Os bastidores das franquias
* Por Guilherme Reitz
Dentre os inúmeros desafios que as franquias precisam superar para serem considerados negócios de sucesso, podemos citar pontos chaves, como a Gestão de Equipes, Treinamentos, Produção e a Gestão Logística. Por vivenciar profundamente o universo do último item, me dispus a falar um pouco mais sobre ele. Um problema comum entre franqueador e franqueado é quanto à reposição dos estoques, mais precisamente na eficiência da entrega das mercadorias. Quanto maior for o controle nesta etapa, mais fácil de agir de forma proativa diante dos contratempos.
Hoje o mercado oferece alguns softwares que se integram com o sistema das transportadoras e oferecem serviços de rastreamento dos pedidos em tempo real. Esta tecnologia já vem há alguns anos minimizando os problemas das entregas das lojas virtuais e passou a atender também as demandas do mercado físico. Assim como o cliente do e-commerce, o franqueado aguarda pela entrega de seus produtos, e esta precisa ser transparente e estar alinhada com a expectativa, pois atrasos acarretam em falhas na hora de repor o estoque em tempo hábil, resultando em prateleiras vazias e perda de vendas.
A falta de comunicação no processo de entrega é outro fator que agrava a relação entre franqueador e franqueado. O serviço de rastreio foi desenvolvido para proporcionar a melhoria deste contato, podendo ser feito por e-mail e/ou SMS, com detalhamento do movimento do produto, a fim de gerenciar qualquer ansiedade ou imprevisto. Além da opção de feedback sobre a experiência da entrega, que auxilia na percepção dos problemas e evita erros futuros.
Podemos ressaltar que todo cuidado é pouco e o empreendedor precisa ter em mente os desafios e obstáculos que encontrará pelo caminho. As franquias são grandes oportunidades de negócios, mas precisam ser bem administradas. Vale lembrar que o mercado está sempre em busca de melhorias e a tecnologia chegou ao setor para automatizar processos, oferecendo ferramentas e soluções que trazem a otimização de tempo e esforços. E aí, está preparado para abrir a sua franquia?
*Guilherme Reitz é fundador do Axado, empresa catarinense, líder no mercado de gestão de fretes para e-commerce, indústrias e varejo físico. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa oferece soluções do pré ao pós-venda, com foco na eficiência e redução de custos logísticos.
Nenhum comentário