Últimas

Ciclos de Convivência Literária promove encontro com escritor Renato Negrão e oficina literária com Noemi Jaffe dias 03 e 05/11 respectivamente

ESCRITOR MINEIRO RENATO NEGRÃO SERÁ O QUINTO CONVIDADO DO PROJETO E IRÁ COMENTAR O LIVRO “RILKE SHAKE”, DA ESCRITORA ANGÉLICA FREITAS, NO DIA 03

Noemi Jaffe - crédito Ninil Gonçalves
PROJETO REALIZARÁ MAIS UMA OFICINA LITERÁRIA DESTA VEZ COMANDADA PELA ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA NOEMI JAFFE NO SÁBADO, DIA 05

O mês de novembro começa com dois importantes eventos promovidos pelo projeto “Ciclos de Convivência Literária – o escritor como leitor contemporâneo”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, dia 03/11, o escritor mineiro Renato Negrão recebe seus leitores para comentar a obra “Rilke Shake”, da escritora Angélica Freitas. E no sábado, dia 05/11, o projeto promove mais uma Oficina Literária. Desta fez, a escritora e crítica literária Noemi Jaffe vem a Belo Horizonte para realizar uma Oficina de Escrita Criativa. Até o final do ano, o projeto dedicado à discussão literária promoverá seis encontros gratuitos entre escritores mineiros e seus leitores, além de três oficinas de literatura.

O encontro com Renato Negrão acontecerá no Centro de Referência da Moda, em BH, a partir das 19h30, e será gratuito. Para participar desta edição, os interessados devem comparecer ao local 30 minutos antes do encontro, para retirar a senha. Todos os encontros serão gratuitos, e as vagas estarão sujeitas aos limites físicos do espaço, cuja lotação máxima é de 77 pessoas. O último encontro dos ciclos acontecerá no dia 10/11, quando Marcílio França Castro irá falar sobre a obra “O Sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.

Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos explica que a proposta é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea, além de ser uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.

Oficina Literária

Além dos encontros, o projeto vem promovendo oficinas literárias que almejam ampliar a experiência do leitor em outros espaços de formação e atuação. “Cada oficina pretende potencializar as habilidades criativas e críticas de um público interessado em assumir o papel de escritor”, revela Dolores.

Diferente dos encontros, as oficinas têm 15 vagas disponíveis. Para se inscrever, os interessados deverão enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ciclosdeconvivencia@gmail.com, explicando o motivo do interesse em participar. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre em qual das atividades a pessoa pretende se candidatar. A oficina promovida por Noemi Jaffe também acontecerá no Centro de Referência da Moda, das 14h às 18h

“Enquanto os debates serão conduzidos por escritores mineiros reconhecidos e premiados no cenário literário nacional, as oficinas serão realizadas por três autores residentes em outros estados do país. Com tal composição, o evento pretende criar uma rede de diálogo que, embora privilegie a cidade de Belo Horizonte, coloca o leitor em contato com um conjunto mais amplo de escritores”, finaliza Dolores.

SOBRE RENATO NEGRÃO – ESCRITOR CONVIDADO NO DIA 03/11
Poeta, compositor, artista visual, performer e arte-educador, Renato Negrão nasceu em Belo Horizonte em 1968. Publicou os livros No Calo (1996), Dragões do Paraíso (1997, com Daniel Costa), Os Dois Primeiros e um Vago Lote (2004) e Vicente Viciado (2012). Foi produtor de eventos como o Tributo a Paulo Leminski (1999) e Reciclo Geral: Mostra de Composições inéditas (2002). Participou dos Festivais Internacionais de Arte Digital, de Arte Negra, de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, da Zona de Invenção & Poesia, da MIP2 (Manifestação Internacional da Performance), do projeto “Muros Territórios Compartilhados” e das exposições "Esse estranho objeto, o livro" (1999), “Dadaísto dadaquilo, dada” (2004), 1ª- Mostra interna Galeria da Escola Guignard (2008) e da “Individual Refeitura”.

Renato revela que amou Angélica Freitas desde o primeiro instante quando o poeta e designer Júlio Abreu o mostrou a obra Rilke Shake, como forma de acolhimento. “Era um ninho com os melhores humores numa casa estruturadamente criativa. Eu estava publicando meu livro Vicente Viciado, em 2012, e vivenciava um momento de insegurança, período no qual não me satisfazia a forma banal do poema piada da poesia dos anos setenta, que até então me influenciara, e nem me identificava com o rigor empolado e o “puritanismo” de muitos dos poetas da chamada geração noventa. Rilke Shake chamou a atenção justamente porque apontava para desvio de rota no cenário da época, que se pôde confirmar por meio da acolhida entre os pares que o legitimaram e pelo público que provocou cerca de quatro reimpressões da tiragem, pelas traduções na Alemanha e Estados”, finaliza.

SERVIÇO ‘CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA’

Datas: 18/8 a 10/11.
Horário: das 19h30 às 21h30.
Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).
Encontros: 03/11 – Renato Negrão comenta “Rilke Shake”, de Angélica Freitas;
- 10/11 – Marcílio França Castro comenta “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.
Vagas: 77 em cada encontro.
Entrada Gratuita – distribuição de senhas na porta 30 minutos antes.
Oficinas: 05/11 (14h às 18h) – Oficina de Escrita Criativa, com Noemi Jaffe.
- 26/11 e 27/11 (9h30 às 12h) – Oficina de Poesia, com Alberto Pucheu.
Vagas: 15 em cada oficina.

Inscrição Gratuita – enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ciclosdeconvivencia@gmail.com, explicando o porquê do interesse em participar das oficinas. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre qual das oficinas a pessoa pretende se candidatar.

Nenhum comentário