Últimas

Mais de 70% dos prefeitos eleitos na região da Amepar incluíram uso de tecnologia no Plano de Governo

Levantamento da Rede Cidade Digital mostra crescente necessidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para maior eficiência e controle da administração municipal

Dos 22 prefeitos eleitos no Norte do Estado, nos municípios que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), 16 incluíram em seus planos de governo, protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), investimentos em tecnologia para aprimorar algum setor da administração pública. É o que aponta consulta feita pela Rede Cidade Digital (RCD). Foram mais de 50 referências ao termo visando informatizar diversos setores como Saúde, Educação, Finanças, iluminação pública, entre outros. Segurança pública é a área mais lembrada pelos prefeitos (19%), no que se refere a investimentos em câmeras de monitoramento. Além disso, os dados também evidenciam a crescente necessidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas Prefeituras para maior eficiência e controle da administração pública.


O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, reforça a importância dos novos eleitos incluírem no planejamento investimentos na infraestrutura necessária, com a interligação dos prédios públicos, para dar suporte às ações que visam modernizar o serviço público por meio da tecnologia. Neste mês, iniciativas e soluções serão tratadas por prefeitos, gestores, vereadores e empresários em Maringá, durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Maringá.

O objetivo, segundo ele, é criar o ambiente para a troca de conhecimento e acesso das Prefeituras às novas tecnologias visando eficiência, aumento de arrecadação e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia. “A necessidade de ofertar um serviço público mais rápido e de qualidade está fazendo com que cada vez mais gestores busquem informações sobre o tema e como utilizar da melhor forma ferramentas, sistemas e soluções. O desenvolvimento socioeconômico passa nos dias atuais pelas cidades digitais e inteligentes”, observa Marinho.

Representantes de mais de 100 localidades já estão inscritos para o evento que ocorre na Unicesumar, dias 24 e 25 de novembro, e tem inscrições gratuitas para servidores públicos e novos eleitos. Informações estão disponíveis no site do evento: http://congresso.redecidadedigital.com.br.

A iniciativa conta com patrocínio master da ENW e SAJ Procuradorias; ouro da Exati Tecnologia, Smart Matrix, W3 Informática e Senografia Desenvolvimento e Soluções; prata da Digistar Telecomunicações, Paliari, DRZ, Sinax, Rang Tecnologia, Gauss Geotecnologia e Smartconn Telecomunicações; bronze da UniCesumar. A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Associação de Municípios do Paraná (AMP), das associações de municípios AMCG, AMSOP, AMUNOP, ASSOMEC, CANTU, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUNORPI, AMUSEP, COMCAM, AMUVI e AMUNPAR, além da ABRANET, ABEPREST, Assespro-PR, ABINC, ACIM, Terra Roxa Investimentos e União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR).

Serviço:

4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
Maringá - 24 e 25 de novembro
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congresso.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário