Últimas

Oficina Cultural Oswald de Andrade Estudos da Moda

Com coordenação e docência do pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, Brunno Almeida Maia, oficina Estudos da Moda pretende investigar questões contemporâneas relacionadas à Moda, a partir da Filosofia, da Literatura, das Artes, da História e da Sociologia 

Com docência e coordenação do pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), escritor e idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, Brunno Almeida Maia, “Estudos da Moda” é uma oficina interdisciplinar que investiga a relação existente entre a Moda, a Arte e a Filosofia. Com aulas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a atividade que começa no próximo dia 1º de fevereiro de 2017, parte de eixos temáticos, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que serão investigados ao longo das aulas, sob a luz do contemporâneo. Gratuitas, as inscrições acontecem do dia 10 a 28 de janeiro de 2017.

Apoiando-se num guarda-roupa de movimentos artísticos, estilistas, costureiros, escritores e filósofos, como o surrealismo, o futurismo, o dadaísmo, o neoplasticismo, Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, GiacomoBalla, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Georg Simmel, Roland Barthes, Gilda de Mello e Souza, Gilles Deleuze, Peter Starlybrass, Virginia Woolf, Gustave Flaubert, Marcel Proust, Charles Baudelaire, Honoré de Balzac, Émile Zola, Oscar Wilde, Charles Dickens, e, no Brasil, Marina Colasanti, José de Alencar e Machado de Assis, “Estudos da Moda” promove as reflexões teóricas, pensando no processo criativo, a partir dos conceitos de cartografia e de arqueologia.

Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura - o principal objetivo da oficina é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação. Em suma, num duplo movimento, concebemos o artista-criador como um arqueólogo e um cartógrafo, sendo o primeiro aquele que “(...) mergulha nos arquivos para encontrar aquilo que já não somos mais”, ao passo que o segundo, o cartógrafo, “(...) vai às ruas para escutar os ruídos que estão em vias de se produzir”.

Para tal tarefa, a Oswald de Andrade convidou o pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e escritor Brunno Almeida Maia, para a docência e coordenação da oficina “Estudos da Moda”. Idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, que investigaos diálogos entre a Moda, a Literatura, a Filosofia e a Arte, Brunno Almeida Maia ministra cursos, workshops e palestras, desde o ano de 2012, em espaços culturais como Oficina Cultural Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Escola São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Galeria AMDO, em Belo Horizonte (MG), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Sesc Consolação, e CPF – Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP.

O projeto, que começou ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues, e do chapeleiro Eduardo Laurino, rendeu o convite para que Almeida Maia integrasse o quadro de docentes do Senac Lapa Faustolo. Ao longo destes quatro anos de pesquisa, Brunno participou dos projetos #ForadaModa, com curadoria do estilista brasileiro FauseHaten, no Sesc Ipiranga, e do Pano pra Manga, no Sesc Pompéia. Como escritor, é autor dos livros “O Teatro de Brunno Almeida Maia”, (Ed. Giostri, 2014), “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), no qual assina um capítulo sobre a relação entre a Literatura e a Moda, no contexto do Brasil do Segundo Império, a partir do romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar.

“É uma honra voltar à Oficina Cultural Oswald de Andrade, local onde começou o projeto ‘A Literatura e a Moda’, em 2013, ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues. Vivemos, atualmente, discussões importantes na Moda, encarando-a como cultura, que vão desde o repensar as formas do corpo, a questão de gêneros, a volta do artesanal, o desaceleramento no modo de produção, até pesquisas que diluem a fronteira entre Moda, pensamento, política e arte”, argumenta Brunno Almeida Maia.

Localizada no tradicional bairro paulistano do Bom Retiro – polo cultural e econômico do mercado têxtil, e ao lado da Casa do Povo, residência do G>E, grupo de pesquisa em moda e design, coordenado pela estilista e artista KarllaGitrotto– a Oficina Cultural Oswald de Andrade, desde a sua fundação em 1986, realiza atividades, como oficinas, cursos, palestras e workshops na área de Moda, com nomes de profissionais e pesquisadores da área como Alcino Leite Neto, ex-editor de Moda da Folha de São Paulo, o jornalista Mário Mendes, os fotógrafos Gal Oppido e Bob Wolfenson, os estilistas Dudu Bertholini, Walter Rodrigues, Guilherme Mata, Conrado Segreto, a empresária e jornalista CostanzaPascolato, o designer Guto Lacaz, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, e o historiador João Braga.

SOBRE A OFICINA “ESTUDOS DA MODA”

SERVIÇO

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

CULTURA GERAL

OFICINA “ESTUDOS DA MODA”


Com: Brunno Almeida Maia – UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)

01/02 a 08/03 – segundas e quartas-feiras, das 19H às 21h.

10/01 a 28/01 – Inscrições online, pelo www.oficinasculturais.org.br

30/01 – Divulgação dos selecionados.

01/02 –Início das aulas.

Público:estudantes de moda, profissionais da área e interessados, a partir de 16 anos.

Inscrições:10/01 a 28/01.

Seleção: Carta de interesse.

20 vagas – Gratuito.

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - CEP: 01123-001 - São Paulo – SP.

Nenhum comentário