Últimas

Faça renda extra com o que você tem em casa

Veja os sete passos para identificar produtos e serviços que podem ser compartilhados e ajudar a completar o orçamento doméstico sem sair de casa 

A necessidade de completar o orçamento é uma realidade no País. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 80% dos brasileiros precisaram fazer cortes e ajustes nos gastos domésticos no último ano.

Além disso, mais de 11% da população economicamente ativa está sem emprego. Uma das iniciativas que podem ser utilizadas para amenizar a situação, mas muita gente não sabe, é a possibilidade de ganhar dinheiro e fazer renda extra com coisas que possuem em casa ou mesmo conhecimentos e técnicas que possui.

“A dinâmica da economia atual permite que qualquer pessoa possa oferecer um produto ou serviço para quem precisa, muitas vezes sem ter muito trabalho ou sequer sair de casa”, conta Conrado Ramires, cofundador do Pegcar.com, site de aluguel de carros entre pessoas.

O desenvolvimento da economia colaborativa trouxe uma série de possibilidades: desde aluguel de um bem que fica muito tempo sem uso, como o carro, roupas ou brinquedos, até a prestação de serviços, como aulas de idiomas, tarefas manuais ou consultorias. Veja algumas dicas para identificar como ganhar dinheiro com o que se tem em casa:

1. Identifique os bens que existem em casa 

O primeiro passo é identificar todas as coisas que existem em casa. Além de ajudar a se organizar, é comum encontrar objetos e equipamentos , as vezes até esquecidos que podem vir a trazer algum tipo de retorno financeiro para a pessoa.

2. Analise o custo-benefício 

Com a relação completa, avalie o custo-benefício daquilo que você possui. Alguns objetos, como roupas e equipamentos, não têm valor de manutenção. No entanto, outros bens, como o carro, podem ser os vilões do orçamento. “Muito do que não é utilizado no dia a dia pode gerar renda extra, mas aquelas que trazem um alto custo se tornam uma oportunidade ainda maior. É o caso do automóvel”, avalia o cofundador do Pegcar.

3. Veja o que você não usa com frequência 

Após listar tudo o que você tem, analise os objetos que estão parados ou com pouco uso. “Muitos desses bens podem não ter tanto uso para você, mas são necessidades momentâneas para outras pessoas. E aí surge uma oportunidade de ganhar dinheiro com isso”, explica Ramires.

4. Liste seus conhecimentos 

Relacione também as habilidades que você possui, não importa se foram adquiridas por meio de cursos e capacitações, experiências de vida ou mesmo pela prática. Pode ser desde conhecimento em línguas estrangeiras, habilidade para tocar instrumentos e experiências adquiridas na profissão.

5. Avalie quais habilidades podem gerar renda 

Dentre os conhecimentos que possui, veja quais deles se encaixam em necessidades comuns das pessoas e que podem ser utilizados para gerar renda e completar o orçamento. Muitas vezes a pessoa tem uma habilidade e não sabe que isso pode ser usado para gerar renda extra.

“Quem escreve bem pode fazer revisão de trabalhos acadêmicos, por exemplo. O conhecimento em uma profissão pode abrir as portas para ser consultor. Outra oportunidade é ensinar a praticar um esporte, instrumentos musicais, idiomas, ou até mesmo fazer serviços de manutenção”, afirma Ramires.

6. Dedique o tempo livre 

Outra forma de gerar renda extra é dedicar o tempo livre para outras pessoas. Muitas vezes, alguém precisa realizar determinadas tarefas que são necessárias ou tem alguma necessidade específica, fora da rotina É o caso de passear ou cuidar de animais que ficam sozinhos por alguns dias, ou servir como baby-sitter para pais que precisem se ausentar por algumas horas. “É uma situação em que a pessoa consegue ao mesmo tempo gerar renda extra e fazer algo que gosta”, conta.

7. Busque sites por meio dos quais possa compartilhar 

Após identificar as habilidades que possui e o tempo livre que pode se dedicar, assim como os objetos que ficam algum tempo sem serem utilizados, procure plataformas nas quais você pode compartilhar, sem precisa se desfazer do bem, para poder utiliza-lo quando desejar também. É o caso do carro que fica a maior parte do tempo na garagem ou roupas de festa, que são utilizadas apenas em ocasiões específicas. “Hoje, existem plataformas de compartilhamento de carros, roupas, brinquedos, câmera fotográfica, aulas de surfe, cuidador de cães e muitos outros objetos e serviços. Muitas vezes você pode interagir com o vizinho ou alguém do seu bairro. Vemos isso com muita frequência no Pegcar”, diz o cofundador da empresa.

Sobre o PegcarO Pegcar (www.pegcar.com) é um site de aluguel de carros entre pessoas que, por meio de uma plataforma 100% online, conecta proprietários de carros a condutores interessados. O objetivo é empoderar as partes por meio do serviço, proporcionando uma renda extra para os proprietários e acesso a um veículo de maneira mais fácil, barata e com uma experiência diferenciada para os condutores. No ar desde outubro de 2015, o Pegcar é nacional e foi criado pelos administradores Conrado Ramires e Bruno Hacad, seguindo a crescente tendência da economia compartilhada. A rede conta com carros em todas as regiões da capital paulista e outras 30 cidades da Grande SP, Baixada Santista e interior do Estado.

Nenhum comentário