IAB lança documento global sobre Leis de Proteção de Dados para a Publicidade Digital
Material analisa e compara as leis de privacidade de 11 países e como elas se aplicam à indústria de publicidade digital em cada um deles
São Paulo, 23 de julho
de 2021
- O conselho de Legal Affairs do IAB
nos Estados Unidos acaba de lançar o compêndio
Cross-Jurisdiction Privacy Project (CJPP - Projeto de Privacidade entre
Jurisdições), denominado: Leis
de Privacidade e Publicidade Digital: Visão Geral e Implicações Multijurisdicionais.
O documento tem o objetivo de examinar as leis de proteção de dados de 11
países - Austrália, Brasil, Canadá, China, Índia, Israel, Japão, México,
Nigéria, Cingapura e Coréia do Sul - e seus impactos para a publicidade bem
como as especificações legais.
Hoje, dois terços dos
países do mundo promulgaram legislações de proteção de dados. Para ajudar o
mercado de publicidade digital a entender os requisitos de privacidade em todo
o mundo, bem como fornecer ao IAB
Tech Lab os principais requisitos para o desenvolvimento de uma
plataforma de privacidade global, o IAB reuniu advogados especialistas no tema
de onze diferentes jurisdições.
O CJPP fornece uma
visão geral das leis de proteção de dados dos países cobertos e examina como
elas se aplicam às atividades de publicidade digital que podem envolver dados
pessoais. As Especificações Legais CJPP que acompanham o Compêndio estabelecem
as entradas legais necessárias para uma cadeia de privacidade global para
enfrentar o desafio de demonstrar conformidade com vários requisitos de
notificação e escolha distintas de várias jurisdições.
“Trabalhamos com 150
advogados do mundo todo para criar o CJPP e entendemos como cada jurisdição
equilibra a transparência para o consumidor e o controle com suas próprias
nuances legais que derivam de escolhas sobre a política" diz Michael Hahn,
vice-presidente sênior e Conselheiro Geral do IAB e IAB Tech Lab. “Outras
publicações certamente fornecem uma visão geral dessas leis de privacidade, mas
o nosso documento vai além, porque explica como elas impactam à publicidade
digital”, complementa.
Principais destaques
O documento revela que
em, pelo menos, metade das jurisdições examinadas não é necessário o
consentimento para atividades de publicidade digital, como selecionar quais
anúncios digitais são exibidos aos usuários e gerar segmentos de audiência para
fins publicitários. Além disso, constatou-se que uma lista de fornecedores
globais, nomeando todas as empresas participantes de uma transação de
publicidade digital - outra ferramenta criada para facilitar a conformidade com
o GDPR - somente foi necessária em apenas outras duas jurisdições para alcançar
conformidade com os requisitos locais.
Além do Compêndio, o
CJPP também publicou uma representação visual que compila os principais
elementos das leis de privacidade para encontrar semelhanças e diferenças entre
jurisdições. As Especificações Legais serão utilizadas pelo IAB Tech Lab para o
desenvolvimento de uma string de privacidade global e mapear como as leis de
privacidade das jurisdições participantes se relacionam com um conjunto
padronizado de conceitos.
“O IAB Tech Lab vê
muito valor neste grandioso projeto. Ele tem o potencial de ajudar nossos novos
designs de Plataforma de Privacidade Global a alcançar mais mercados com mais
rapidez, o que seria uma grande vitória para o ecossistema de publicidade
digital”, disse Alex Cone, vice-presidente de privacidade e proteção de dados
do IAB Tech Lab.
"O documento pode
ajudar empresas e autoridades públicas a entender melhor como a LGPD viabiliza
atividades da publicidade digital e possibilita agregar valor para
consumidores, veículos, agências, plataformas e anunciantes, com segurança
jurídica e respeito à privacidade", disse Marcel Leonardi, Sócio da
Leonardi Advogados, que colaborou com o IAB US no capítulo Brasil da
iniciativa.
Capítulo Brasil
O capítulo sobre a LGPD
(Lei Geral de Proteção de Dados) do compêndio do CJPP será publicado em
português no próximo dia 4
de agosto pelo IAB Brasil.
No mesmo dia acontecerá um webinar gratuito destinado aos interessados na
aplicação de leis de proteção de dados e privacidade à publicidade digital com
a participação de Michael Hahn (Senior Vice President and General Counsel no
IAB Tech Lab) e Alex Cone (Vice President, Privacy & Data Protection no IAB
Tech Lab), além de Cecília Coutinho (Veirano Advogados), Henrique Fabretti
Moraes (Opice Blum) e Marcel Leonardi (Leonardi Advogados), que apoiaram o IAB
US no capítulo Brasil desta iniciativa, para falar sobre o projeto.
Para conhecer o
documento na íntegra, acesse o portal do IAB-USA
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SOBRE O IAB
O Interactive Advertising Bureau
capacita os setores de mídia e marketing a prosperar na economia digital. Seus
membros incluem mais de 650 empresas líderes de mídia, marcas e empresas de
tecnologia responsáveis pela venda, entrega e otimização de campanhas de
marketing digital. Em associação com o IAB Tech Lab, o IAB desenvolve padrões
técnicos e soluções. O IAB está comprometido com o desenvolvimento profissional
e com a elevação do conhecimento, habilidades, experiência e diversidade da
força de trabalho em toda a indústria. Por meio do trabalho de seu escritório
de políticas públicas em Washington, D.C., a associação comercial defende seus
membros e promove o valor da indústria de publicidade interativa para
legisladores e formuladores de políticas. Fundado em 1996, o IAB está sediada
na cidade de Nova York.
SOBRE O IAB Tech Lab
O IAB Technology Laboratory (IAB Tech
Lab) é um consórcio de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que
produz e fornece padrões, software, ferramentas e serviços para impulsionar o
crescimento e a eficiência no ecossistema global de mídia digital.
SOBRE O IAB BRASIL
Entidade de classe sem fins lucrativos
que tem como objetivo desenvolver a publicidade digital no Brasil. Integrado a
uma rede global com 45 IABs (Interactive Advertising Bureau) no mundo,
incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda,
veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais. O IAB Brasil possui
mais de 230 associados e reúne as principais empresas do mercado digital entre
veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia.
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