GAtec lança plataforma completa de gerenciamento agrícola
SimpleFarm proporciona visão estratégica sobre dados da
empresa para facilitar a tomada de decisões
Leonardo Ramos, diretor agrícola da GAtec |
Os principais diferenciais do SimpleFarm são a integração de todas as áreas dentro da empresa e a simplicidade de uso, bem intuitivo, com pouca necessidade de treinamento dos clientes. Também há a possibilidade de hospedagem em “cloud” (na nuvem), diminuindo os investimentos em hardware.
Para começar a usar o SimpleFarm, o usuário cadastra todas as informações básicas pertinentes ao controle agrícola no sistema. A partir dessas informações, planeja o que fazer em suas áreas, para aproveitar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, como máquinas agrícolas, mão de obra e insumos (fertilizantes, corretivos de solo, defensivos, combustíveis, entre outros).
A próxima etapa é o início da operação, em que os recursos são empregados e monitorados por ferramentas fáceis de usar, na forma de boletins, gráficos e mapas temáticos de suas áreas. Os dados gerados na lavoura são digitados em coletores de dados e tablets, sendo transmitidos para o SimpleFarm pela internet, via satélite, rede wi-fi ou descarregados diretamente no sistema, dependendo da infraestrutura da região.
Ao final, o usuário tem os resultados planejados e os realizados de todas as operações e quanto eles custaram, possibilitando o melhor aproveitamento dos recursos com foco em minimizar gastos e maximizar o lucro da operação. “Não é possível economizar no que não se pode controlar”, comenta o engenheiro agrônomo Leonardo Ramos, diretor agrícola da GAtec e responsável pelo desenvolvimento do SimpleFarm. “Nosso objetivo é diminuir custos de forma inteligente. O software traz os dados à vista do gestor com a máxima velocidade, possibilitando que ele tome decisões corretas rapidamente”, completa. Para o agrônomo, a simplificação de processos é um dos aspectos em que o sistema atua, mas otimizar o uso dos recursos e por consequência diminuir impacto ambiental são as principais finalidades do SimpleFarm.
No manejo de pragas, por exemplo, saber que determinada área tem a tendência de atingir um alto nível de infestação de pragas é uma informação estratégica. O SimpleFarm possui ferramentas que alertam o responsável sobre esse tipo de situação, com alertas piscando em sua tela ou enviados para seu celular pessoal. Com isso, pode-se tomar providências, determinando uma pulverização, salvando assim uma área que poderia registrar prejuízo.
Inteligência artificial
Com uma interface que impressiona pelos gráficos, tabelas, mapas e imagens de satélite, a primeira impressão é que o sistema desenvolvido pela empresa piracicabana só falta falar, mas agora isso é uma realidade. Na rotina do campo, técnicos e agrônomos têm dificuldades para sanar suas dúvidas.
Porém os usuários do SimpleFarm podem, por exemplo, perguntar ao Chatbot Melissa - um assistente de informações com voz feminina desenvolvido com tecnologias cognitivas da IBM (IBM-Watson) - em que partes de suas fazendas há níveis preocupantes de pragas ou ainda quais as variedades de cana-de-açúcar tiveram melhor performance. “Melissa entende as perguntas que o usuário faz e analisa as informações que possui na base de dados para responder as questões. Tudo de forma muito simples e interativa. É algo inovador e disruptivo no mercado agro”, explica Ramos.
Além da Melissa, todos os outros aplicativos da nova geração GAtec podem ser conectados ao SimpleFarm, como o Mapfy, dispositvo de mapas e imagens de satélite que proporciona ao cliente uma maneira diferente de visualizar os dados da lavoura; o Aise, ferramenta para treinamento remoto de seus consultores e clientes; o Mayan, software de WMS (Warehouse Management System) que controla a atividade de qualquer tipo de armazém, sendo aplicado no controle de armazéns de açúcar, algodão ou qualquer item que seja estocável; e o Lynx Dashboard, um aplicativo que pode ser acessado via browser que transforma os dados da empresa em indicadores prontos para serem apresentados na forma de gráficos, dashboards e painéis configuráveis com extrema facilidade.
O sistema conta também com uma rede social corporativa que permite o rápido compartilhamento de informações, permitindo até mesmo o envio de telas para que outro usuário as verifique ou edite, auxiliando na produtividade.
Quais as principais vantagens e funcionalidades do SimpleFarm?
· Acesso pelo browser (navegador de internet);
· Possibilidade de hospedagem em “cloud”(na nuvem), diminuindo os investimentos em hardware;
· Chatbot Melissa: assistente de informações desenvolvido com tecnologias cognitivas da IBM;
· Painéis de informação fáceis de criar e que dão acesso rápido a informações estratégicas;
· Rede social que permite o compartilhamento de informações, sendo possível até mesmo enviar telas do sistema para que outro usuário as verifique ou edite;
· Notificações: avisos e alertas na tela do usuário, possibilitando que ele efetue ações corretivas com grande velocidade;
· Busca integrada para agilizar o acesso a telas do sistema sem a necessidade de localizá-las no menu;
· Flexfields: possibilidade de criação de novos campos na tela, sendo que as informações passam a fazer parte do banco de dados, permitindo sua utilização em filtros, relatórios, gráficos etc;
· Rotinas de intervenção: possibilidade de criação de rotinas específicas no sistema pela equipe de TI do cliente para atender a situações particulares da empresa;
· Nova ferramenta de relatórios que permite ao cliente customizar relatórios do sistema ou mesmo criar novos, de uma maneira descomplicada e com recursos avançados;
· Rastreabilidade total das informações com logs de acesso nas telas;
· Estruturas de informação de tempo, locais e administrativas semelhantes às dos ERPs, facilitando a integração com esses sistemas;
· Áreas de planejamento, pesquisa, produção agrícola, pecuária, industrial, manutenção de frotas e custos compartilhando uma base única, sem retrabalhos e redundâncias;
· Criação de parâmetros flexíveis no sistema para atender as condições específicas de cada empresa;
· Ordens de serviço como estruturas centralizadoras de informação de plantio, manejo de pragas, aplicação de insumos, colheita, entre outros;
· Ferramenta Mapfy incorporada ao sistema, possibilitando a visualização de informações em camadas de mapas e imagens de satélite;
· Mapas das áreas como ferramentas de apontamento, não apenas para visualização das informações;
· Sistema multiempresa e multi-idiomas;
· Definição de unidades de peso, medida e moeda por polo, possibilitando uso de diferentes unidades em países onde o grupo opera;
· Balanço hídrico climatológico pelo método de Thornthwaite & Mather;
· Possibilidade de utilização por pequenos e médios produtores (pacote small business).
Sobre a GAtec
Sediada em Piracicaba, interior de São Paulo, a GAtec S/A Gestão Agroindustrial dedica-se desde 2001 ao desenvolvimento e implementação de sistemas de informação para o Agronegócio com o auxílio de sua equipe constituída por engenheiros agrônomos, engenheiros de produção, analistas de sistemas e gerentes de projetos. Presente em 11 países, atua em diversos ramos do agronegócio, como o sucroenergético, produção de grãos, algodão, citros e pecuária, entre outros. Possui mais de 150 clientes, entre eles, alguns dos mais importantes produtores do Brasil. Mais informações: www.gatec.com.br
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