O projeto descarte ON, inédito em São Paulo, encerrou-se coletando cerca de 5 toneladas e 3.800 unidades de REEE
O resultado
desta iniciativa inédita com origem na parceria entre os governos brasileiro e
japonês servirá como uma referência para implementação de ações em nível
nacional
SÃO PAULO, FEVEREIRO de
2017 ‒ O
descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos
elétricos e eletrônicos (REEE), acaba de ser concluído com os resultados abaixo
descritos. O conteúdo das 1.404 respostas obtidas dos moradores nas pesquisas do
nível de conscientização sobre o tema também está descrito
abaixo.
A iniciativa que contou com a participação de lojas da
região da Lapa, associações e empresas de reciclagem iniciou em 28 de abril de
2016 e prosseguiu até o último dia 31 de dezembro.
Paralelamente ao trabalho de divulgação aos moradores de
São Paulo sobre o tratamento adequado e a importância da logística reversa de
REEE, foram analisados os itens abaixo:
1. Qual a
quantidade de REEE que pode ser coletada; e
2. Como
funciona o sistema de coleta proveniente da cooperação dos
participantes.
Os
conhecimentos, dados e informações obtidos a partir da implementação do projeto
servirão para a criação do futuro sistema de reciclagem de REEE no
Brasil.
Resultados e
observações relacionados ao seu objetivo
1.
Capacidade de coleta de REEE
O
descarte ON (projeto) realizou a coleta dos REEE, utilizando
dois métodos e o resultado foi conforme abaixo.
a) Coleta nas
Lojas
Eletroeletrônicos alvo:
Eletroeletrônicos de pequeno e médio porte até 50 x 60 x 75 cm (baterias,
pilhas, lâmpadas fluorescentes e toners não fizeram parte)
Método de
coleta: Através de caixas especiais de coletas alocadas nas
lojas participantes.
Número de
lojas participantes: dez lojas
(quatro lojas a partir de 28 de abril, oito lojas a partir de 10 de maio e dez
lojas a partir de 13 de maio).
Período: 28 de
abril a 31 de dezembro.
Resultado da
quantidade de coleta: 4.050,02
kg e 3.781 unidades
Esta
operação transcorreu durante oito meses envolvendo dez lojas e, em relação ao
volume de coleta, ficou evidente que seu resultado varia conforme o tipo da
loja. Embora os eletroeletrônicos alvos tenham sido de pequeno e médio porte,
alguns deles necessitaram de um certo esforço para a sua movimentação, tais como
fornos de micro-ondas ou computadores do tipo desktop. Assim, foi notada uma
tendência de maiores quantidades coletadas em lojas de supermercados de grande
porte, onde há facilidade de estacionamentos que proporcionam maior comodidade
de transporte através de carros.
Além disso,
foram notadas particularidades nas quantidades coletadas ao longo dos meses.
Após uma tendência de aumento nos meses de julho e agosto, em seguida, até o mês
de novembro foi verificada uma tendência de queda e no mês de dezembro houve
novamente um aumento.
b) Coleta na
sua Casa
Eletroeletrônicos alvos: Foram
considerados cinco tipos de eletroeletrônicos de grande porte (televisão,
geladeira/freezer, fogão, máquina de lavar/secadora e ar condicionado)
Método de
coleta: A coleta foi disponibilizada aos consumidores
residentes na cidade de São Paulo que adquiriram os eletroeletrônicos novos,
alvos do projeto, do mesmo tipo e quantidade do antigo, nas lojas participantes.
Houve ainda pagamento de R$ 10,00*, com realização da agenda e coleta do produto
antigo na residência do consumidor.
Número de
lojas participantes: Oito lojas
(duas lojas a partir de 27 de junho e total de oito lojas a partir de 3 de
outubro)
Período: 27 de
junho a 31 de dezembro.
Resultado da
quantidade de coleta: 873,4
kg e 19
unidades
O mecanismo
de retirada de eletroeletrônico antigo foi combinado com a aquisição da nova
unidade, denominada de operação de “trade in” (Coleta na sua
Casa), foi uma iniciativa inédita no Brasil. Assim, houve a necessidade
de diversos tipos de ajustes com as instituições relacionadas, fazendo com que o
período de execução em todas as lojas ficasse reduzido. Foi obtida a coleta da
quantidade, acima mencionada, contando com a colaboração das lojas.
A quantidade
não foi elevada, entretanto, foi possível constatar a intenção dos consumidores
de realizarem o descarte, e foi possível ainda observar toda a sistemática
envolvendo a coleta.
(*) Na Coleta na sua Casa foram aceitos pedidos de
coleta pelos consumidores por R$ 10,00 por unidade, destinados a
cobrir parte do custo de coleta. Demais
custos foram cobertos pela JICA (Japan International Cooperation
Agency).
2.
Como foi o funcionamento dos mecanismos de coleta
através da colaboração das instituições envolvidas
Ficou claro que é imprescindível a
cooperação pró-ativa das lojas de varejo para funcionamento deste mecanismo, uma
vez que em ambos os métodos a interface com o consumidor fica por conta destas
lojas.
Foi observado também que num país como o Brasil, com uma ampla
extensão territorial, o uso de armazenamento temporário dos itens coletados após
a coleta de eletroeletrônicos via lojas e antes do transporte à recicladora é um
eficiente mecanismo.
Resultado da pesquisa sobre nível de conscientização dos
moradores
Durante o período do descarte ON, foram
realizadas simultaneamente três pesquisas junto a consumidores, obtendo 1.404
respostas.
Como resultado, concluiu-se que os cidadãos estão
considerando este tema e o projeto de forma favorável. Por outro lado, o
resultado indicou a necessidade de promover uma conscientização ainda mais ampla
sobre a importância do tratamento adequado dos resíduos eletroeletrônicos e
também a necessidade de um estudo para criar mecanismos que contemplem a
disseminação desta prática em São Paulo e no Brasil.
Os detalhes de cada pesquisa estão descritos a seguir:
l
Pesquisa relacionada à Logística Reversa de REEE aos
consumidres
Alvo: Visitantes
do site do descarte ON, evento Tendal da Lapa e do Festival do
Japão (estande JICA).
Período de
implementação: 28 de abril a 31 de dezembro.
Número de
respostas: 183
Com relação
à seguinte pergunta:
“Já sabiam
da necessidade de tratamento adequado (tratamento adequado das substâncias
tóxicas e reciclagem eficiente dos recursos úteis) do REEE? “
Dentre os
consumidores que visitaram o site e os eventos, 64,1% responderam:
“sim” e 34,4% responderam: “conhecia, mas não
detalhadamente” ou “não”.
O que você
aprendeu sobre o REEE através do projeto? (pode marcar mais de uma
opção)
|
Nº de respostas
|
Total
|
O tratamento inadequado de REEE causam interferências
que prejudicam o meio ambiente e saúde
|
90
|
18,4%
|
É necessário no caso do REEE fazer o aproveitamento
eficiente dos materiais recicláveis e tratamento adequado dos resíduos perigosos
|
85
|
17,4%
|
O consumidor tem a responsabilidade de devolver o REEE
para a loja/distribuidor para o tratamento adequado do REEE
|
81
|
16,69%
|
Para realizar a coleta /tratamento de REEE são
envolvidas várias partes interessadas
|
65
|
13,3%
|
Sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
|
47
|
9,6%
|
Sobre a JICA
|
44
|
9,0%
|
O volume de REEE gerado em São Paulo
|
39
|
8,0%
|
No PNRS foi introduzido o conceito de responsabilidade
compartilhada
|
38
|
7,8%
|
(Fonte:
resultado da pesquisa da JICA, elaboração pela equipe de Peritos do Projeto)
·
Resultado da Pesquisa junto aos consumidores
participantes do Coleta nas Lojas
Alvo:
consumidores participantes do Coleta nas Lojas em seis lojas participantes
e.
Período de
implementação: 16,17, 23, 24, 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto.
Total de
respostas: 40
Ao perguntar
o motivo da participação aos moradores que trouxeram os REEE para as lojas
participantes, as respostas foram: “acredito que irão reciclar de forma
adequada” foi a mais expressiva com 71%, “acredito que é um bom
projeto com 45% e em seguida houve demais motivos como:
“praticidade em poder trazer a qualquer hora”,
“acredito ser útil para boa educação aos filhos”.
A
participação dos consumidores no descarte ON teve como
motivação o tratamento adequado do REEE.
·
Resultado da Pesquisa com consumidores visitando as
lojas participantes do Coleta na sua Casa.
Alvo:
Consumidores que observavam os produtos na área de vendas de eletrodomésticos de
grande porte nas oito lojas participantes do Coleta na sua
Casa.
Período de
implementação: 4 a 7 e 11 a 14 de novembro.
Total de
respostas: 1.182
Independente
de terem adquirido ou não o produto, para a pergunta se há intenção de se
realizar o descarte de produtos de grande porte sem uso, 35% responderam que:
“tem a intenção”. Dentre eles, 90% responderam que:
“gostariam de participar do Coleta na sua Casa do descarte ON pagando
os R$10,00”, demostrando que esse mecanismo tem sido recebido de forma
favorável.
Por outro
lado, houve 65% das respostas como “não tem interesse em descartar os
produtos alvo de grande porte”. Dentre eles, o maior percentual foi
“fazer doação” com 43% e, em seguida, “repassar para
conhecidos” com 21,7%.
A opção pela
resposta “fazer doação” e “repassar para
conhecidos” ao invés de “realizar descarte” , faz
supor que tal resultado reflete o costume no Brasil/São Paulo.
Parceria
entre os governos
A iniciativa
reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão
do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e
a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, o MDIC
(Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA
(Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da
Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade
Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação
(ABC).
Sobre a
JICA
A JICA é o
órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial
para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade
socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da
sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150
nações.
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