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Tentativas de Fraude Digital em Serviços Financeiros aumentaram 612% no Brasil nos primeiros meses de 2021

 De acordo com estudo da TransUnion, globalmente, o segmento financeiro viu o maior aumento do índice de tentativas de fraude digital até este momento do ano

À medida que cresce o número de consumidores acessando a Internet para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentam seus esforços tendo como principal alvo o setor de serviços financeiros. É o que aponta a pesquisa da TransUnion (NYSE: TRU) que, ao comparar os últimos quatro meses de 2020 (1º de setembro a 31 de dezembro) aos primeiros quatro meses de 2021 (1º de janeiro a 1º de maio), constatou que o percentual de suspeitas de tentativas1 de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%

A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores, mostrou um aumento 24% em todo o mundo, quando comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses de 2020. No Brasil, a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparamos o mesmo período. 

A TransUnion monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, tais como serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre outros. As conclusões são baseadas na inteligência de bilhões de transações e mais de 40.000 sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o TransUnion TruValidate™. 

“A taxa de tentativas de fraude está aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde ocorrem as transações de maior valor”, diz Shai Cohen, vice-presidente sênior de Soluções de Fraude Global da TransUnion. “Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas deixem claro que este não é o momento para relaxar. À medida que a economia começa a se abrir e a ter um desempenho melhor, as empresas precisam garantir que estão fornecendo um mercado seguro, que ofereça experiências adequadas aos consumidores”. 

Analisando os Tipos de Fraude e seu Impacto por Indústria 

A TransUnion analisou os setores com os maiores aumentos e quedas no percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital, comparando os períodos de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro a 1º de maio de 2021. 

Maiores Suspeitas de Tentativa de Fraude Digital 

Aumentaram no Brasil 

Setor 

% Aumento no Brasil é 

Serviços Financeiros 

611,95% 

Logística 

38,23% 

Fonte: Estudo TransUnion 

 

Maiores Aumentos na Taxa de Suspeita de Tentativa de Fraude Digital 
Global 

Setor 

% Aumento global é 

Serviços Financeiros 

149,44% 

Viagem e Lazer 

25,03% 

Fonte: Estudo TransUnion 

 

Maiores Reduções na Taxa de Suspeita de Tentativa de Fraude  

Brasil 

Setor 

% Redução no Brasil ê 

Telecomunicações 

-82,03% 

Varejo 

-37,89% 

Fonte: Estudo TransUnion 

 

Maiores Reduções na Taxa de Suspeita de Tentativa de Fraude 
Global 

Setor 

% Redução global ê 

Logística 

-32,74% 

Seguro 

-16,35% 

Varejo 

-8,33% 

Fonte: Estudo TransUnion 

“Esse estudo traz um insight sobre a importância de se traçar estratégias de negócios baseadas no conhecimento aprofundado de cada mercado: o Brasil vive uma explosão das tentativas de fraudes digitais. O salto de 612% somente nos serviços financeiros reflete o aumento da população bancarizada e aumento expressivo de compras online. Outra particularidade local é que as tentativas de fraude em logística no Brasil cresceram 38%, enquanto o mundo registrou queda”, analisa Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.  

Para a TransUnion o verdadeiro roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude de cadastro e à apropriação de contas, respectivamente. 

A fraude de cadastro ocorre quando um consumidor se recusa a pagar dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso. Já a apropriação de conta ocorre quando alguém, que não seja o proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada. 

Mais informações sobre o relatório de fraude da TransUnion podem ser encontradas aqui: https://www.transunion.com/blog/global-fraud-trends-Q2-2021 

Sobre a TransUnion 

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, VIABILIZANDO O ACESSO A BENS E SERVIÇOS, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o bem. Visite http://www.transunion.com.br  para saber mais.  

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion. 

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