Últimas

Competição Internacional De Arbitragem Comercial Será Realizada Em Viena, Na Áustria

O evento, que está em seu 23º ano, terá a presença do advogado e árbitro Frederico José Straube, co-editor e co-autor da obra “The CAM/CCBC Arbitration Rules 2012”, que será lançada na ocasião

São Paulo, 16 de março de 2016 – A 23º edição da Competição Internacional de Arbitragem Comercial VIS MOOT será realizada, como todo ano, em Viena, na Áustria, do dia 18 a 24 de março. O Concurso foi idealizado com o objetivo de divulgar o Tratado Internacional de Comércio, denominado CISG, e vem alcançando maior relevância a cada ano. A competição contará com a presença de diversos representantes da comunidade arbitral internacional e estudantes, que realizarão várias provas sempre relacionadas à Arbitragem Internacional. 

“A cada ano, o problema comercial, que se torna objeto do Concurso de Arbitragem, é regulado pelo regimento de determinada Câmara Arbitral e escolhido pela Comissão Organizadora do Concurso”, afirma Frederico José Straube, Sócio-Fundador do Escritório Straube Advogados, Especializado em Direito Empresarial e Arbitragem/Mediação.

O advogado é co-editor e co-autor da obra “The CAM/CCBC Arbitration Rules 2012”, a ser lançada durante o evento. Esta será a primeira obra de comentário do Regulamento do CAM/CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá, única entidade arbitral brasileira com relevância internacional). Straube foi presidente do CAM/CCBC por oito anos, e também vice-presidente por mais 14 anos.

A obra, editada em inglês, será lançada na tarde de domingo do dia 20 de março. Na terça-feira, haverá uma recepção oferecida pela Embaixada Britânica. Como presidente do Capítulo Brasileiro do Clube Espanhol de Arbitragem, Straube participará também de um seminário promovido pelo Capítulo de Alemanha e Áustria do Clube Espanhol de Arbitragem, também em Viena, no dia 21.

No ano passado, a Competição Internacional de Arbitragem Comercial atraiu mais de 3.000 universitários de Direito do mundo todo, e congregou, para que julgassem as equipes, mais de 900 árbitros internacionais. Para 2017, a regra escolhida para o Concurso foi o Regulamento do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil Canadá.

“Esta escolha já foi antecipada desde a realização do evento ‘Vis Moot de 2014’ (The Annual Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot). A indicação deveu-se muito a um trabalho de aproximação com a Fundação que promove o Concurso, realizado por mim, enquanto Presidente do CAM/CCBC, e apoiado por vários árbitros internacionais que passaram a conhecer a excelência do trabalho de administração dos procedimentos arbitrais efetivado pelo CAM/CCBC”, reforça Straube.

Ex-Presidente do CAM/CCBC, Straube inovou as regras do Centro, ajudando a consolidar a arbitragem e os demais métodos alternativos de solução de conflitos no Brasil, além de ter internacionalizado o CAM/CCBC, consagrando a instituição como uma das mais importantes da América Latina. Frederico Straube também criou o Conselho Consultivo, novas comissões temáticas e fóruns de discussão, como o Núcleo Guido Soares, o Ciclo Nacional de Arbitragem e o Congresso Pan-Americano de Arbitragem.
“A Competição em Viena será produtiva e enriquecedora, envolvendo diversos especialistas de renome do mundo todo. Certamente, será mais uma oportunidade de elevar a importância da Arbitragem Internacional”, finaliza Frederico José Straube, que também é Especialista em Direito Tributário e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Mediação pela Windsor University, em Ontário, no Canadá.

Nenhum comentário