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Brasileiro conquista IV Prêmio Marcus Figueiredo, no México

O prêmio foi concedido aos três melhores papers apresentados na Jornada de Jovens Investigadores 


O cientista político Marcus Figueiredo foi um dos maiores especialistas em pesquisas eleitorais do país e é considerado um dos pioneiros na análise eleitoral no Brasil. Como forma de homenageá-lo, o Grupo Opinião Pública e a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP), promovem desde 2011 o Prêmio Internacional Marcus Figueiredo.

Neste ano, o prêmio foi concedido aos melhores artigos apresentados na Jornada de Jovens Investigadores, durante o Congresso World Association for Public Opinion Research (WAPOR), no México. O egresso do curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional Uninter, Ricardo Gonçalves, conquistou o segundo lugar do IV Prêmio Marcus Figueiredo, com o artigo Cartografía de Redes Sociales Digitales: una propuesta de análisis de la dimensión geográfica en las interacciones en Facebook, Twitter y voto. “Foi um grande reconhecimento pelo trabalho duro e as longas horas de pesquisa. E, claro, foi surpreendente ficar na frente de pesquisadores de universidades americanas de ponta, como a Washington University, terceira colocada na premiação. A ideia agora é seguir carreira acadêmica. Pretendo fazer parte do doutorado na University of Califórnia”, explica.

Doacir Quadros, professor da Uninter, destaca que o prêmio recebido pelo ex-aluno reafirma o quanto é importante e necessário formar profissionais que saibam manusear instrumentos de pesquisa e que estejam adequados a demanda do mercado. “O Ricardo é um exemplo disso, pois o seu artigo problematiza o uso das mídias sociais, que é uma das grandes questões tratadas atualmente de maneira sistemática pela ciência política. Ele demonstra a competência em interligar os ensinamentos teóricos com as situações profissionais e cotidianas, sobretudo no que se refere ao aspecto político”, acrescenta o professor. Além de sugerir um padrão, foram inseridos no artigo dados da eleição presidencial argentina de 2015, do público no Facebook e em perfis do Twitter. “Busquei analisar a relação entre espaço eleitoral (resultado de votos em urna), e o espaço digital (relações entre usuários dessas mídias e a página oficial do principal candidato Mauricio Macri), em uma perspectiva geográfica”, esclarece. Sobre os resultados, o autor destaca que a aplicação dessa metodologia pode contribuir para a melhor compreensão de problemas de diversas áreas de pesquisa em comunicação e política.

O ganhador do prêmio ainda comenta que escolheu a Ciência Política motivado por disciplinas que moldam a forma de enxergar a realidade do mundo. “Foi justamente isso que me encantou e que, de certa forma, me encantava desde o ensino médio. Na graduação, lembro quando um professor chegou com uma referência bibliográfica de Geografia Eleitoral e disse que eu ia gostar. Na verdade, acabei me apaixonando”.

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