Recuperação do turismo brasileiro pode ocorrer ainda em 2021
(*) Marcos Freitas Pereira
Parte desse otimismo resulta do avanço da vacinação e de um cenário sem uma terceira onda. Com isso, somente a WAM, que opera com 26 empreendimentos em 15 destinos, contempla planos ousados para o segundo semestre de 2021. Estamos atentos a uma demanda reprimida e uma maior confiança por parte da população à medida que a vacinação avança. Embora exista tendência de inflação e desemprego, há uma boa parcela da população que acabou fazendo uma poupança forçada e anseia por viajar. Todos esses fatores nos levam a acreditar na recuperação do setor ainda em 2021.
Enfrentar toda essa crise não tem sido fácil. Nossa empresa representa uma carteira de 160 mil contratos vendidos, possui 4.000 colaboradores e 5.063 unidades destinadas a fomentar o turismo compartilhado pelo país. Numa comparação com a performance de venda da
WAM durante em março de 2020, primeiro mês do impacto, as vendas foram 55% menores do que as vendas do mesmo período em 2019.
Em abril de 2020 as vendas zeraram em função da paralisação total das nossas salas de vendas, dos parques e hotéis. No mês seguinte, houve uma reação gradativa, até que em outubro e novembro de 2020, retomamos o mesmo patamar pré-pandemia. Com o cenário crescente em dezembro, vislumbramos alcançar um crescimento 20% superior ao mesmo período de 2019, mas a 2ª onda baixou nossos resultados, uma queda que se estendeu em janeiro, mês de alta temporada. O Carnaval em fevereiro conseguiu impulsionar as vendas, mas os índices voltaram a cair nos meses seguintes.
Maio deste ano foi emblemático no quesito retomada, sendo possível reabrir as salas de vendas, parques e hotéis da WAM em 15 destinos. O mês sinalizou um período marcado pelo número crescente de vacinados. Em contrapartida, as restrições por parte dos governos municipais e estaduais foram reduzidas e houve um aumento da demanda pelo turismo até então reprimida em função da necessidade de isolamento e distanciamento. Esse resultado vem se mantendo e junho registrou um crescimento de 20% em relação ao período pré-pandemia.
O potencial turístico do Brasil é muito grande, sendo decisivo na geração de emprego e renda. Nessa fase de retomada, o turismo doméstico tem conquistado a preferência de quem deseja viajar. A WAM entende o atual momento e os inúmeros desafios. Defende todas as providências para que os protocolos sanitários sejam respeitados nas salas de vendas, nos hotéis e nos parques aquáticos.
(*) Marcos Freitas Pereira é sócio e conselheiro da WAM Group
Nenhum comentário