Como calcular o giro de estoque de sua empresa?
O que é e como calcular o giro de estoque?
O giro de estoque vem como uma ferramenta essencial para os negócios, mas que poucos ainda entendem e aplicam de maneira correta.
Pensando nisso, separamos aqui um espaço para você entender do que exatamente estamos falando e também para descobrir como calcular o giro.
Em pouquíssimo tempo, você será capaz de colocar essas dicas em prática e ainda garantir diversas vantagens.
Vamos começar?
O que é giro de estoque?
A princípio, cabe ressaltar que giro de estoque é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de mensurar a saúde de um estoque.
Em outras palavras, é usada para que você seja capaz de identificar como os seus recursos estão sendo usados.
Justamente por isso, a base do giro inclui o volume médio que você tem bem como o total de vendas.
Através dos números, você consegue entender um pouco mais sobre o seu estoque, principalmente quanto tempo um determinado produto fica parado dentro do estoque.
Mas não é só isso que você precisa saber aqui não.
Acontece que o giro é uma ferramenta básica para qualquer tipo de negócio que tenha um estoque ou trabalhe com mercadorias.
Em suma, é através desse cálculo que você descobre a melhor maneira de manter o ritmo das atividades.
Seja para evitar que um produto fique velho no estoque ou para que acabe sem um produto que tem boa saída.
Neste aspecto, os cursos online apresentam a necessidade de entender o processo de produção.
Principalmente se o seu e-commerce é de produtos artesanais.
Neste cenário, não basta fazer o giro em relação aos produtos finais.
É necessário ficar de olho também no estoque de matérias-primas.
Sendo assim, o giro é essencial para os negócios, garantindo que você tenha conhecimento e controle sobre tudo o que tem armazenado.
Logo, evita diversos problemas, como excesso ou falta de produtos e matéria-prima, o que compromete as vendas e os lucros.
Como fazer o cálculo – Exemplo prático
Ao contrário do que você pode imaginar, calcular o giro de estoque é muito simples, o que aumenta as chances de que pequenos empreendedores coloquem essa ideia em prática.
Entretanto, existem três passos que você deve seguir para agilizar esse cálculo.
1. Defina o período
Antes de fazer qualquer tipo de conta, é preciso definir qual será o período escolhido para a análise.
Dessa forma, é preciso escolher um período de tempo fechado e não que ainda está em aberto.
Por exemplo, suponha que você seja dia 20 de maio.
Então, você escolhe como período o intervalo entre de tempo entre o dia 15 de abril e 19 de maio.
Como ainda está no dia 20, não faz muito sentido ele entrar na conta.
Aqui você pode escolher período de um mês inteiro, que é o mais comum, ou mesmo períodos mais longos/curtos.
2. Avalie o número de vendas
Sabendo o intervalo de tempo, você precisa descobrir o número de produtos que foram vendidos dentro desse período.
Inclusive, aqui cabe uma ressalva, a análise é voltada para produtos específicos.
Sendo assim, se você quer analisar o giro de mais de um produto, vai precisar fazer mais de um cálculo.
Por exemplo, se a sua loja online vende relógios masculinos e meias, cada um deles é um produto que tem um resultado diferente.
Dessa forma, analise as suas vendas e veja qual foi o total de produtos vendidos.
3. Volume médio do estoque
O volume médio do estoque se refere ao número de produtos, em média, que você tem dentro do seu estoque naquele período.
Em outras palavras, você precisa avaliar quantos daqueles produtos que foram vendidos você tem no estoque.
Entretanto, é natural que os negócios tenham variações no estoque.
Ou seja, pode ser que em um mês você tenha em torno de 200 meias, mas no mês seguinte tenha apenas 100.
Portanto, é preciso fazer a média de produtos.
Para isso, você pode somar o total daquele produto que teve no último ano ou um “x” número de meses e dividir pela quantidade de meses.
Então, se a sua loja está aberta a quatro meses e a quantidade de meias em estoque foi: 100, 50, 200, 100. A média é a soma total dividida por 4, ou seja, em torno de 112.
Dica
Se você está sempre repondo estoque para manter um determinado número de produtos, utilize este como média.
Cálculo de giro de estoque
Agora, vamos ao que realmente interessa, já que você tem todos os números que vai precisar.
Bom, o cálculo é feito dividindo o total de vendas pelo volume médio do estoque.
Simples, não é mesmo?
Como a maior parte dos cursos online ensina que é preciso aprender na prática, vamos apresentar um exemplo prático para ajudar você a entender.
Então, vamos supor que você tem uma loja que vende apenas produtos masculinos, com foco em itens de uso pessoal.
Neste cenário, você quer avaliar as vendas dos itens que mais vende, que são dois: meias e cuecas.
Seguindo os passos anteriores, você chegou às seguintes conclusões:
· O período que vai calcular se refere ao último mês, já fechado;
· Neste período vendeu 200 pares de meia e 400 cuecas;
· O seu estoque médio de meias é de 50 unidades e o de cuecas é de 150 unidades.
A partir disso, temos que:
· Giro de estoque de meias = 200 / 50 = 4 giros
· Giro de estoque de cuecas = 400 / 150 = 2,6 giros
Se preferir, você também pode fazer o cálculo por valor, utilizando o total dos valores do que foi vendido, dividido pelo total dos valores do estoque.
Enfim, de maneira geral, quanto maior o número do giro, melhor.
Em suma, isso significa que mais o seu negócio conseguiu lucrar com as vendas.
No exemplo acima, podemos considerar que a venda das meias é mais lucrativa que a venda das cuecas.
Por outro lado, você também deve levar em conta os valores e o tipo de produto. Já que itens de uso diário tem um giro maior que produtos duráveis, como um relógio ou um computador.
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida de como fazer o cálculo de giro de estoque?
Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Nenhum comentário