Mulheres conquistam espaço em canteiros de obra
Embraplan Engenharia emprega mulheres para contribuir com a qualidade dos empreendimentos
Foto/Divulgação |
Segundo dados do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), o número de mulheres inseridas na construção civil aumentou 65% e hoje somam mais de 1 milhão de trabalhadoras atuantes na área. A Embraplan Engenharia é uma empresa que emprega mulheres para a construção de seus empreendimentos e comprova a eficácia sem distinções.
No edifício residencial Plaza Mayor, a presença feminina é mais uma força de trabalho para a construção. Elas estão na administração da obra, em serviços gerais, limpeza e na operação de elevadores. Para a empresa, as mulheres na obra reforçam a qualidade dos empreendimentos, pois muito colaboram com a construção civil.
A conquista deste mercado de trabalho pela mulher é algo gradativo, mas já está bem avançado. A administradora da obra do Plaza Mayor, Jennifer da Silva Nunes, conta que acompanha as mudanças na construção civil “Ser uma facilitadora de processos em uma área que tem um grande potencial a ser explorado, me permite um crescimento profissional e pessoal, ao quebrar os paradigmas sobre esse tema, que ainda provoca as mais diversas reações quando uma mulher diz trabalhar em obra”.
As mulheres já reconhecem a importância em fazerem parte do mercado da construção civil. A operadora de elevador Daiane Bernardes da Silva, responsável pelo transporte de materiais e pessoas, afirma ter um trabalho muito gratificante e que tem grande importância, visto que o tempo faz grande diferença para a conclusão das etapas da obra. Camila Elisabete Daniel da Silva é auxiliar de limpeza e também considera seu trabalho fundamental: “Passei a ter uma visão diferente de como era uma obra, e considero as boas práticas de limpeza parte importante por manter os ambientes adequados para o trabalho dos colegas”, explica.
O trabalho da mulher na construção civil é caracterizado pelo cuidado, comprometimento e perfeccionismo. Mas não é só isso. A parte pesada também é executada por elas. Antônia Elenilsa Vieira de Paiva é prova da força feminina na construção civil: “Meu trabalho é auxiliar os pedreiros no abastecimento e organização de materiais, como blocos e argamassa, além da limpeza do local. Carrego os itens várias vezes ao dia e isso não me intimida, muito pelo contrário, faço com muita dedicação”.
Participar do mercado da construção civil proporciona às mulheres novas oportunidades para o desenvolvimento profissional, assim como contribui para a eficiência das obras. Josiane de Sousa Ferreira, recepcionista do plantão de vendas do edifício Provence, confirma que fazer parte deste cenário e entender o funcionamento da obra melhora a relação com os clientes, traz diversos benefícios para a empresa.
Considerar a presença feminina nos canteiros contribuiu para melhorias das obras da Embraplan. As mulheres colaboram para a qualidade dos empreendimentos da empresa.
Sobre a Embraplan - A Embraplan é uma empresa brasileira que desde 1995 se dedica a planejar, desenvolver, gerenciar, assessorar e construir projetos imobiliários voltados para o segmento da construção civil. Com um portfólio composto por um expressivo conjunto de projetos de edifícios verticais, estabelecidos na cidade de São Paulo, a empresa passa a ampliar sua atuação para o interior do estado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades promissoras.
Nenhum comentário