5 Palavras mágicas para ajudar nos estudos do Enem
Professor do Descomplica faz plano para orientar vestibulandos
As datas do Enem 2016 acabam de ser definidas (5 e 6 de novembro) e o momento agora é de foco total na rotina de estudos, já que, com a marcação, o vestibulando pode se organizar melhor e com mais precisão.
O diretor pedagógico e professor de português do ‘Descomplica’ (http://descomplica.com.br/) - maior plataforma de ensino para Enem, Ensino Médio e vestibular do país - Eduardo Valladares lista abaixo essas palavras e orienta como elaborar um programa de estudos para gabaritar o Enem.
5 palavras mágicas que podem te ajudar até o Enem
1. Rotina
Estabeleça uma rotina semanal de estudos. Isso significa definir as horas que você vai estudar em cada dia da semana e assumir como compromisso. Aprenda a separar as atividades de cada dia e semana. E não esqueça que há tempo para tudo: lazer, descanso, comer, obrigações e estudo. Faça intervalos e mescle com algo prazeroso. Estudo pode ser divertido. Mas atenção: seja realista ao fazer isso. Exigir de você além da conta pode gerar "desculpas verdadeiras", levando você a abandonar o seu compromisso.
2. Método
Definir a maneira de estudar é muito importante como orientação. Caso contrário, há risco de virar improviso e no final você se arrepender de não ter sido cuidadoso nesse tópico. Há um monte de possibilidades: resumos, fichamentos, mapas mentais. Como uma boa dica, fazer exercícios e questões anteriores deve ser um dos ingredientes do deu método. Além disso, lembre sempre de ser um estudante ativo: não se limite a sublinhar e anotar tópicos. Elabore resumos com suas próprias palavras, faça associações e entenda a matéria, escrevendo no papel e não digitando.
3. Estratégia
O que você vai fazer ao longo do ano para alcançar o seu objetivo? De acordo com o nível de estudo em que você está e a carreira escolhida, você deve dosar a distribuição de seu estudo ao longo do ano. Por exemplo, quem quer Medicina, precisa ter na sua estratégia um investimento de mais tempo e mais intensidade na área de Natureza e na Redação. Para quem tem dificuldades específicas, começar pelo mais difícil é uma boa dica. Além disso, não se esqueça de incluir simulados com o tempo de prova distribuídos ao longo do ano e treinar muito as redações.
4. Organização
O seu ambiente de estudos e o seu material precisam estar bem organizados para que tudo corra bem. E aqui, cada um tem seu jeito e estímulo próprio. Desde ter um cadernão que vai sendo consumido pelos estudos, cadernos quadriculados e canetinhas coloridas para fazer mapas mentais até o tablet como instrumento está valendo! O importante é ter o "seu" ambiente e material de estudos organizados. Isso faz toda a diferença para um estudo ativo e concentrado.
5. Foco
Desabilite as notificações de celular e feche as abas do computador. Não permita que a procrastinação apareça. Dica: divida tarefas grandes em pedaços menores, faça uma coisa de cada vez. O menos é mais.
Nenhum comentário