade, como Carolina Martinez, Danielle Carcav, Fabrício Lopez, Pedro Varela e Tatiana Blass.

Voltado para crianças de 5 a 8 anos, o ‘Minha Primeira Coleção’ será lançado na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall, em São Conrado, no dia 07 de novembro, a partir das 16h, com uma exposição sobre o livro e o processo de criação dos artistas que compõem a obra. A mostra ficará em cartaz até o dia 15. Durante os fins de semana, das 12h às 20h, acontecerá um miniatelier de gravuras para que as crianças possam explorar e desenvolver seu lado criativo.

Arte – Experiência – afeto

A Minha Primeira Coleção convida pais e adultos responsáveis a se transformarem em mediadores de leitura e mentores nas atividades dos pequenos, convidando a se aventurarem, juntos, nas propostas trazidas pelo livro a partir das obras criadas pelos artistas especialmente para o projeto.

As obras encartadas, as informações sobre os artistas e seus processos criativos e técnicos e as atividades lúdicas sugeridas têm como finalidade facilitar um diálogo, interativo e lúdico, sobre como produzimos, apreciamos, exibimos e colecionamos arte. Dessa forma, ‘Minha Primeira Coleção’ quer se transformar em uma ponte entre as memórias afetivas e a construção de um olhar estético e apreciativo, materializado em forma de gravuras de Arte Contemporânea.

"A obra proporciona momentos de troca entre pais e filhos por meio da arte. É um ponto de partida para uma relação inspiradora e prazerosa com a arte. É um valor, nascido e criado em família e mantido com zelo entre gerações (pais e filhos, avôs e netos etc). O investimento é no vínculo da criança com ​o fazer da arte, desenvolvendo o olhar estético desde cedo. Queremos incentivar a viverem com arte, colecionar, e construírem em casa o seu primeiro ateliê," explica a idealizadora/organizadora do projeto, Camilla Bloisa.

A obra se propõe ainda a dar acesso à arte por meio de obras contemporâneas; divulga e permite acompanhar o crescimento de artistas brasileiros e levar os ateliês para a parede de casa.

Exposição Minha Primeira Coleção

A exposição foi pensada para explorar o universo infantil e lúdico. Partindo da ideia de ser um grande ateliê para crianças, a mostra é composta por painéis em altura mais baixa, área de atividades e conteúdo didático. A utilização de materiais e processos sustentáveis são destaques na cenografia. O mobiliário foi produzido em papelão com tinta orgânica exclusiva da Zebu Mídias Sustentáveis.

Assim como no livro, a interatividade entre pais e filhos está presente na exposição. A área de atividades contará com espaços para adultos e crianças interagirem e aprenderem juntos.

Criação do projeto

A Nankin Edições e Arte contou com a expertise do Instituto LER no desenvolvimento do conteúdo da obra. O desafio da equipe multidisciplinar do LER - formada por jornalistas, designers e pedagogos – foi criar um projeto que falasse diretamente às crianças, deixando aos pais um papel de escuta ativa para proteger a produção dos pequenos e sua liberdade de expressão ainda que mediadas.

Cada detalhe da obra foi pensado minuciosamente. À medida que as ideias surgiam, iam sendo testadas. O Instituto LER realizou entrevistas com os artistas e desenvolveu as propostas das atividades do livro. O resultado: tornar as crianças capazes de escolher que papéis querem para si no mundo das Artes: admiradores, colecionadores, artistas....

Com a proposta, o LER trouxe a segurança de se misturar, na dose certa, os ingredientes deste projeto, planejando como extrair o melhor de cada obra em sua vivência. Assim, o livro de atividades não é um mero passatempo, é uma construção de um tempo único com a família. É o momento da presença, da troca, do vínculo, da emoção, da produção livre e do afeto. A finalidade não é colecionar gravuras, mas sim significados. O LER pensou o ‘Minha Primeira Coleção’ como um instrumento que permite um encontro, repleto de respeito, ousadia e delicadeza entre Arte e Educação.

Sobre a Nankin Edições e Arte

A Nankin Edições e Arte chega ao mercado editorial com uma proposta inovadora: ser reconhecida pelo pioneirismo na formação estética infantil por meio da arte de colecionar Arte, despertando e inspirando as famílias a construir, juntas, um patrimônio afetivo repleto de significados. O projeto 'Minha Primeira Coleção' é o primeiro lançamento da editora e reúne em um box com livro de atividade e gravuras de artistas brasileiros contemporâneos.

Sobre a Zebu Mídias Sustentáveis

A Zebu Mídias Sustentáveis foi responsável pela criação, desenvolvimento e produção da exposição. A empresa tem como princípio trabalhar com as infinitas possibilidades de design e sustentabilidade, executando projetos focados em eco-design, design de experiência e branding. Como recurso de comunicação, a Zebu criou uma linha de tintas orgânicas para aplicação em papel e madeira.

Sobre o Instituto Ler 

Fundado em 2007, o Instituto LER tem como proposta unir Literatura e Filosofia para infância. Atua na área de pesquisa, produção de conteúdo, consultoria e laboratórios de experiências estéticas. Nessas frentes, o LER converge diversas linguagens, entendendo a leitura como a articulação da tríade palavra-imagem-mundo.

Serviço

Lançamento Nankin Edições e Arte – Minha Primeira Coleção
Local: Livraria Cultura
Endereço: Shopping Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – Gávea
Data: 07/11 – às 16h
Valor: R$ 75
Programação: Exposição com obra dos artistas e miniatelier de gravuras nos fins de semana, das 12h às 20h.

*O livro tem 88 páginas e o preço é R$ 75

Nenhum comentário