28º Paixão de Cristo de Piracicaba terá participação especial do Coral Vozes
Vinícius Novaes, regente do Coral Vozes, comenta que o convite foi um desafio interessante para o grupo |
Os 35 coralistas – 25 mulheres e 10 homens – já estão realizando os ensaios, que ocorrem as terças e quintas-feiras, na sede da Associação Cultural e Teatral Guarantã. Em clima de estreia, os participantes misturam ansiedade e empolgação por contribuir de forma inédita com o espetáculo. Vinícius Novaes, regente do Coral Vozes, comenta que o convite foi um desafio interessante para o grupo e, também, a realização de um sonho. “Muita dedicação, amor e carinho estão envolvidos neste projeto. A Paixão de Cristo de Piracicaba, além de muito famosa e reconhecida, é um espetáculo maravilhoso. Poder participar é praticamente um sonho realizado. O convite nos deixou imensamente gratificados. Estamos estudando, ensaiando e nos preparando muito para levar ao público uma bela apresentação”, comenta. O regente também destaca a experiência de auxiliar a participante Elaine Alves nos ensaios da música do canto da personagem Verônica.
Os ensaios estão ocorrendo às terças e quintas-feiras, na sede do Guarantã |
Esse trabalho em conjunto está muito presente no coralista Roberto Luiz da Silva, que já participou da encenação da Paixão de Cristo. “Sempre imaginei o Coral Vozes participando do espetáculo, isso quando eu participava do elenco. Agora, com essa parceria, estarei duplamente feliz. É uma ansiedade motivadora”, brinca Roberto.
O mesmo clima de ansiedade positiva se repete com a diretora do espetáculo, Viviane Palandi: “Cada linguagem tem suas especificidades e ao mesmo tempo se encontram. Música, teatro e canto falam de nós, de nossos dramas humanos. Essas linguagens tocam a sensibilidade e quando se unem, geram diálogo e criam uma potência catalisadora de emoção”.
Viviane reforça que a presença do coral ao vivo faz muito sentido para potencializar as vozes uníssonas, a força do coletivo entoando e evocando bem aventuranças, no caso específico da Paixão de Cristo, evocando o nascimento de Jesus Cristo. “A inspiração vem da força do canto que nasce nas raízes do coração. E, fundamentalmente, a presença de cada participante do Coral Vozes, trazendo a vivacidade do momento”.
Apresentada sempre durante a Semana Santa, neste ano, a Paixão de Cristo de Piracicaba será encenada entre os dias 9 e 16 de abril de 2017, com direção geral de Viviane Palandi, a assistência de direção de Marcelo Torrezan e Vagner Chiarini.
Formado por 35 cantores, o coral Vozes da Caterpillar foi criado no ano de 2004 pela empresa Caterpillar Brasil, na época, sob a regência da maestrina Malu Canto e acompanhamento ao piano de Vinícius Novaes. A partir de 2014, passou a atuar de forma independente, utilizando apenas a denominação Coral Vozes, com regência de Vinicius Novaes, direção de produção de Marcos Thadeus e cotas de patrocínio da Caterpillar Brasil com incentivos fiscais do MinC (Ministério da Cultura).
Vinícius Novaes é formado em Teclado e Regência Coral pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, localizado na cidade de Tatuí. Tem Bacharelado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba; atua como pianista de corais adultos e infanto juvenis, grupos musicais e solo.
SERVIÇO:
28ª Paixão de Cristo de Piracicaba
9 a 16 de abril de 2017
Engenho Central.
Informações: (19) 3413.7888
Site: www.guaranta.org.br
Facebook: www.fb.com/guaranta.associacao
Nenhum comentário