Últimas

Atividades e oficinas gratuitas são destaques na programação do Educativo MCB em maio



Em maio, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove três oficinas que integram o programa Oficinas no MCB. "Casinha", "Cartazes" e "Era uma casa muito engraçada" são atividades voltadas para toda a família e têm inscrições gratuitas (vagas limitadas) que podem ser feitas pelo telefone (11) 3026-3913/3032-3727 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Casinha | 4 e 18 de maio, quartas, às 10h e 14h30 | 5 anos
Partindo de imagens de moradias em árvores, rochas e água, os participantes construirão pequenos modelos de casas a partir de suas lembranças e memórias.

Cartazes | 14 de maio, sábado, às 14h30 | 7 anos
Tendo como referência a investigação de linguagens visuais da exposição "Marginais Heróis", serão confeccionados cartazes a partir de diferentes conceitos de materiais e técnicas, tais como desenho, pintura, colagem e estêncil.

Era uma casa muito engraçada: construção de oficinas para bebês e crianças até 4 anos | 4, 11 e 18 de maio, quartas, às 18h30
A proposta dos encontros é a criação de um grupo de estudos, formado por mulheres - educadoras e professoras, mães, avós e tias, merendeiras e quituteiras, brincantes e contadoras de histórias, além de todos que estão ou desejam estar próximos de bebês e crianças bem pequenas. A ideia é ler textos, trocar experiências, contar vivências, lembrar da infância, assistir vídeos e analisar fotografias para, a partir de alguns encontros, inventar propostas de oficinas para bebês e crianças até 4 anos e seus familiares. A atividade, resultante deste processo, será realizada gratuitamente no dia 28 de maio, quinta-feira, às 14h30.

Atividades sem necessidade de inscrição


Com o objetivo de propor práticas que estimulam o pensar e o fazer, o Educativo MCB realiza atividades complementares sem a necessidade de inscrição prévia. Em "Conversa no quintal", realizado todos os domingos (dias 1, 8, 15, 22 e 29), às 15h, a equipe promove rodas de conversa a partir de temas sugeridos por seus educadores ou pelo público presente, provocando reflexões sobre novos modos de morar e uso contemporâneo do espaço urbano.


Além disso, duas atividades acontecerão na calçada do Museu: em "Desenho sua casa" (dias 5 e 19, sextas, às 10h30) a artista Helena Kuasne desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia. A ideia é que o público contribua, através de suas memórias e experiências, com o principal tema do Museu: a casa brasileira. Já no dia 7, sábado, às 10h, o grupo "Embatucadores", idealizado pelo arte-educador Rafael Rip, traz a performance de dança e percussão do grupo formado por jovens estudantes que têm seus instrumentos elaborados a partir de objetos de uso cotidiano (colheres, baldes, latas, lápis, tubos de PVC etc.).

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos - em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB) dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

SERVIÇO
Oficinas no Museu | Inscrições gratuitas: (11) 3026.3913 - agendamento@mcb.org.br
Casinha | 4 e 18 de maio, quartas, às 10h e 14h30 | 5 anos.
Cartazes | 14 de maio, sábado, 14h30 | 7 anos.
Era uma casa muito engraçada | 4, 11 e 18 de maio, quartas, 18h30.

Atividades sem necessidade de inscrição | Entrada gratuita.
Conversa no quintal | 1, 8, 15, 22 e 29 de maio, domingos, 15h.
Desenho sua casa | 5 e 19 de maio, sextas, 10h30.
Embatucadores | 7 de maio, sábado, 10h.

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$7 (inteira) e R$3,50 (meia-entrada). Grátis para crianças até 10 anos e maiores de 60 anos. Gratuito aos sábados, domingos e feriados.

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local.

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br

Nenhum comentário