Tentativas de Fraude Digital em Serviços Financeiros aumentaram 612% no Brasil nos primeiros meses de 2021
De acordo com estudo da TransUnion, globalmente, o segmento financeiro viu o maior aumento do índice de tentativas de fraude digital até este momento do ano
À medida que cresce o número
de consumidores acessando a Internet
para realizar transações bancárias e financeiras, os
fraudadores também aumentam seus esforços tendo
como principal alvo o setor de serviços financeiros. É o
que aponta a pesquisa
da TransUnion (NYSE: TRU) que, ao comparar os últimos
quatro meses de 2020 (1º de setembro a 31 de dezembro) aos primeiros
quatro meses de 2021 (1º de janeiro a 1º de maio), constatou que o percentual
de suspeitas de tentativas1 de
fraude digital originadas no Brasil contra empresas
de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse
índice registrou aumento
de 149%.
A análise das suspeitas
de tentativas de
fraude digital em todos os setores, mostrou um aumento 24% em todo o mundo, quando
comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses de
2020. No Brasil,
a porcentagem total de
tentativas de fraude aumentou 53% quando
comparamos o mesmo período.
A TransUnion monitora tentativas
de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, tais
como serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre
outros. As conclusões são baseadas na inteligência de bilhões de transações e
mais de 40.000 sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções
de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de
fraude – o TransUnion TruValidate™.
“A taxa de tentativas de fraude está
aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços
financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde
ocorrem as transações de maior valor”, diz Shai Cohen,
vice-presidente sênior de Soluções de Fraude Global da TransUnion.
“Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções
de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas
deixem claro que este não é o momento para relaxar. À medida que a economia
começa a se abrir e a ter um desempenho melhor, as empresas precisam garantir
que estão fornecendo um mercado seguro, que
ofereça experiências adequadas aos consumidores”.
Analisando os Tipos de Fraude
e seu Impacto por Indústria
A TransUnion analisou os
setores com os maiores aumentos e quedas no percentual de suspeitas
de tentativas de fraude digital, comparando os períodos de 1º de
setembro a 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro a 1º de maio
de 2021.
Maiores Suspeitas de Tentativa
de Fraude Digital Aumentaram
no Brasil |
|
Setor |
% Aumento no
Brasil é |
Serviços Financeiros |
611,95% |
Logística |
38,23% |
Maiores Aumentos
na Taxa de Suspeita de Tentativa
de Fraude Digital |
|
Setor |
% Aumento global é |
Serviços Financeiros |
149,44% |
Viagem e Lazer |
25,03% |
Maiores Reduções na Taxa de Suspeita
de Tentativa de Fraude Brasil |
|
Setor |
% Redução no
Brasil ê |
Telecomunicações |
-82,03% |
Varejo |
-37,89% |
Maiores Reduções na Taxa de Suspeita
de Tentativa de Fraude |
|
Setor |
% Redução global ê |
Logística |
-32,74% |
Seguro |
-16,35% |
Varejo |
-8,33% |
“Esse estudo traz um insight sobre a
importância de se traçar
estratégias de negócios baseadas no conhecimento aprofundado de
cada mercado: o Brasil vive uma explosão das
tentativas de fraudes digitais. O salto
de 612% somente nos serviços financeiros reflete o aumento da
população bancarizada e aumento expressivo de compras online. Outra particularidade local é que
as tentativas de fraude em logística no
Brasil cresceram 38%, enquanto o
mundo registrou queda”, analisa Marcelo Leal, diretor de soluções
da TransUnion Brasil.
Para a TransUnion o verdadeiro
roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em
serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é
usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o
terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de
serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude
de cadastro e à apropriação de contas,
respectivamente.
A fraude
de cadastro ocorre quando um consumidor se recusa a pagar
dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser
vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso. Já
a apropriação de conta ocorre quando alguém, que não seja o
proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada.
Mais informações sobre o
relatório de fraude da TransUnion podem ser
encontradas aqui: https://www.transunion.com/blog/global-fraud-trends-Q2-2021
Sobre a TransUnion
A informação é poderosa. E
a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao
mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado,
consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas.
A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e AJUDA A
MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, VIABILIZANDO O ACESSO A BENS E
SERVIÇOS, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das
organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de
soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos,
chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos
clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco,
cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas
de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações,
varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países,
a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em
informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o bem.
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“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida
das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion.
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