Últimas

Especialista explica as diferenças entre a máfia digital e a assessoria de imprensa

Jennifer de Paula, especialista em marketing digital e diretora da MF Press revela a função da ‘máfia digital’ na atualidade e reforça a importância da assessoria de imprensa na construção da identidade visual, imagem e posicionamento de marca

Fotos de Jennifer de Paula / arquivo pessoal 


Na internet e principalmente nas redes sociais tudo que for publicado pode enaltecer ou cancelar um perfil ou uma pessoa. Sendo assim, a “máfia digital” que acontece nos “bastidores” do Instagram foi desvendada recentemente. Através de uma acusação, há a afirmação de que muitos perfis de fofoca são pagos para promover celebridades ou anônimos ou, ainda, cancelar famosos. Os valores cobrados pelos serviços variam entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.

Pagar por esse tipo de serviço e, assim, conseguir estar mais presente em uma determinada mídia ou conquistar o selo de verificação do Instagram, acaba muitas vezes confundindo algumas pessoas sobre o papel de uma assessoria de imprensa. “Nos dias de hoje em que qualquer um pode ter muitos seguidores, é a imprensa que contribui para que um perfil não seja só famoso na internet mas que conquiste o selo azul e então se torne uma pessoa pública” ressalta Jennifer de Paula, especialista em marketing digital e diretora da MF Press Global, Agência Internacional de Comunicação.

Jennifer ainda diz que mesmo a prática não sendo considerada ilegal, ela dificulta o trabalho das agências de assessoria que realizam um trabalho sério e com responsabilidade no mercado, por isso é importante também explicar sobre as funções e propósitos de uma assessoria de imprensa.

Assessoria de imprensa: o que é e para que serve?

A assessoria de imprensa é uma área que está atrelada a comunicação e a imagem de uma pessoa, grupos, instituições, empresas e organizações. “Através de um planejamento de ações criadas em conjunto com o cliente consegue-se obter inserção de forma espontânea nos veículos de comunicação, e isso é o que conhecemos por tráfego orgânico, ou seja, o cliente não precisará desembolsar um valor para garantir a divulgação”, diz Jennifer.

Além do custo-benefício ser menor, o tráfego orgânico possui a característica da alta escalabilidade do negócio, pois ao contrário de um anúncio que é pago e possui prazo para sair do ar, a forma orgânica geralmente apresenta mais relevância de conteúdo e não tem prazo de validade.

A assessoria de imprensa também auxilia na criação de estratégias, planos de ação e gerenciamento de crises. Jennifer enfatiza que existem objetivos diferentes para cada tipo de cliente, “dentro de todas essas atribuições, a assessoria pode ser acionada para trabalhar com diferentes objetivos, isso significa que alguns clientes podem querer somente desenvolver mais a imagem ou a carreira profissional, já outros pretendem ser autoridades em determinado assunto, enquanto outros querem reforçar a marca ou ser mais conhecidos pela sociedade”.

Nenhum comentário