Últimas

Green Nation realiza festival em novembro no Rio de Janeiro

Terceira edição propõe reflexões sobre sustentabilidade a partir de cinema, instalações interativas, palestras, oficinas, competição de multimídias e muito mais

Pensar, viver e sentir a sustentabilidade por meio de ações práticas do dia a dia é a proposta do Movimento Green Nation, que promoverá este ano, entre os dias 23 e 27 de novembro, das 9h às 18h, sua terceira edição do festival, reunindo mostra de cinema, festival de multimídias, oficinas, palestras, instalações interativas e atividades para diferentes idades no Museu do Amanhã e Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. O acesso ao Green Nation 2016 é gratuito, mas preferencial para pessoas inscritas pelo sitewww.greennation.com.br.

O evento tem como temas principais as relações com a água, a alimentação saudável, a moda, a reciclagem, as conexões entre empresas, pessoas e meio ambiente, a inovação e o uso consciente de energia. Será dividido nos eixos: “Mostra de Cinema”, “Festival de Multimídias”, “Instalações interativas e sensoriais”, “Painéis de Mashup”, “Oficinas de Cocriação” e “Makerspace”.

Uma das grandes participações dessa edição será a do professor alemão Michael Braungart, referência mundial da chamada economia circular e que criou o conceito Cradle to Cradle™, com livro de mesmo nome, que falará na abertura do evento, dia 23. O conceito da economia circular defende uma cadeia logística mais eficiente, em que os dejetos industriais se transformam em novos produtos uma vez que podem ser reinseridos no processo produtivo após o consumo.

Para despertar nas pessoas uma nova consciência a partir da experimentação, o Espaço Mauá, no Píer, será uma área de vivências das mais diversas, com o Mundo das Águas, com uma estação brasileira na Antártica, um submarino que percorrerá o fundo do mar, uma nave, para um passeio virtual no Rio Guandu, um game para entender como se vive sem água e uma experiência que destaca a importância da mata ciliar, a apresentação do processo de reciclagem de garrafas PET e muito mais.

No Museu do Amanhã, que desenvolveu o conteúdo junto com o Green Nation, acontecerão as palestras e os painéis de Mashup, que trarão diferentes, mas complementares propostas de debates e palestrantes para um mesmo diálogo; as Oficinas de Cocriação, que propõem criar ações e estratégias para implementar as mudanças desejadas na sociedade; o MakerSpace, uma parceria com a embaixada dos EUA que trará o conceito do “Faça você mesmo”, e o “Festival audiovisual”, que abrangerá Mostra de Cinema, com apresentação de um filme produzido por Alfonso Cuaron, e Mostra Competitiva de Multimídias.

O Festival Green Nation 2016 tem a apresentação da AMBEV, patrocínio da Lupo e Rhodia, o apoio da Rede Globo, Museu do Amanhã, Consulado Americano, Sistema FIRJAN, Tilibra e Artelux, parceria institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ministério do Meio Ambiente, Rio Eventos e Prefeitura do Rio, além de diversos outras organizações, empresas e pessoas. 

O cônsul-geral dos EUA no Brasil, James Story, fala sobre a importância da parceria com o Green Nation. “A sustentabilidade é parte fundamental da agenda do governo americano. O crescimento sustentável vai muito além da questão ambiental. Também significa impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas. Ao assumirmos esse compromisso, incentivamos a redução da desigualdade, gerando oportunidades não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo”, avalia Story.

Para Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev, “a missão da Ambev é unir as pessoas por um mundo melhor. Junto ao Green Nation, vamos mostrar que sustentabilidade é celebrar o hoje e o amanhã. Nosso trabalho com água é um grande exemplo de como olhamos este tema. Água é nossa principal matéria-prima. Precisamos cuidar desse bem. Mas nosso trabalho vai muito além dos nossos muros. Criamos e apoiamos iniciativas para aumentar a disponibilidade hídrica, por exemplo, e trabalhamos constantemente para diminuir cada vez mais o consumo. Sabemos que podemos ser os catalisadores das transformações. Por conta disso, é fundamental que estejamos em um evento inteligente do porte do Green Nation. Trabalhamos para ampliar nossas iniciativas de sustentabilidade e para trazer cada vez mais pessoas para transformar o sonho de fazer do mundo um lugar melhor uma realidade. Construir um mundo melhor não é um desafio pequeno, mas temos certeza que estamos caminhando na direção certa para alcançar esse sonho”.

Melina Almada, gerente de Educação no Museu do Amanhã, comemora a parceria. “Temos uma convergência de propósitos para convocar nossos visitantes a conhecer e atuar sobre as transformações do planeta, descobrindo jeitos diferentes de produzir, consumir e inovar. A presença do festival no Museu do Amanhã representa a união de duas iniciativas potentes de aproximar o grande público, em especial os alunos da rede pública municipal, das questões ambientais mais importantes dos nossos tempos”.

Segundo Alexandre dos Reis, Superintendente do SESI-RJ e Diretor Regional do SENAI-RJ, “o Sistema FIRJAN tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro e entende que iniciativas como a do Green Nation contribuem de forma efetiva para ampliar o olhar sobre a sustentabilidade nos negócios e no dia a dia das pessoas”.

Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, comenta: “É histórica a atuação da Globo na abordagem de temas relacionados ao meio ambiente. Em 1974, a novela O Espigão contribuiu para popularizar o termo ecologia. Com a plataforma Menos é Mais, selamos parceria inédita com a Conservação Internacional, que colaborou com conteúdo técnico para a novela Velho Chico. A participação no festival Green Nation está alinhada com os conceitos do Menos é Mais, e é mais uma oportunidade para ampliar a reflexão sobre sustentabilidade”.

O presidente da Unidade Global de Negócios Fibras da Rhodia, Renato Boaventura, reforça a importância da sustentabilidade na moda: "A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, tem um compromisso histórico com a sustentabilidade. Nossas inovações, além dos benefícios oferecidos aos consumidores de têxteis e de moda, contribuem para um mundo melhor para as gerações futuras”, afirma. Ele acrescenta que o Amni® Soul Eco, o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, se alinha perfeitamente aos objetivos de desenvolvimento do setor têxtil brasileiro de forma sustentável. A estratégia de crescimento da empresa – observa - está baseada na oferta de fios e tecnologias que proporcionem bem-estar e qualidade de vida às pessoas, processos e produtos inovadores, totalmente alinhados com o desenvolvimento sustentável.

Conheça algumas atrações do Festival Green Nation 2016:

Mostra de Cinema
= Os vários contornos da sustentabilidade ganham a telona em formato de documentários, séries e filmes para aguçar todos os sentidos. A ação continua com debates em que especialistas, produtores, diretores e atores conversam com a audiência sobre o desafio de transpor para a imagem atitudes e emoções que estão transformando o planeta.

Festival de Multimídias = Conteúdos multimídia de todas as partes do Brasil fazem parte da Mostra que traz um panorama de talentos. Muito mais do que oferecer olhares sobre as questões ambientais, os concorrentes têm o desafio de superar as expectativas do júri através de diversos formatos, histórias e propostas de reflexão.

Painéis de Mashup = Reúna-se com especialistas, empresários e empreendedores nesta área de intercâmbio. Na pauta, estarão a economia circular, a inovação para a sustentabilidade e o empreendedorismo para superar cenários adversos.

Oficinas de Cocriação = Cocrie e some ideias em oficinas interativas que permitem compartilhar novas formas de pensar e mudar o mundo. Acesse soluções e possibilidades que podem revolucionar cenários em que tudo se conecta. Conheça tendências e inovações que estão alterando a realidade de pessoas, negócios, comunidades e cidades.

Makerspace = Tecnologia, inovação e conhecimento se cruzam neste grande laboratório. Aqui, ideias se tornam realidade com o auxílio de ferramentas de verdade e muita criatividade. Venha mostrar seu lado inventivo e descobrir que dar vida aos conceitos do papel pode ser uma experiência muito divertida. Afinal, nesta área vale o lema “faça você mesmo”!

Bicicletas que geram energia = os visitantes poderão pedalar, gerar energia e alimentar o telão, no qual poderão conferir os seus resultados. Quanto mais energia gerada, mais gols serão marcados no placar. Ao final do evento, quem acumular mais gols ganhará um título vitalício do clube de futebol preferido.

Nave = uma das atrações mais queridas do público da última edição, a nave espacial sobrevoará o Rio Guandu e mostrará o processo de fornecimento de água para a cidade. Durante essa viagem, os “tripulantes” entendem a relação deste rio com o seu uso e ocupação. A nave sobrevoa áreas degradadas, assoreadas e reflorestadas, mostrando a importância do rio para todos.

Submarino = a atração mais disputada pelo público, o Submarino faz uma imersão em um mar afetado por lixo, pesca predatória, fauna e flora exuberantes, navegando e conhecendo o fundo do oceano. Os “tripulantes” compreenderão a importância deste ecossistema para o equilíbrio do clima, alimentação e a vida no planeta.

Estação Brasileira na Antártica = na instalação, o visitante será transportado diretamente para a Ilha do Rei George, onde o Brasil realiza pesquisas desde 1984. O intuito é que os visitantes entendam a importância da presença brasileira nesta localidade, a vida e as pesquisas que são realizadas na Antártica.

Caminhos da Reciclagem = as garrafas plásticas estão tão presentes na rotina das pessoas que, na maioria das vezes, a reciclagem não é feita, e muitos desses resíduos seguem diretamente para o lixo. Nessa instalação as pessoas poderão ver que a cada garrafa descartada há uma outra história a ser reescrita. Os visitantes conhecerão os caminhos e processos que transformam uma garrafa em outra novinha e ainda cheia de sabor.

Ateliê Moda Sustentável = A escolha de uma roupa vai além das cores, do design e do corte, pois representa uma decisão de ser mais ou menos sustentável. Entenda como as peças que ocupam seus cabides têm relação com o meio ambiente, conheça mais sobre os processos de fabricação e faça escolhas mais conscientes.

Uma experiência na seca = Quanto de água você gasta para suas necessidades básicas por dia? E quanto poderia economizar? Entenda como os litros desperdiçados em um banho mais demorado podem fazer a diferença entre cozinhar, limpar e refrescar-se para algumas pessoas. A mensagem é clara: é preciso usar a água com moderação.

Plante água = Garantir que as margens dos rios permaneçam reflorestadas é um dos meios mais importantes para proteger todo o ecossistema. Assim, plantar árvores significa também plantar água. Neste desafio, você precisará mexer-se para lá e para cá, assim como acontece com os rios, para apadrinhar uma árvore que está sendo plantada na região do Rio Guandu.

Sobre o Green Nation
O Green Nation é um movimento brasileiro que tem como missão mudar atitudes em relação à sustentabilidade, aos negócios e à cidadania através da arte, da educação, da cultura e da experimentação. Ao longo de sua história, realizou diversas ações de incidência e dois festivais, em 2012, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e em 2014, no Museu da República, no bairro carioca do Catete, totalizando 100 mil visitantes. “A sustentabilidade é uma atitude. Para entendê-la é preciso experimentar. Quem sente não esquece e muda seus hábitos porque entende que a sua vida e de outros depende disso. O Green Nation acredita que, para garantir o futuro do planeta agora, é preciso engajar pessoas através da emoção e pensar novos formatos nas relações entre negócios, pessoas e meio ambiente”, avalia Marcos Didonet, diretor do Green Nation.

O movimento propõe um olhar sobre a sustentabilidade em escala global, unindo entretenimento, negócios, experimentação, internet e interatividade para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, empreendimentos e o meio ambiente. As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.

Nenhum comentário