Últimas

Laqueadura moderna é apresentada na 10ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da USP

Com aplicação rápida e segura, Essure é um método de laqueadura ambulatorial, minimamente invasiva, que dispensa cortes e anestesia


Nos dias 18 e 19 de março, acontece a 10ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP - FMUSP. Na oportunidade, será apresentado para toda comunidade médica o mais novo método de contracepção feminina definitiva, conhecido como Essure.

Médicos e alunos inscritos no evento podem participar do exercício prático de aplicação do método de laqueadura por Histeroscopia através do simulador de realidade virtual, tecnologia que recria ao máximo a percepção de realidade para quem o manuseia.

A Histeroscopia é um dos maiores avanços da Ginecologia e o Dispositivo Intratubário Essure, aprovado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é uma alternativa à laqueadura cirúrgica.

"Com eficácia de 99,8%, esta laqueadura é um procedimento rápido, ambulatorial e minimamente invasivo. Por não ter qualquer tipo de corte, não necessita internação, pois é praticamente indolor e por isso dispensa a anestesia. Não contém medicamentos ou hormônios. A colocação não ultrapassa cinco minutos e a paciente sai do ambulatório andando e pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso, tampouco afastamento do trabalho. Não há a ocupação de leitos hospitalares ou centros cirúrgicos", afirma o Dr. Walter Pinheiro, diretor administrativo da disciplina de Ginecologia do HC da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), ao explicar as vantagens do novo método.

Essure é um microimplante de apenas quatro centímetros, que é introduzido pelo canal vaginal com um aparelho bem fino, o histeroscópio, até o interior da tuba uterina, ligada ao útero. Um dispositivo é colocado em cada tuba e ocorre uma ação mecânica, que provoca uma reação natural do corpo, no tecido da tuba, que faz com que ela se feche em um período de três meses. "Nesse período, a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção e, após isso, é realizada uma ultrassonografia transvaginal. Confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo", diz.

Para as mulheres terem acesso à técnica no Hospital das Clínicas, é necessário já ter concluído o Programa de Planejamento Familiar e passar por uma triagem rigorosa realizada pelo Serviço de Ginecologia, pois o método é irreversível.

O evento é uma realização do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob a coordenação dos Profs. Drs. Edmund C. Baracat, Marcelo Zugaib e Rossana P. Francisco.

A programação completa e outras informações podem ser encontradas no site: www.ginecousp.blogspot.com.br

Serviço: 10ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP - FMUSP
Datas: 18 e 19 de março.
Local: Centro de Convenções Rebouças - Estande da Commed, distribuidora do Essure no Brasil.
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo ao Metrô Clínicas, São Paulo.

Nenhum comentário