Últimas

Gestão de conflitos sociais é tema de curso da FESPSP

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo oferece curso de extensão que familiariza o profissional a mediar diferentes formas de conflitos sociais.


Os conflitos sociais são inerentes às sociedades, pois é comum que grupos com visões e posicionamentos divergentes possuam atritos para definir o que deve ser feito no que diz respeito ao coletivo. O curso de pós-graduação da FESPSP Gestão de Conflitos Sociais, que iniciará no próximo sábado, 11 de março de 2017, se propõe a debater com os estudantes a noção de que os conflitos sociais são constitutivos das sociedades e, assim, familiarizá-los com as diferentes formas de gestão, da mais autoritária à mais democrática.

Na sociedade contemporânea, os conflitos sociais ganharam maior evidência devido à pulverização dos mecanismos de controle. Logo, mais urgente tornou-se a convivência com eles e a necessidade de geri-los. “Durante as aulas, buscamos promover a familiarização com as diferentes formas de gestão dos conflitos sociais, que envolvam uma terceira parte ou não, a tomada de partido ou não, da autoritária a mais democrática”, explica o docente Marcelo Gomes Justo.

As aulas são voltadas a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social, além de professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço

Curso de Extensão: Gestão de Conflitos Sociais
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 11 de março a 13 de maio de 2017.
Horário: Sábados, das 13h às 17h.
Carga Horária: 32 horas
Docente: Prof. Dr. Marcelo Gomes Justo.

Sobre Marcelo Gomes Justo
Possui bacharelado em Ciências Sociais (1990), licenciatura em Ciências Sociais (1993), mestrado em Geografia Humana (2000) e doutorado em Geografia Humana (2005), sendo todas as titulações pela Universidade de São Paulo (USP). A área de especialização é geografia agrária. Tem atuação acadêmica no seguintes temas: campesinato; cultura camponesa; justiça social; violência no campo; luta pela terra; MST; assentamentos rurais; mediação de conflitos; desenvolvimento local sustentável; educação democrática; movimentos jovens urbanos. Foi consultor na Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA - OEA (Trecho retirado da plataforma Lattes em 09/03/2017).

Nenhum comentário