Últimas

Premiada Plataforma Cadê Paraná utiliza a tecnologia Outsystems

Com a solução implantada, o Grupo passa a disponibilizar um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente, que facilita o acesso e uso dos dados, promovendo análises, cruzamentos e comparações

Tiago Farias e Lázaro Pinheiro, sócios da OutSystems Brasil 
Divulgação 
Batizada de “Cadê Paraná”, a solução implantada com a OutSystems Platform pelo Grupo Marista é um verdadeiro case de sucesso no estado e almeja-se que se torne referência aos conselheiros de direitos, ativistas sociais e profissionais da área da infância, para que as políticas públicas sejam elaboradas a partir de diagnósticos concretos com base em dados e possam ser monitoradas e ter a efetividade avaliada ao longo de sua implementação.

Segundo o Censo Demográfico de 2010 (IBGE), o Paraná tem 3.319.367 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos e, desde 2011 o Centro Marista de Defesa da Infância está construindo um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados. Sendo assim, como forma de beneficiar essa população com políticas públicas mais qualificadas nas diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social e outras, o Grupo Marista implementou um projeto para a criação de uma plataforma que consolidasse uma metodologia que utiliza bases de dados oficiais.

Além disso, a ideia é que ela também permita que a sociedade civil possa cobrar prioridades na ação governamental e na aplicação dos recursos públicos, de acordo com as principais violações reveladas nos indicadores, por meio de uma plataforma, acessível, intuitiva e gratuita, com informações do município disponibilizadas em um único sistema.

“Inicialmente identificamos a necessidade de uma solução tecnológica que facilitasse o acesso e uso dos dados, e permitisse análises, cruzamentos e comparações”, diz Sandro Marques, CIO do Grupo Marista. “Porém, durante o período inicial de realização deste projeto, houve diversas dificuldades do parceiro externo para cumprir os prazos e entregas técnicas que foram acordadas”, complementa. Assim, depois de dois anos de trabalho, a instituição não possuía nenhuma entrega consistente e a data para apresentação da solução no Encontro Estadual do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR) estava se aproximando.

Após a falta de entrega da solução pela empresa contratada, o Grupo Marista teve que adotar outra estratégia para desenvolvimento da solução. Nesta oportunidade, a Diretoria de Tecnologia apresentou um cenário de realização do projeto, com uma proposta para assumir a entrega, abordando práticas e tecnologias que favoreceriam uma rápida recuperação da situação do projeto. Assim iniciou-se uma nova fase do projeto, abandonando 100% dos esforços tecnológicos anteriores e adotando uma nova abordagem. “Basicamente, a oferta combinou as práticas ágeis de projetos e desenvolvimento de sistemas, utilizando como ferramentas a Plataforma Outsystems, construção da solução usando “Think Mobile First” e a versão pública da Tableau, para a condução da entrega de Business Intelligence do projeto”, conta o CIO.

Tudo foi realizado no prazo de 30 dias, desde a concepção até a efetiva entrega em produção. Neste processo foram envolvidos apenas quatro funcionários e não houve necessidade de investimento em ferramentas, uma vez que foram utilizadas as plataformas Tableau na versão FREE e a licença da plataforma Outsystems que o Grupo Marista já possuía.

Além do público-alvo já mencionado, a ferramenta estará disponível também para Universidades e Centros de Pesquisa. “A partir da disseminação da Plataforma, dos diferentes usos e apropriações que forem feitas e do feedback dos usuários, poderão ainda surgir novas funcionalidades e incorporação de outros temas de interesse público”, comenta o executivo.

“Para nós da OutSystems é um grande orgulho saber que, através da plataforma OutSystems, o Grupo Marista conseguiu desenvolver, em semanas, uma ferramenta piloto de grande impacto social e que tende a ser um exemplo utilizado em todo Brasil”, diz Lázaro Pinheiro, sócio da OutSystems Brasil. “Este case foi recentemente premiado e a nossa expectativa é que se torne referência nos demais estados, pois há uma urgência deste tipo de solução para monitoramento dos direitos da criança e do adolescente em todo país”, complementa o executivo. “Conseguimos entregar em 30 dias, começando do zero, uma plataforma que já estava há dois anos sendo trabalhada, mas sem resultados efetivos. Isto não seria possível sem a parceria com a área de negócios, equipe empenhada, uma abordagem e ferramentas adequadas.”, finaliza Marques.

Sobre Outsystems

Fundada em 2001, a OutSystems é uma multinacional consolidada e em franca expansão, com clientes em 43 países dos cinco continentes e com atuação em diferentes indústrias. No Brasil a empresa atua desde 2012. A companhia é a fabricante da OutSystems Platform, primeira solução de desenvolvimento ágil que gerencia todo o ciclo de vida de desenvolvimento e gestão de aplicativos mobile e web. Benchmarks demonstraram que clientes que utilizam a OutSystems Platform desenvolvem seus aplicativos de 3 a 10 vezes mais rápido do que com outras tecnologias ou ferramentas de mercado. Para mais informações, visitewww.outsystems.com.br

Nenhum comentário