Projeto nacional de Educação Escoteira será realizado neste sábado (20) em Foz do Iguaçu
Com o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”, o Grupo Escoteiro Guairacá vai envolver os alunos da Escola Municipal Josinete Holler no projeto que será realizado simultaneamente no mesmo horário en mais de 1.200 estabelecimentos de ensino do país
A ação é realizada pela primeira vez no Brasil e deve estar inserida no calendário de atividades do grupo escoteiro. Em Foz do Iguaçu, a atividade é uma parceria da União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Escoteiro Guairacá e Secretaria Municipal de Educação. Participam do projeto cerca de 100 jovens e adultos membros do Guairacá – lobinhos, escoteiros, tropa sênior e pioneiros, e cerca de 200 alunos da Escola Municipal Josinete Holler.
O Escotismo é um movimento com mais de 100 anos, possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. O formato pensado para o EducAÇÃO ESCOTEIRA prevê um conjunto de atividades voltadas ao tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. O método desse projeto vai ao encontro dos conhecimentos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.
As atividades propostas nessa tarde de “EducAÇÃO Escoteira” serão de integração entre jovens escoteiros e estudantes, com apresentações sobre o que é escotismo, oficinas de pinturas rupestres, jogos mostrando como viviam os humanos primitivos e de reflexão sobre impactos da presença do homem no meio ambiente, canções escoteiras e história do escotismo em Foz do Iguaçu através do museu e pista de cordas.
Para o vice-presidente do Grupo Escoteiro Guairacá, Karl Stoeckl, a ação na escola contribui na interação dos escoteiros com a comunidade e na divulgação do método escoteiro. “O Projeto EducAÇÃO Escoteira é uma excelente alternativa para alunos do nosso município aprenderem conceitos cotidianos através do Método Escoteiro. Para os membros do movimento, que estarão interagindo com esses alunos, é uma oportunidade de fazer o bem, compartilhar o conhecimento que possui e ampliar a relação outros jovens, formando uma cadeia de aprendizagem e valores morais”.
Para os organizadores, o Movimento Escoteiro poderá́ ser instrumento de construção do futuro almejado. As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no processo educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade, e no trabalho de 1300 Grupos Escoteiros, beneficiando a sociedade e ajudando a formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.
SERVIÇO:
Evento: Projeto EducAÇÃO Escoteira
Dia: 20/5/2017
Local: Escola Municipal Josinete Holler - Vila A
Horário: 14:30 às 17horas
Dia: 20/5/2017
Local: Escola Municipal Josinete Holler - Vila A
Horário: 14:30 às 17horas
Nenhum comentário