Joinville concentra 89% dos casos de dengue de SC; saiba o que fazer ao apresentar sintomas
Diagnóstico correto é importante, pois recorrência da dengue pode prejudicar a circulação sanguínea.
A dengue pode ser perigosa, pois é capaz de causar coágulos sanguíneos, danos neurológicos e até a morte. Os riscos aumentam caso o paciente a contraia mais de uma vez e por isso é importante ficar atento aos sintomas e ao diagnóstico correto.
Principais sintomas e testes para detecção da dengue
A dengue possui sintomas que são comuns a outras doenças e por isso merece atenção redobrada. Os principais são: febre, dor de cabeça, mal-estar e vermelhidão no corpo. Segundo a diretora médica do Ghanem, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Joinville, Dra. Myrna Campagnoli, o diagnóstico preciso da dengue é importante porque é uma doença que, contraída com frequência, pode causar complicações: “A recorrência da contaminação pelo vírus impacta negativamente na coagulação do paciente”, explica a médica. Segundo a especialista, “o diagnóstico permite um acompanhamento, realização de exames periódicos e uso de medicamentos caso haja uma evolução clínica que não seja favorável”, afirma.
O Ghanem oferece diferentes testes para detecção da dengue, além da vacina para prevenir a doença. Os testes são divididos entre virêmicos e não-virêmicos.
- Teste virêmico: deve ser realizado em até sete dias após o início dos sintomas. Possui maior especificidade para diagnóstico precoce.
- Teste não-virêmico (convalescência): utilizado para diagnóstico tardio ou confirmação da doença. Utiliza os métodos de sorologia IgM (detectável por 3 a 6 meses) e sorologia IgG (detectável para sempre).
Como combater a dengue
Medidas simples podem ser tomadas para prevenir o surgimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Os principais são:
- Eliminar focos de água parada como pneus, garrafas pets abertas, calhas sujas, etc...
- Se proteger contra picadas de mosquitos com o uso de repelentes e inseticidas
- Tomar a vacina da dengue
Sobre o Ghanem
O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem.
O Laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.
Para agendar exames ou vacinas é só entrar em contato pelo telefone (47) 3028-3001 ou acessar o site www.grupoghanem.com.br.
Nenhum comentário