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Marcas brasileiras de calçados apresentam lançamentos de Inverno 2017 em Milão



As criações voltadas para o público feminino ganharam destaque em Milão - uma das principais capitais da moda internacional, chamando a atenção dos mais de 30 mil lojistas que percorreram os corredores da 83ª edição da theMicam entre os dias 12 e 15 de fevereiro. Ao lado de grandes players do segmento fashion, as marcas de calçados verde-amarelas apresentaram as novidades desenvolvidas para a temporada de Inverno 2017. Entre as principais tendências evidenciadas nos lançamentos, ganharam espaço as influências do closet masculino, sportswear e streetwear, referências ultrafemininas e dos anos 90.

Influências do closet masculino

Em sintonia com as tendências apresentadas nas semanas de moda internacionais, as coleções brasileiras vêm fortemente guiadas pelo vestuário masculino. Loafers, flatmules, oxfords e mocassins surgem renovados, acrescentando uma boa dose de personalidade aos looks. O estilo tomboy também ganha os holofotes, com shapes mais robustos, como plataformas grossas, largas e solas tratoradas, complementados com detalhes sofisticados, como fivelas, metais e amarrações.

Sportswear e streetwear

A moda das ruas é outro highlight, dando forma a peças que priorizam a versatilidade, sem perder o estilo. Os aclamados tênis e flatforms ganham novas leituras, com materiais nobres como o specchio, verniz, glitter e lurex. Já as botas, peças-chave da temporada fria, se mostram em versões chelsea, ankle e de cano curto, em que protagoniza o salto bloco de altura média – a versão em verniz branco é o tem-que-ter da estação.

Referências ultrafemininas

Em contraponto às leituras mais práticas e referências masculinas, reinam criações sofisticadas, que exaltam a feminilidade em traços, tons e texturas marcantes. O veludo ressurge como a grande estrela, imprimindo um mood glam às peças com design contemporâneo. Amarrações que sobem na perna complementam o charme de escarpins, botas e sapatilhas.

Anos 90
Presente na cena fashion há algumas temporadas, a moda 90’s retorna em diferentes leituras. De um lado, a sofisticação e ousadia das mules. Em diferentes modelos e formatos de saltos, elas finalizam a produção com modernidade. E de outro, estampas, pins e patches com apelo fun customizam as peças e conferem um toque de descontração ao look.

Sobre a theMicam

A mostra, que ocorreu de 12 a 15 de fevereiro, na Itália, é umas das maiores feiras de calçados do mundo e contou com a presença de 65 expositores nacionais. A participação das empresas brasileiras foi viabilizada por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Marcaram presença da feira italiana as marcas Raphaella Booz, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Crysalis, Luz da Lua, Ferracini 24h, Pegada, Democrata, Dumond, Capodarte, Radamés, Kontatto, Sollu, Sapatoterapia, Toni Salloum, Opananken, Bibi, Kidy, Pampili, Ortopé, Piccadilly, Lilybi, Andacco, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Madeira Brasil, Verofatto, Cecconello, Itapuã, New Face, Itsandal, Stéphanie Classic, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Capelli Rossi, Tabita, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Carrano, Suzana Santos, Renata Mello, Ala, Zatz, Cristófoli, Via Scarpa, Scarpinha, Usaflex, Valentina, Werner, Cravo & Canela, Kildare, Anatomic & Co, Moema, Amazonas, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago e Boaonda.

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