Projeto educacional leva alunos a proporem melhorias para o ambiente escolar em Primavera (PA)
Ideias foram levantadas em consulta lúdica do 2º Ciclo de Atividades do Programa
O PVE, iniciativa da Votorantim Cimentos, também contempla a capacitação de profissionais da educação
Estudantes da rede municipal de ensino de Primavera (PA) participaram de uma consulta lúdica, na Secretaria Municipal de Educação, para expressarem seus desejos de melhoria do ambiente em que estudam. A ação faz parte do 2º Ciclo de Atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), promovido de 8 a 10 de julho, iniciativa da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim.
A consulta lúdica consistiu em uma oficina de desenho em que os alunos ilustraram suas ideias do que desejam na educação. As bandeiras servirão como base para escrita de uma carta à ser entregue ao poder público municipal. A consulta também foi uma oportunidade para mobilizar os alunos a se inscreverem no “Desafio Criativos da Escola”. O concurso, que integra as atividades do PVE, celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o País que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades.
Para participar do “Desafio Criativos da Escola”, as inscrições devem ser feitas no site: www.criativosdaescola.com.br . Podem participar alunos da rede pública e privada de ensino e ainda crianças e jovens que integram associações e entidades, com idade de 9 a 17 anos. Serão premiados projetos nas categorias: Destaque Municipal, com até dois projetos por município, e Destaque Parceria Votorantim pela Educação, a partir da seleção de projetos já classificados no Destaque Municipal. A divulgação dos resultados do concurso “Desafio Criativos da Escola” será feita durante a solenidade de encerramento do PVE, no mês de novembro.
Além da consulta lúdica, o 2º Ciclo de Atividades do PVE também contemplou a formação continuada de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e diretores de escolas. “As ações foram um sucesso. Tanto os técnicos da Semed se sentiram contemplados com o conteúdo abordado pelo Programa, quanto os alunos, que se envolveram e contribuíram com os temas abordados na realização da consulta lúdica”, disse o supervisor administrativo da Votorantim Cimentos de Primavera, Israel Nogueira Fogli, que atua como mobilizador do PVE no município.
O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma realização das empresas do Grupo Votorantim com apoio do Instituto Votorantim, e foi realizado pelo quarto ano consecutivo em Primavera. Em 2016, as ações vêm sendo desenvolvidas em torno do tema: “Um Futuro com a Sua Cara”. O objetivo é promover o valor da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes na educação do município. São três Ciclos de Atividades, desenvolvidos por meio da frente Apoio à Gestão, com ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas locais. Outra frente de atuação do PVE é a de Mobilização Social, que visa o fortalecimento do valor social na educação.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Nenhum comentário