5 iniciativas que as pequenas empresas devem adotar desde já para sair mais fortes da pandemia
Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil/Divulgação/PayPal Brasil |
No PayPal, acompanhamos de perto os desafios de merchants de todos os tamanhos, mas, principalmente, os menores, que têm demonstrado uma enorme resiliência. E sabemos o quanto será importante estar preparado para a pós-pandemia – para recuperar vendas e conquistar novos mercados.
A seguir, elenquei cinco iniciativas que pequenos e pequenas empreendedores e empreendedoras devem adotar desde já para sair mais fortes da crise – à medida que a rápida mudança para o digital continua a todo o vapor.
Veja se você já está fazendo algumas delas. E invista em todas.
Garanta uma experiência omnicanal contínua (front-end e back-end).
Por causa da Covid, a penetração do comércio eletrônico no Brasil atingiu um recorde histórico em 2020, atingindo cerca de 9% nas vendas do varejo online, aumento de 4 pontos em relação ao ano anterior. Faz sentido, principalmente se levarmos em conta que, em 2020, mais de 500 mil novos e-commerces foram abertos no Brasil segundo pesquisa que a BigDataCorp. fez sob encomenda do PayPal.
No entanto, muitas pequenas empresas ainda não têm presença online. Além disso, ter experiências omnicanal contínuas pode ajudar as PEs a atenderem às novas expectativas dos consumidores. Isso não significa ter três sistemas distintos para comércio online, móvel e na loja, o que pode impactar confusões de inventário e gerenciamento de pedidos. Ao contrário, significa ter uma experiência conectada, tanto no front-end quanto no back-end.
Por exemplo, no front-end, alguns consumidores desejam adicionar um item ao carrinho de compras online e, em seguida, querem ir à loja física para experimentá-lo. Ou, inversamente, podem querer experimentar um item na loja e escolher o tamanho ou a cor certos – se não estiver disponível na loja – separado em seu carrinho de compras online.
Para permitir isso, as pequenas empresas devem se certificar de que seu back-end integra relatórios, pagamentos, inventário e gerenciamento de pedidos – além de uma integração perfeita com os parceiros terceirizados.
Certifique-se de que sua empresa e clientes estejam protegidos contra fraudes.
O comércio continua a se mover rapidamente para o modo online, assim como os golpistas e fraudadores. De acordo com levantamento da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa especializada em segurança digital, houve alta de 394% nas ameaças eletrônicas em 2020, na comparação com 2019.
O phishing foi uma das fraudes mais comuns dentre as detectadas pela Apura (14%). Também tiveram destaque a criação de perfis falsos (28,9%), a manipulação de dados bancários (19,8%) e o vazamento de cartões de créditos (15,1%).
Em um nível básico, é importante fazer coisas como monitorar suas transações e contas de clientes para identificar quaisquer sinais de alerta, como envio inconsistente ou informações de faturamento, por exemplo. Também é importante contar com um parceiro seguro na hora do checkout, de preferência que não compartilhe as informações pessoais e financeiras de seus clientes.
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