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Bridgestone e Lightyear lançam o primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo




• A tecnologia ENLITEN permite que os pneus tenham uma baixíssima resistência ao rolamento, exigindo menos matéria-prima no processo de fabricação e contribuindo para manter a vida útil da bateria, maximizando o alcance do veículo e reduzindo seu impacto ambiental.


• A parceria entre a Lightyear e a Bridgestone é resultado direto do foco na sustentabilidade e baseado no trabalho conjunto para o Bridgestone World Solar Challenge.

• Lightyear One chegará às pistas de teste no segundo trimestre de 2021 e estará disponível para compra no final do ano.

Com base em 90 anos de experiência, a Bridgestone anunciou uma parceria exclusiva com a Lightyear, companhia inovadora em mobilidade baseada na Holanda, com o desenvolvimento de pneus exclusivos para o Lightyear One, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo, com comercialização prevista para o final de 2021.

Uma pesquisa recente¹, realizada pela Bridgestone, apresentou que 50% dos motoristas europeus consideram adquirir um veículo totalmente elétrico, porém 37% ainda estão céticos quanto a fazê-lo devido a preocupações em torno da eficiência e alcance limitado. O Lightyear One chega ao mercado para desconstruir esse conceito, com seu alcance sem precedentes de 725 km e até três vezes mais eficiência em termos de energia do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado. O veículo é carregado diretamente pelo sol por meio de um grande teto solar, minimizando as emissões de CO2 e a necessidade de carregamento, maximizando sua eficiência e autonomia.

Para alcançar esse desempenho, a Lightyear ultrapassou os limites da tecnologia atual, projetando um veículo que se diferencia pelo coeficiente aerodinâmico, por meio de ganhos substanciais em diversas áreas do seu design. Para suportar este desempenho único e melhorar ainda mais a sua eficiência, a Lightyear procurou um pneu que oferecesse resistência ao rolamento muito baixa e peso reduzido, a fim de preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.

A Bridgestone desenvolveu os pneus Turanza Eco com engenharia personalizada exclusivamente para o Lightyear One, combinando pela primeira vez as revolucionárias tecnologias ENLITEN e ologic. Juntas, as tecnologias reduzem o peso do pneu com o uso de menos matéria-prima ao longo do processo de fabricação, enquanto reduzem a resistência ao rolamento por meio de uma banda de rodagem inovadora e mais estreita, diâmetros maiores, altas pressões de inflação, somadas a um design refinado.

A baixa resistência ao rolamento dos pneus também significa que o Lightyear One pode se beneficiar de uma bateria mais leve. Como resultado, os pneus Turanza Eco são projetados para aumentar o alcance quando comparados aos pneus Bridgestone EV alternativos, o que equivale a uma redução de peso de mais de 90 kg².

Além de ajudar o Lightyear One a viajar mais entre as recargas, a dispersão de sílica do pneu foi melhorada pela aplicação de uma nova tecnologia de mistura, em que há uma redução geral de 3,6 kg (cerca de 10%) no peso do pneu por veículo³, sem qualquer impacto ou comprometimento na quilometragem4 e aderência.

Pela primeira vez, os pneus Turanza Eco levarão a nova marcação EV da Bridgestone nas paredes laterais, reforçando o processo rigoroso de aprovação dos fabricantes de automóveis. Esses pneus suportam as características exclusivas dos veículos elétricos e atendem aos requisitos dos fabricantes quanto à autonomia da bateria, controle do veículo e vida útil do pneu.

A Bridgestone também utilizou sua tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que produzi-lo e testá-lo fisicamente, economizando até 40 mil quilômetros em testes externos e de frota na vida real. Além disso, a tecnologia pode reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e testes de pneus de frota e ao ar livre em até 50%5.

A base para o Lightyear One foi lançada durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3 mil quilômetros no Outback australiano, que ultrapassa os limites da inovação tecnológica e da mobilidade movida a energia solar. A Bridgestone colabora há oito anos com a Eindhoven Technical University e os profissionais por trás da Lightyear - a Solar Team Eindhoven, o berço do Lightyear, venceu a Bridgestone World Solar Challenge Cruiser Cup quatro vezes consecutivas, de 2016-2019.

Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, explica: “A Lightyear tem impressionado com sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipe enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge e, por isso, estamos felizes em participar do projeto do Lightyear One. A Bridgestone está comprometida com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis ​​até 2050 e parcerias estratégicas como esta são fundamentais para atingir esses objetivos.”

Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, acrescenta: “Estamos particularmente felizes em ver esta colaboração entre a Bridgestone e a Lightyear, como duas empresas que compartilham uma visão para a mobilidade sustentável. O mundo já está passando por mudanças e desafios sem precedentes e, por meio da inovação e de tecnologias de ponta, podemos trabalhar juntos para aproveitar as oportunidades e criar um mundo mais sustentável.”

NOTAS

[1] Estudo realizado com 3 mil consumidores nos mercados europeus. Realizado pela Bridgestone por meio do Profacts Brand Tracker, em janeiro de 2021.

[2] Comparação do consumo de energia entre o pneu Lightyear One e o pneu de produção regular existente da Bridgestone 175/60 ​​R19.

[3] Peso do pneu LY One versus pneu de produção regular BS existente no mesmo tamanho (175/60 ​​R19).

[4] O teste de desgaste foi realizado entre o pneu LY One e o pneu de produção regular BS existente no mesmo tamanho (175/60 ​​R19).

[5] O desenvolvimento virtual pode minimizar ou evitar completamente o teste externo (40 mil km), uma combinação de teste de frota do mundo real e teste externo baseado em um desenvolvimento de 4 loops. 40 mil km é uma média do atual procedimento de teste de desenvolvimento PSR realizado pelo TCE (outdoor e frota).

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