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Setor ótico está entre os melhores investimentos para 2017

Pesquisa do Sebrae coloca artigos óticos entre os 10 mais promissores do ano

Ótica Santo Grau é opção para investimento
Divulgação
Recentemente o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou um estudo apontando os setores com maior chance de sucesso para 2017, entres eles o mercado ótico. Desde 2010, o setor apresentou bons resultados e agora se mostra como um dos mais promissores, principalmente, neste momento de retração econômica brasileira.

O setor tem boa perspectivas por trabalhar com um produto que tem bastante demanda no mercado e que atende às necessidades básicas da sociedade. Segundo a análise, o crescimento do comércio varejista de artigos de ópticas está mais associado com o crescimento da população do que ao de renda.

Mesmo com poucas chances de retomada econômica no país, o mercado óptico ainda apresenta bons resultados e se mantém estável com boas chances de expansão de marcas e, dependendo, a abertura de pequenos negócios.

A aposta nas franquias é solução assertiva aos investidores

A expectativa para a economia em 2017 é alta, principalmente, para quem pretende investir dinheiro em um novo negócio. O setor de franquias tem sido uma boa opção para empreender e, ainda no recesso econômico, a escolha certa pode trazer ótimos resultados ao franqueado e franqueador.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o faturamento no setor em 2016 foi de R$150 bilhões com três mil marcas e 142 mil unidades franqueadas. Para este ano as perspectivas são boas, o mercado deve crescer de 7% a 9% e o número de lojas em operação devem aumentar em 4% a 5%.

Antes de aplicar dinheiro em um novo negócio, o franqueado precisa fazer uma análise para saber em que setor ele quer atuar e quanto pretende investir, porque são inúmeras possibilidades para empreender, mas é importante saber qual é o melhor negócio para cada perfil.

Segundo Paula Marques, líder de projetos da Cherto Consultoria, é necessário que o franqueado faça uma autoavaliação para verificar pontos fortes e fracos e também para saber o quanto está disposto a se dedicar pelo empreendimento. “Depois de encontrar algumas franquias que se encaixam no perfil que ele procura, chega a hora de conhecer essas empresas mais a fundo. É preciso se informar sobre a história da empresa franqueadora e dos seus sócios”, comenta.

Para o empresário, o franchising também é uma boa alternativa para investimento, neste momento o planejamento é indispensável, porque é a partir dele que é possível visualizar o futuro da empresa e dos franqueados que investirão dinheiro no negócio. É importante também que tenha um bom histórico de vendas, atendimento e uma boa imagem da empresa, uma vez que estes pontos serão o cartão de visita do franqueador.

A Ótica Santo Grau é um exemplo de empresa que inicia a expansão da marca por meio do franchising. Neste caso, é preciso avaliar os aspectos de mercado, não somente das franquias do mesmo segmento, mas também dos concorrentes diretos. Um planejamento estratégico ajuda a fazer essas avaliações e analisar pontos que devem ser melhorados, como ajuste de preços, modelo de treinamento, sistemas a até mesmo os produtos. O planejamento também ajuda a minimizar os riscos e gera mais segurança ao empresário para realizar o investimento.

Paula Aggio e Ricardo Aggio, sócios da Santo Grau, fizeram algumas modificações na empresa para que o processo de expansão fosse iniciado, foram realizadas mudanças de layout das lojas e fachadas, projeto arquitetônico das futuras franquias e também mudança do nome de Espaço Ótico para Ótica Santo Grau, além de contratação de agências de publicidade e marketing para fazer a divulgação do novo nome da marca aos clientes. Os sócios também investiram em cursos sobre franchising para entender melhor o mercado.

A Santo Grau está no mercado há 20 anos e conta com a experiência dos donos que também já foram franqueados, mas resolveram abrir o próprio negócio e perceberam que agora seria boa oportunidade para expandir a marca.

Uma preocupação que os sócios têm é na solidez do negócio para o franqueado “Vamos começar o plano de expansão em regiões próximas a São Paulo, porque queremos participar ativamente nesta fase e dar mais atenção ao franqueado, estando presente na loja e ajudar a alavancar o negócio”, afirma Paula Aggio.

Pontos assim são importantes na hora do franqueado decidir em qual marca ele quer investir tempo e dinheiro, contar com o apoio dos franqueadores e também com a vivência de mercado deles torna o investimento mais seguro para ambas as partes.

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