Com solução mobile para gerenciamento de entregas, Ambev otimiza processos da área de logística
Desenvolvido pela HBSIS, HB.MDM reduziu custos e trouxe mais controle às entregas
Chegar ao posto de maior cervejaria do mundo é fruto de investimento em produtos e processos. E na área de logística da Ambev os cuidados para uma evolução constante não param. Para ampliar seus indicadores de qualidade, a companhia buscava uma ferramenta que permitisse o controle das ações relacionadas à entrega depois que os caminhões deixassem os centros de distribuição.
Foi através de uma parceria com a HBSIS, que a Ambev passou a utilizar o HB.MDM, solução móvel de gerenciamento de entregas em tempo real. Daniel Sgarbi Factore, gerente corporativo de logística, explica que o uso da aplicação iniciou em 2014 e atualmente toda a rota da companhia já conta com o sistema, que roda em smartphones e fornece informações em uma única interface. “São 3,4 mil caminhões que utilizam o HB.MDM e hoje conseguimos ter maior controle de todas as atividades durante as entregas. Além de tornarmos o trabalho das nossas equipes de entrega mais fácil e produtivo, estreitamos o nosso relacionamento com os clientes. Agora eles podem acompanhar o status das entregas de maneira online”, explica.
Fatores ligados à gestão de pessoas também estão entre os pontos positivos relacionados ao uso da tecnologia. Ricardo Lerner, especialista em logística da Ambev, explica que através do HB.MDM a companhia consegue controlar a jornada dos profissionais, otimizando o tempo de trabalho, as rotas e reduzindo as devoluções. “Com a visibilidade da ferramenta, identificamos oportunidades de melhoria em nosso processo logístico. Para os próximos três anos, a aplicação irá nos auxiliar na evolução dos resultados de devoluções de entrega em pelo menos 40% e em 20% na otimização da jornada líquida dos nossos colaboradores. Além disso, os serviços serão cada vez mais ágeis e o relacionamento com o cliente mais próximo”, avalia.
Parceria de longa data
A parceria com a HBSIS em serviços de outsourcing de TI desde os anos 1990 foi decisiva para a escolha da empresa neste novo projeto. A expertise que a companhia catarinense possui sobre os negócios e processos da Ambev trouxe mais agilidade para a customização da ferramenta. “Conhecemos a tecnologia que engloba o HB.MDM em uma convenção de operadores logísticos realizada pela Ambev, foi necessário customizar algumas funcionalidades para que ficasse de acordo com a necessidade do nosso dia a dia. Os resultados mais expressivos ainda devem aparecer pois, além das mudanças no próprio sistema, fomos adaptando os processos dentro da Ambev e treinando as pessoas. Melhoramos alguns indicadores, mas a partir desse alinhamento entre tecnologia e processos iremos melhorar cada vez mais”, conclui Sgarbi.
Já o gerente corporativo de projetos de TI da Ambev, Guilherme Pereira Pinto, avalia que o principal ganho com a parceria entre as empresas é melhoria e otimização da rotina."Acabo de assumir uma função na área de TI, depois de cinco anos na logística. Para mim é muito importante ver a área de negócio acreditando e enxergando essa solução como uma tecnologia que vem para ajudar a melhorar os processos e metas. A parceria da TI da Ambev com a HBSIS possibilita exemplos como o desse projeto, com tecnologia para suportar uma cultura obcecada por resultados", diz.
A proatividade da HSBIS em relação às soluções apresentadas para a cervejaria foi primordial para a consolidação dos negócios, segundo o gerente de projetos de TI da Ambev, Diego Romaf Soares Francisco. “Temos a parceria da HBSIS como fornecedor de tecnologia há mais de vinte anos. No modelo de TI estendida da Ambev esta parceria é fundamental. Da mesma forma, é essencial que os nossos parceiros sejam também agentes de inovação para capacitarmos a companhia com ferramentas de tecnologia transformadoras que proporcionem atingirmos cada vez mais a eficiência operacional. Não foi diferente com esse projeto. Substituímos um sistema que já estava obsoleto utilizando uma plataforma de tecnologia móvel que proporcionou à logística Ambev um controle muito mais apurado e preciso das nossas rotas”, explica.
Novas funcionalidades
Com o uso em toda a frota, o surgimento de melhorias e de novas funcionalidades é constante. Para os próximos meses, a HBSIS está desenvolvendo uma interface que permitirá ao gestor de cada centro de distribuição um controle maior das atividades. “Já foi criado um aplicativo para nosso time de analistas terem gestão de tudo que acontece durante as entregas. Temos visibilidade de algum eventual problema e conseguimos agir de maneira imediata, não prejudicando o atendimento ao mercado”, finaliza Lerner.
Sobre a HBSIS
Para a HBSIS, a tecnologia é uma ferramenta transformadora capaz de facilitar e agilizar a vida das empresas e das pessoas. Desde 1990 no mercado, a empresa blumenauense com filial na capital paulista, consolida-se no mercado desenvolvendo soluções em sistemas de venda, logística e outsourcing de TI. Atuando em todo o Brasil, seus 300 profissionais trabalham próximos do cliente em um processo colaborativo, sempre focados na resolução de problemas e na busca de resultados que irão acelerar negócios.
Nenhum comentário