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OLX: venda de caminhões cresce 42,5% no 1º trimestre

Comercialização de peças para veículos de carga também registra crescimento em 2021, segundo levantamento elaborado pela plataforma

A OLX, a maior plataforma online de compra e venda de automóveis do país, registrou um crescimento de 42,5% nas vendas de caminhões seminovos e usados, negociados por meio do site, durante o primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o mais novo levantamento elaborado pela empresa e que indica participação significativa de veículos com menos de 10 anos de uso e baixa quilometragem. Do total de veículos de carga comercializados de janeiro a março deste ano, 25% referem-se a caminhões produzidos após o ano de 2011, e 39% de unidades com menos de 50.000 quilômetros rodados.

“O aumento nas vendas de caminhões é um reflexo do incremento na demanda do setor de logística last-mile, ou dos serviços de entrega B2B e B2C, principalmente em razão do aumento dos serviços de delivery, dentro dos grandes centros urbanos, e estimulado pelo distanciamento social exigido pela pandemia. Também não há como deixar de mencionar a influência do agronegócio neste cenário de aquecimento do transporte rodoviário de carga”, explica o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX Brasil, Flávio Passos.

O incremento nas vendas de caminhões na OLX segue o movimento observado pelo mercado. De acordo com a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o emplacamento de veículos de carga de segunda mão apontou alta de 54,7% nos primeiros três meses deste ano.

Vendas de peças

A venda de peças para caminhões acompanhou a evolução anotada pelos veículos. De acordo com o levantamento da OLX, a comercialização de componentes para veículos de carga no período de janeiro a março deste ano cresceu 35%, comparado ao mesmo intervalo de 2020.

Sobre a OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

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