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Empresário confessa que o avanço do e-commerce pós pandemia alavancou expressivamente suas vendas.

Rafael Matheus que começou vendendo seus sapatos na Paraíba, atualmente se depara com clientes nos Estados Unidos, Angola, Suriname e República Dominicana.

Foto/Divulgação
No fim de 2019, o mundo foi pego por uma pandemia que mudou completamente os hábitos dos brasileiros, um dos mais expressivos foi o crescente uso do e-commerce, as vendas pelas redes sociais e sites explodiram a nível internacional. Pensando nisso, convidamos Rafael Matheus, dono de uma grife de calçados que se iniciou na Paraíba e atualmente vende para países do mundo todo.

“A transição para as vendas digital foram acontecendo ao longo do tempo, de forma muito rápida. Quando parei pra observar a maioria dos meus clientes do meio digital estavam localizados no Sul e Sudeste do país, optei por me mudar para São Paulo para viabilizar mais a venda do meu produto a esse público que era o mais expressivo.

Hoje eu conto com clientes que revendem o meu produto nos Estados Unidos, Angola, Suriname e República Dominicana.

Sempre tive clientes que me compravam on-line, e conquistei novos clientes buscando sempre desenvolver minha marca no mundo virtual, principalmente no Instagram, que é uma vitrine direta do meu produto, sem esquecer que ainda tenho as lojas físicas que estão localizadas na Paraíba. Sempre tive cuidado com fotos e produtos que deveriam ir para o instagram, fui percebendo ao longo do tempo e no dia-a-dia o que elas gostariam de ver, isso facilita muito a compra, e venda do produto.” Relembra Rafael sobre o início da sua marca na era digital.

Muitas empresas foram a falência durante a pandemia e as que se reinventaram conseguiram expandir os seus negócios e duplicar as vendas:

“Antes da pandemia já tínhamos uma venda online expressiva na marca, a adaptação ao mercado digital veio para dar mais atenção ao cliente que buscava fazer sua compra on-line, tivemos que aumentar o quadro de funcionários para poder dar suporte ao e-commerce, e focar na venda on-line, pois no momento era a que proporcionava maior rotatividade do produto, o e-commerce abriu muito o leque de vendas para pessoas de todo mundo, e não só do Brasil, hoje vendo algo em torno de 4.000 mil pares de sapato por mês apenas no virtual.”

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