Principais exames para fazer em recém nascidos
Você tem dúvidas sobre sobre triagem neonatal e quer saber quais são os principais exames para fazer em recém nascidos?
Embora a maioria dos bebês nasça saudável e permaneça assim, uma porcentagem muito pequena é aparentemente saudável ao nascer e adoece por causa de um distúrbio metabólico - que pode ser potencialmente fatal se não for detectado e tratado.
Outros bebês nascem com doenças raras, mas graves, como uma doença cardíaca congênita.
Felizmente, testes podem detectar todas essas condições precocemente e o tratamento adequado pode, em muitos casos, salvar vidas.
Os procedimentos e testes de triagem neonatal foram elaborados para garantir que seu filho tenha um início de vida mais saudável.
Portanto, é muito importante compreender quais são estes exames. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Quais testes e exames meu recém-nascido precisará fazer?
O número de exames de recém-nascidos que seu bebê precisará fazer pode variar de acordo com a solicitação do pediatra, mas uma coleta de sangue que faça a triagem de distúrbios genéticos, metabólicos, hormonais e funcionais graves é fundamental.
Seu bebê provavelmente também receberá vários outros exames básicos para verificar se há problemas cardíacos congênitos e deficiência auditiva.
Os exames de recém-nascidos que seu bebê provavelmente fará incluem:
- Uma classificação na escala de APGAR: esta avaliação simples e essencial da condição do bebê é feita entre um e cinco minutos após o nascimento.
- Triagem de doenças cardíacas congênitas: também é recomendável fazer testes de triagem logo após o nascimento para identificar problemas cardíacos congênitos.
Essa condição, que afeta 1 em cada 100 bebês, pode levar à invalidez ou à morte se não for detectada e tratada a tempo.
Felizmente, quando um bebê recebe um diagnóstico e tratamento precocemente, esses riscos são reduzidos significativamente e, na maioria dos casos, completamente.
- Exames de sangue (teste do pezinho): um único exame de sangue procura pelo menos 21 distúrbios genéticos, metabólicos, hormonais e funcionais graves, incluindo hipotireoidismo, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase entre outras. Embora a maioria dessas doenças sejam raras, elas podem ser fatais se não forem detectadas e tratadas.
- Teste de audição: bebês podem nascer com o sentido da audição, tão essencial para o desenvolvimento da fala e da linguagem, prejudicado. Uma vez que um déficit pode afetar muitos aspectos do desenvolvimento de uma criança, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais.
Além dos testes básicos de triagem neonatal, durante a internação do seu bebê no hospital, o médico e/ou enfermeira também podem:
- Pesar o bebê e medir seu comprimento e perímetro cefálico;
- Contar os dedos das mãos e dos pés e observar se alguma parte do corpo e características parecem anormais;
- Examinar os órgãos internos do bebê, incluindo rins, fígado e baço, externamente pelo toque;
- Verificar os reflexos, a rotação do quadril e o coto umbilical do seu recém-nascido;
- Registar os primeiros xixi e cocô do seu bebê para descartar problemas de eliminação;
- Administrar pomada antibiótica ocular para prevenir a infecção, uma injeção de vitamina K e a primeira dose da vacina contra hepatite B algum tempo antes da alta hospitalar.
Como os exames são realizados em recém nascidos?
Nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento, seu bebê provavelmente será submetido aos seguintes procedimentos:
Teste de sangue
Para testar os 21 + possíveis distúrbios metabólicos, genéticos, hormonais e funcionais, algumas gotas de sangue são coletadas rotineiramente com uma única punção no calcanhar logo após o nascimento.
Esse exame é popularmente conhecido como teste do pezinho e é extremamente importante realizá-lo em seu bebê.
Doença cardíaca congênita
Essa triagem, por meio da oximetria de pulso, é simples e indolor. Um sensor é colocado na pele do bebê para medir o pulso do filho e a quantidade de oxigênio no sangue.
Se os resultados da triagem parecerem questionáveis, o médico poderá fazer mais testes (como um ecocardiograma ou ultrassom do coração) para determinar se algo está errado.
Triagem auditiva neonatal
Um teste, chamado de emissões otoacústicas (OAE), mede a resposta ao som usando uma pequena sonda inserida no canal auditivo do bebê.
Em bebês com audição normal, um microfone dentro da sonda grava ruídos fracos vindos do ouvido do bebê em resposta a um ruído produzido pela sonda.
O teste pode ser feito enquanto o bebê está dormindo, é concluído em poucos minutos e não causa dor ou desconforto.
Um segundo método de triagem, chamado de resposta auditiva do tronco cerebral (ABR), usa eletrodos colocados no couro cabeludo do bebê para detectar atividade na região auditiva do tronco cerebral em resposta a “cliques” que soam no ouvido do recém-nascido.
A triagem ABR requer que o bebê esteja acordado e em um estado silencioso, mas também é rápido e indolor. Se o seu bebê não passar na triagem inicial, o teste será repetido para evitar resultados falso-positivos.
Conclusão
Você acabou de conferir quais são os principais exames para fazer em recém nascidos e por que eles são tão importantes para o seu bebê.
Vale dizer que os testes de recém nascidos têm um histórico comprovado de proteção de bebês e foram recomendados somente após extensa pesquisa.
Eles não são apenas perfeitamente seguros para o bebê, como também são altamente recomendados.
Nenhum comentário