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Os bastidores das franquias

* Por Guilherme Reitz

O mercado de franquias no Brasil já passa de 3 mil marcas. No ano de 2015 o setor cresceu 8,3%, faturando mais de R$ 139 bilhões e com 100 mil unidades em, aproximadamente, em 40% dos municípios brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse crescimento superou o desempenho de 2014 (7,7%) e para esse ano, mesmo com a recessão, a expectativa de faturamento é de 6% a 8%, de 8% a 10% para novas unidades e 4% a 6% em número de marcas no mercado.

As expectativas para o setor são favoráveis, tanto para quem busca empreender como também para quem procura uma nova oportunidade de trabalho. Aos olhos dos novos empreendedores é uma chance positiva e para quem já está dentro do mercado o momento é de arrumar a casa e ajustar o que não está dando certo.O setor de franquias exige uma visão sistemática e um olhar detalhado em todos os departamentos, passando pela gestão de sua equipe até os canais de produção e de vendas. Além disso, é preciso dar atenção à sua rede de franquias e lembrar sempre que os franqueados não são funcionários. Eles são seus parceiros de negócios e vocês precisam estar sempre bem alinhados e em sintonia.

Dentre os inúmeros desafios que as franquias precisam superar para serem considerados negócios de sucesso, podemos citar pontos chaves, como a Gestão de Equipes, Treinamentos, Produção e a Gestão Logística. Por vivenciar profundamente o universo do último item, me dispus a falar um pouco mais sobre ele. Um problema comum entre franqueador e franqueado é quanto à reposição dos estoques, mais precisamente na eficiência da entrega das mercadorias. Quanto maior for o controle nesta etapa, mais fácil de agir de forma proativa diante dos contratempos.

Hoje o mercado oferece alguns softwares que se integram com o sistema das transportadoras e oferecem serviços de rastreamento dos pedidos em tempo real. Esta tecnologia já vem há alguns anos minimizando os problemas das entregas das lojas virtuais e passou a atender também as demandas do mercado físico. Assim como o cliente do e-commerce, o franqueado aguarda pela entrega de seus produtos, e esta precisa ser transparente e estar alinhada com a expectativa, pois atrasos acarretam em falhas na hora de repor o estoque em tempo hábil, resultando em prateleiras vazias e perda de vendas.

A falta de comunicação no processo de entrega é outro fator que agrava a relação entre franqueador e franqueado. O serviço de rastreio foi desenvolvido para proporcionar a melhoria deste contato, podendo ser feito por e-mail e/ou SMS, com detalhamento do movimento do produto, a fim de gerenciar qualquer ansiedade ou imprevisto. Além da opção de feedback sobre a experiência da entrega, que auxilia na percepção dos problemas e evita erros futuros.

Podemos ressaltar que todo cuidado é pouco e o empreendedor precisa ter em mente os desafios e obstáculos que encontrará pelo caminho. As franquias são grandes oportunidades de negócios, mas precisam ser bem administradas. Vale lembrar que o mercado está sempre em busca de melhorias e a tecnologia chegou ao setor para automatizar processos, oferecendo ferramentas e soluções que trazem a otimização de tempo e esforços. E aí, está preparado para abrir a sua franquia?

*Guilherme Reitz é fundador do Axado, empresa catarinense, líder no mercado de gestão de fretes para e-commerce, indústrias e varejo físico. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa oferece soluções do pré ao pós-venda, com foco na eficiência e redução de custos logísticos.

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