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Após 20 meses de queda, IAV-IDV projeta leve alta nas vendas em janeiro e fevereiro de 2017

Associados do IDV estimam queda nas vendas de 3,5% em dezembro, mas aumento de 1,5% em janeiro e 0,02% em fevereiro 

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) de novembro fechou com queda real (já descontada a inflação) de 3,8%, em comparação com o mesmo mês de 2015. Para os próximos meses, os associados do IDV estimam queda de 3,5% em dezembro e leves altas de 1,5% em janeiro de 2017 e 0,02% em fevereiro. Estas são as primeiras altas em 20 meses.

Vale ressaltar a importância do IAV-IDV, que consegue, entre 30 a 40 dias, antecipar a tendência de resultados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice, drogarias e perfumaria, apresentou queda real de 3,6% das vendas realizadas em novembro na comparação anual. As projeções nas vendas sinalizam queda real em dezembro de 4,5%, crescimento em janeiro de 2017 de 2,11% e novamente queda em fevereiro de 0,9%.

Vale lembrar que o setor de alimentação dentro do lar sente muito a pressão do aumento da inflação, com uma elevação média de preços, em novembro, de 11,6% (acumulado 12 meses). Já o segmento como um todo fechou, no mesmo período, com uma inflação de 13,4%.

O setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou queda real em novembro de 8,0% na comparação anual. Para os próximos meses, as projeções são de queda de 6,0% em dezembro e altas de 1,3% em janeiro e 2,6% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior. A inflação desse segmento acumulada em 12 meses, segundo o IBGE, atingiu 4,9% em novembro.

O setor de bens duráveis teve, em novembro (mês do Black Friday), queda real de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A recuperação da confiança dos consumidores e a retomada do crédito continuam sendo os principais desafios para o segmento. A projeção dos associados para os próximos meses é de crescimento de 0,4% em dezembro e 0,9% em janeiro de 2017. Em fevereiro, os associados projetam um decrescimento real de 0,6%. Já a inflação acumulada nos últimos 12 meses, em novembro, ficou em 2,1%.

Os pilares macroeconômicos que direcionam o consumo têm influenciado diretamente para baixo o desempenho do varejo, principalmente os indicadores de inflação, que está muito acima da meta estabelecida; o nível de desemprego, que alcança patamares iguais aos de 2011; a contínua desaceleração da massa salarial e o encarecimento e restrição na concessão do crédito .

A boa notícia é o indicador de confiança, que nos últimos seis meses mudou de patamar, saindo do pior nível alcançado, em abril de 2016, de 64,4 pontos para os atuais 79,4 pontos em novembro, voltando aos níveis do começo de 2015. O fator que puxou esse crescimento foi o aumento da confiança no cenário futuro.



Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 69 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Avon, B2W, Bio Ritmo, Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, DPaschoal, Drogaria São Paulo, Dudalina, Estée Lauder, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo IMC (Frango Assado/Viena), Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Avenida, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Marisa, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Magazine Luiza, Marisol, Netshoes, Novo Mundo, O Boticário, Onofre, Óticas Carol, Pandora, Pague Menos, Paquetá, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Spoleto, Telhanorte, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart, Zara e Zelo.

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