Quando é preciso implantar uma prótese de quadril e como fazer a melhor escolha?
Por Dr. Sérgio Costa, Ortopedista com Especialização em Cirurgia de Joelho, Artroscopia e Próteses pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); Pós-Graduado pela Faculdade de Medicina da USP em Ortopedia e Traumatologia; Mestre pela USP; e Coordenador da Equipe Médica do Hospital São Luiz, unidade Itaim
Foto/Divulgação |
Primeiramente, é preciso saber o que é o processo degenerativo do quadril. Trata-se do modo fisiológico em que uma estrutura viva perde suas características iniciais. No quadril, os processos degenerativos, normalmente, estão relacionados ao desgaste mecânico, a lesões do osso subcondral ou a enfermidades inflamatórias crônicas, que podem determinar diferentes graus de comprometimento da função articular ou sequelas de fraturas.
Os principais sintomas da Degeneração do Quadril são os seguintes:
- Quando as cartilagens articulares degeneram, perdem a propriedade de proporcionar movimentos articulares livres e indolores
- A dor pode se irradiar para as regiões da coluna lombar (parte inferior da coluna), coxas, joelhos e “canelas”. Caminhar sem algum apoio se torna difícil, aumentando a dependência do uso de bengalas
- O andar hesitante, inicialmente por contratura involuntária, é uma manifestação própria do organismo na tentativa natural de diminuir a pressão e a dor sobre o quadril doente
- A limitação funcional pode ser causada pela dificuldade dos movimentos de extensão e rotações do quadril. A rigidez articular é a consequência final da gradual diminuição dos movimentos, determinada pela dor e pela destruição das cartilagens
- A evolução natural do processo degenerativo é a piora gradual das condições do paciente. Os sintomas deixam de ser esporádicos e passam a ser constantes, resistentes aos anti-inflamatórios e analgésicos, chegando a comprometer o sono
- A dor e a limitação podem piorar e determinar o isolamento voluntário do paciente, com significativo comprometimento da qualidade de vida.
Já as causas mais frequentes de Lesões Degenerativas das cartilagens articulares do quadril são:
- Desgaste: Osteoartrose, Artrose e Artrite Crônica
- Lesão do Osso Subcondral: Necrose Avascular da Cabeça Femoral
- Trauma: Artrite Traumática
- Outras Causas: Displasias do Quadril, Impacto Femoro-Acetabular (IFA), Lesões do Labrum Acetabular, Lesões de Estruturas Extra-articulares.
Já os motivos para implantar uma Prótese de Quadril ou Artroplastia de Quadril são os seguintes:
- Prótese de Quadril (ou Artroplastia de Quadril) é a cirurgia que substitui a articulação coxofemoral por uma prótese. O termo artroplastia é mais correto, pois refere-se ao procedimento cirúrgico em si, para substituir a articulação. A indicação clássica para este procedimento é a coxartrose (artrose do quadril), quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado. Assim, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida do paciente.
- Também são utilizadas as próteses de quadril no tratamento de fraturas do fêmur proximal (parte superior do fêmur, próxima ao quadril).
Basicamente, uma prótese total clássica de quadril constitui-se de um componente femoral, um componente acetabular (na bacia) e uma cabeça esférica; mas existem vários tipos diferentes de próteses em relação a tamanhos, modelos, conceitos, meios de fixação ao osso, superfícies de contato, etc.
E como é realizada a cirurgia? Na prótese total de quadril clássica é feito um corte na altura do colo do fêmur, e a cabeça femoral é retirada. Procede-se à fresagem (raspagem) do acetábulo (bacia) para criar uma cavidade hemisférica. O acetábulo pode ser preso por pressão (press-fit) e parafusos ou cimentado. Daí, é feita a abertura do canal do fêmur e a preparação para receber a haste femoral, que também pode ser presa por pressão ou cimentada.
Há uma grande variedade de modelos e fabricantes de próteses. Eles diferem quanto à superfície de contato, meios de fixação ao osso e filosofia de tratamento que são:
1.Superfície de Deslizamento
Quanto à superfície de deslizamento (chamamos de par tribológico), as próteses podem ser classificadas em:
- Metal-polietileno;
- Cerâmica-polietileno;
- Cerâmica-cerâmica;
- Metal-metal.
2.Tipos de Fixação
A fixação da prótese à estrutura do quadril pode ser realizada das seguintes formas:
- Cimentadas;
- Híbridas;
- Não cimentadas;
- Híbridas reversas.
3.Modelos de Prótese
Estas próteses se diferenciam pelo tamanho, filosofia de fixação e funcionamento, podendo dividi-las em algumas categorias:
- Prótese total de quadril (“clássica”);
- Prótese metafisária;
- Prótese de ressurfacing (recapeamento);
- Prótese tipo hemicap.
Em suma, a melhor opção cirúrgica é definida caso-a-caso, de acordo com vários parâmetros. Costuma-se dizer também que os melhores resultados nesta cirurgia são dependentes de três fatores: prótese de boa qualidade, cirurgia executada da melhor maneira possível e paciente colaborativo.
Nenhum comentário