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Open Banking: Seven Tech Group explica as vantagens do novo sistema implementado no Brasil

 
Com o objetivo de diminuir a burocratização na contratação de produtos financeiros, o Open Banking chega ao Brasil para facilitar o processo de compra e venda entre empresários e clientes. Ainda em implementação no país e intitulado como um conjunto de regras tecnológicas que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes por meio da integração de seus sistemas, o Open promete revolucionar a indústria financeira. Diante desse contexto, a Seven Tech Group, referência há 15 anos em soluções tecnológicas de meios eletrônicos de pagamento, explica as vantagens do novo sistema: 

Liberdade: os clientes terão o direito de escolher qual instituição oferece as melhores condições para cada serviço financeiro. Ou seja, o consumidor será “dono” de seus dados e apenas a partir do seu consentimento, poderão compartilhar qualquer informação. Logo, é um mito afirmar que as pessoas ficarão expostas.

Ofertas: ao contrário do que muitos pensam, haverá um grande volume de ofertas desejadas, visto que elas apenas irão surgir a partir do interesse do consumidor em liberar os seus dados para outros bancos ou fintechs que lhe interesse.

Diversificação: com a entrada de novos produtos e serviços no mercado, será implementado um ambiente com mais opções para o consumidor. Ou seja, o sistema tradicional se abre para novas instituições e promove mais oportunidades de satisfação para os seus clientes.

“É importante os empresários e consumidores se aterem às novas funcionalidades e desenvolvimento da tecnologia, visto que são mecanismos que vieram para ficar e facilitar a vida das pessoas, independentemente de ser física ou jurídica. Entretanto, é preciso entender que o Open Banking não é um aplicativo que vai permitir o compartilhamento, nem um produto. Nesse caso, os clientes poderão pedir para suas instituições compartilharem seus dados, apenas se assim desejarem”, destaca Evandro Prieto, Diretor de Tecnologia da Seven.

Implementação no Brasil
No Brasil, de acordo com o Banco Central, a primeira fase teve início em fevereiro de 2021. Entretanto, esta não envolveu o compartilhamento de dados de clientes. Na segunda fase, que começa dia 15 de julho, o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à conta. Já na terceira fase, prevista para iniciar em 30 de agosto, os clientes poderão compartilhar o histórico de informações financeiras e terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito. Por fim, na quarta fase, com início em 15 de dezembro, será possível compartilhar informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

Sobre a Seven Tech Group  

A Seven é referência no segmento de consultoria e desenvolvimento de software focados em novas tecnologias para o setor financeiro. Com sedes em São Paulo, Fortaleza e Lisboa, a empresa tem como diferencial aportar o background técnico e capital de experiência em projetos de elevada complexidade e dimensão. O portfólio de soluções proposto pela Seven possibilita oferecer serviços que se destacam pela praticidade e agilidade para garantir a inovação financeira do negócio.

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