Open Banking: Seven Tech Group explica as vantagens do novo sistema implementado no Brasil
Com o objetivo de diminuir a
burocratização na contratação de produtos financeiros, o Open Banking
chega ao Brasil para facilitar o processo de compra e venda entre empresários e
clientes. Ainda em implementação no país e intitulado como um conjunto de
regras tecnológicas que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de
clientes por meio da integração de seus sistemas, o Open promete revolucionar a
indústria financeira. Diante desse contexto, a Seven Tech Group, referência há
15 anos em soluções tecnológicas de meios eletrônicos de pagamento, explica as
vantagens do novo sistema:
Liberdade: os clientes terão o direito de
escolher qual instituição oferece as melhores condições para cada serviço
financeiro. Ou seja, o consumidor será “dono” de seus dados e apenas a partir
do seu consentimento, poderão compartilhar qualquer informação. Logo, é um mito
afirmar que as pessoas ficarão expostas.
Ofertas: ao contrário do que muitos pensam,
haverá um grande volume de ofertas desejadas, visto que elas apenas irão surgir
a partir do interesse do consumidor em liberar os seus dados para outros bancos
ou fintechs que lhe interesse.
Diversificação: com
a entrada de novos produtos e serviços no mercado, será implementado um
ambiente com mais opções para o consumidor. Ou seja, o sistema tradicional se
abre para novas instituições e promove mais oportunidades de satisfação para os
seus clientes.
“É importante os empresários e
consumidores se aterem às novas funcionalidades e desenvolvimento da
tecnologia, visto que são mecanismos que vieram para ficar e facilitar a vida
das pessoas, independentemente de ser física ou jurídica. Entretanto, é preciso
entender que o Open Banking não é um aplicativo que vai permitir o
compartilhamento, nem um produto. Nesse caso, os clientes poderão pedir para
suas instituições compartilharem seus dados, apenas se assim desejarem”,
destaca Evandro Prieto, Diretor de Tecnologia da Seven.
Implementação no Brasil
No Brasil, de acordo
com o Banco Central, a primeira fase teve início em fevereiro de 2021.
Entretanto, esta não envolveu o compartilhamento de dados de clientes. Na
segunda fase, que começa dia 15 de julho, o cliente poderá compartilhar seus
dados pessoais de cadastro e dados de transações relativas aos produtos e
serviços relacionados à conta. Já na terceira fase, prevista para iniciar em 30
de agosto, os clientes poderão compartilhar o histórico de informações
financeiras e terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito.
Por fim, na quarta fase, com início em 15 de dezembro, será possível
compartilhar informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos,
seguros e previdência.
Sobre a Seven Tech Group
A Seven é referência no segmento de
consultoria e desenvolvimento de software focados em novas tecnologias para o
setor financeiro. Com sedes em São Paulo, Fortaleza e Lisboa, a empresa tem
como diferencial aportar o background técnico e capital de experiência em
projetos de elevada complexidade e dimensão. O portfólio de soluções proposto
pela Seven possibilita oferecer serviços que se destacam pela praticidade e
agilidade para garantir a inovação financeira do negócio.
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