Últimas

Evento on-line gratuito aborda a importância do aprendizado constante para o público 50+

O assunto será tema no painel "Lifelong Learning e intergeracionalidade" da Maturi Fest 2021, maior festival de trabalho e empreendedorismo para pessoas maduras, com a participação da doutora em linguística Vivian Rio Stella

Segundo IBGE, as pessoas 50 anos ou mais representam uma camada demográfica que cresce a cada ano no país. Esse público está prestes a iniciar um novo ciclo da vida e muitos buscam trazer um significado diferente para esse momento. Na próxima quinta-feira (29/7), às 14h30, a doutora em linguística Vivian Rio Stella, e idealizadora da VRS Academy, consultoria de aprendizagem corporativa, ao lado de mais dois especialistas, mediará o painel "Lifelong Learning e intergeracionalidade", para debater sobre aprendizado ao longo da vida em diferentes formatos e a necessidade de continuar aprendendo para se manter relevante econômica e socialmente. As inscrições estão disponíveis no site https://5anos.maturi.com.br/maturifest2021 

O mundo dos negócios e da inovação, por exemplo, parece pertencer exclusivamente aos jovens, mas existem milhares de empreendedores brasileiros com mais de 50 anos que são excepcionais nos negócios e na tecnologia. O SEBRAE Nacional afirma que existem mais de 650 mil idosos atuando como empresários, sendo que 10,8% deles ainda não empreenderam, mas admitem ter vontade.

Se até então diplomas e títulos eram requisitos essenciais para a empregabilidade, cada vez mais se valorizam as experiências profissionais e as carreiras menos lineares. Isso significa mais uma necessidade de a educação formal se reinventar do que desvalorizar universidades e diplomas; mais uma mudança na forma de ensinar-aprender para que as pessoas consigam se reinventar continuamente do que culpar as novidades tecnológicas pelas transformações dos empregos. O futuro do trabalho está totalmente relacionado à aprendizagem. E essa afirmação é tão complexa e transformadora como o conceito que já deveria nortear e norteará a cultura de aprender: lifelong learning.

O termo não significa apenas oferecer cursos online ou presenciais para atender a necessidades pontuais de desenvolvimento, mas sim ações integradas baseadas diferentes modalidades de aprendizado (formal, informal, não formal), propiciar autonomia e corresponsabilidade dos aprendizes e dar oportunidades para que o impacto da aprendizagem seja não apenas inidividual, mas coletivo.

Além da professora e doutora em linguística Vivian Rio Stella, foram convidados para mediar o debate a socióloga e consultora em Economia da Longevidade e Envelhecimento Sustentado, Ana João Sepúlveda; o professor (PhD) / Marketing FVG, pesquisador e podcaster, Benjamin Rosenthal; e a Fundadora da Geração Ilimitada, pesquisadora de tendências da nova Longevidade, Marcia Monteiro.
"É um guarda-chuva embaixo do qual todos os tipos de ensino-aprendizagem deveriam estar unidos: formal, informal, não formal. Não é apenas um aspecto da educação e do treinamento, precisa ser um guia de referência e participação por um continuum de contextos de aprendizagem. Como cita o autor israelense Yuval Noah Harari, para as pessoas continuarem relevantes no século XXI, elas precisarão aprender, reaprender e se reinventar constantemente", finaliza Vivian. 


Serviço - Painel "Lifelong Learning e intergeracionalidade" da Maturi Fest 2021
Data: 29/7 (quinta-feira)
Mediadores: Vivian Rio Stella, Ana João Sepulveda, Benjamin Rosenthal e a Marcia Monteiro.
Horário: Às 14:30h
Valor: Gratuito
Inscriçõeshttps://5anos.maturi.com.br/maturifest2021 

Nenhum comentário