Últimas

Oficina de Maculelê é oportunidade para crianças e adultos vivenciarem juntos estímulos de dança negra contemporânea

Atividade gratuita promovida pelo grupo Asili Coletiva ocorre em 19 de junho
Inscrições estão abertas

São Paulo, junho de 2021. No próximo dia 19 de junho, o grupo de dança Asili Coletiva realiza a oficina gratuita de dança negra contemporânea ‘Maculelê é o Rei da Valentia’. Direcionada a pessoas de todas as idades (a partir de 05 anos), a atividade permite vivenciar possibilidades de relação de movimentos de dança guerreira. A iniciativa potencializa o aproveitamento de práticas ancestrais que dialogam com a capoeira em seus processos criativos e atuação pedagógica. As inscrições para a atividade encontram-se abertas. As vagas são limitadas.

A oficina orientada pela artista educadora Inajá Tetembuá ocorre em duas partes. Na primeira, a Inajá apresenta o conteúdo a ser promovido, seu histórico e sua própria trajetória enquanto artista. No segundo momento, o aquecimento e mergulho na técnica do maculelê ganham a tônica. Serão trabalhadas ainda práticas e oralidades acerca de elementos musicais afro-brasileiros que dialogam com a linguagem proposta maculelê/capoeira/dança.

A orientadora comenta que a atividade traz a oportunidade de a criança, o adulto e o mais velho caminharem juntos, aprenderem juntos. “Há muita importância da criança fazer junto com o adulto para que ele seja o espelho. Não adianta a criança apenas realizar suas tarefas sem um diálogo, um reconhecimento, uma inspiração. Obviamente, há momentos que necessitam de uma separação, sim. Mas, na construção do indivíduo, daquilo que rege para a vida, todos são beneficiados pelas vivências comuns. O adulto, o mais velho, será uma inspiração para essa criança porque um dia ela será a mediadora, ela será a mais velha”.

‘Maculelê é o Rei da Valentia’

A artista explica que os estímulos físicos se darão a partir da capoeira, da estrutura de peso e contrapeso, da leveza e da força encontrada nessa prática. O benefício da atividade é sustentado pela própria estrutura corporal – tanto de agilidade quanto fortalecimento da musculatura. “Quando você inicia a prática, automaticamente, há um esvaziamento e você foca naquilo que está fazendo. Então, a sua conexão mental estará para com o seu corpo e não fora dele. Estará ali presente, onipresente, com seu corpo, tempo e espaço”, descreve Inajá sobre os benefícios mentais da atividade.

A oficina ‘Maculelê é o Rei da Valentia’ compõe a série de atividades ‘Fortalecendo o Povo Preto’ que tem a curadoria de Breno Andreata, Rafaela Castro e Tatiane Martins. A coordenação artístico-pedagógica é de Felipe Cirilo. A aula integra o projeto Quilombo das Artes do grupo de dança Asili Coletiva, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Fortalecendo o Povo Preto – Maculelê é o Rei da Valentia (Dança Negra Contemporânea)
Data: Sábado, de 19 de junho
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições e informações: Instagram do grupo @asilicoletiva
Classificação: Livre | Atividade Gratuita
Vagas limitadas

Nenhum comentário