Últimas

Escola ensina inglês através da culinária para estimular crianças

Ensinar culinária para as crianças, além de ser uma brincadeira divertida, também é uma atividade que estimula o desenvolvimento. Sem perceber, as crianças aprendem noções de planejamento, atenção, organização, capacidade de resolução, entre outras funções executivas que tornam a criança mais autoconfiante e ainda funcionam como um ensinamento para a vida.

Pensando nisso, o colégio bilíngue Liceu Terras do Engenho, de Piracicaba, incluiu as aulas de culinária em seu programa de bilinguismo. A ideia não é somente cozinhar por cozinhar ou brincar, mas utilizar a interdisciplinaridade, com conceitos de diversas matérias, de uma forma construtiva e lúdica para que o aluno vivencie o idioma.

O Liceu montou uma cozinha moderna e decorada somente para ministrar as “cooking classes”, após a adoção do programa de educação bilíngue Systemic, que utiliza a interdisciplinaridade como base. São diversos tópicos que abordam assuntos dentro da matemática, ciências, história, geografia e artes. A eficácia do método se dá pela maneira como o conteúdo das matérias escolares é integrado ao idioma, permitindo que o aluno construa naturalmente sua própria linguagem até atingir a fluência. O sucesso das aulas de culinária em inglês foi tanto, que a escola até estendeu o uso da cozinha para outras disciplinas e criou o concurso ‘Master Chef Liceu’ para os alunos de uma das turmas bilíngues, com direito a jurados e filmagem da grande final do “reality show”, que aconteceu no último mês de dezembro.

“Incorporar o inglês como meio de comunicação e conhecimento são os dois objetivos cruciais do currículo bilíngue oferecido pelo Liceu. Mais do que simplesmente aprender, o método faz com que o aluno se torne fluente a partir da construção natural de sua própria linguagem”, afirma Joelma Blandy, coordenadora do programa bilíngue do Liceu Terras do Engenho.

O currículo bilíngue é oferecido como um opcional para os alunos do Liceu e, atualmente, 110 alunos de 3 a 13 anos de idade participam do programa Systemic. Segundo Joelma, o retorno dos pais e resultados dos alunos não poderia ser melhor. “É uma alegria muito grande ver que a aceitação foi tão boa. Depoimentos de mães mostram que as crianças também se dedicam em casa e até corrigem a pronúncia de familiares. Isso prova que fazemos um trabalho sério e bem feito. O mundo está globalizado e as crianças se sentem prontas para acompanhá-lo”, completa a coordenadora.

As aulas de inglês são ministradas por professores altamente capacitados e treinados, não apenas para ensinar outro idioma, mas para atender a prática educacional da instituição, como o olhar diferenciado para o aluno, observação dos seus interesses e desenvolvimento. Com o aprendizado bilíngue os alunos adquirem diversos benefícios, como maior poder de decisão, mais memória, ser multitarefa, ter mais criatividade, maior atenção e concentração, mais facilidade de aprender um terceiro idioma e maior compreensão da língua materna.

O Liceu Terras do Engenho foi fundado há 22 anos e, desde o início de 2013, adotou o programa de ensino bilíngue Systemic, que, atualmente, está presente em 60 escolas em diferentes regiões do País e conta com mais de 12 mil alunos.

Sobre o Systemic

Fundado em 2002 por acadêmicas em educação brasileiras, o Systemic é o pioneiro programa de educação bilíngue do Brasil. Amplamente testado e com resultados garantidos, o Systemic integra o conteúdo das matérias escolares à língua inglesa, permitindo que o aluno alcance naturalmente a fluência no idioma por meio de um sistema de ensino bem estruturado e acompanhado de uma metodologia comprovadamente eficaz. O Grupo Systemic, que também inclui as escolas de idiomas System, tem sede em Maceió (AL) e filial em São Paulo (SP) e conta com mais de 100 colaboradores. Atualmente, o Systemic está presente em 60 escolas em 18 estados brasileiros, levando educação bilíngue a mais de 12 mil alunos. www.systemic.com.br

Nenhum comentário