Pessoas focadas e com atitude provam que sonhos não envelhecem
(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos
Muitos desistem de seus sonhos e projetos facilmente quando se deparam com críticas ou dificuldades. Imagine quantas pessoas levaram para o túmulo grandes ideias, projetos e sonhos não realizados? Morreram sem alcançar o potencial máximo de suas vidas. E quantos projetos são abandonados por darmos atenção às críticas destrutivas de pessoas que não fazem a menor ideia de nosso potencial? Quantos sonhos são deixados para trás por não termos confiança na própria capacidade?
Com tantos questionamentos um bom exercício é observar a história. Podemos notar homens e mulheres que também sofreram críticas, foram afrontados, mas persistiram nos seus objetivos não dando ouvidos a condenações e críticas pessimistas. Dentre as personalidades admiráveis está Marie Curie, a primeira mulher cientista a ganhar o prêmio Nobel. E não somente um, mas dois: o de Física (1903) e o de Química (1911), o que é impressionante para uma época em que só o fato de uma mulher estudar já era espantoso.
O que dizer de Roberto Marinho que, já com idade para se aposentar e aproveitar a vida e os netinhos, resolveu começar um novo projeto, um canal de televisão que hoje é a Rede Globo. Ou então Carolina Maria de Jesus, a “poetisa negra” que catava papel para sobreviver e, mesmo diante de todas as limitações sociais e econômicas que viveu, não se deixou abater. Seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” foi traduzido para mais de 10 idiomas diferentes e cerca de 100 mil exemplares foram vendidos, tornando-se um best-seller.
Poderia citar muitos outros exemplos e tenho certeza que você lembrará de alguns também. Todas estas pessoas possuíam um diferencial em relação às demais: focaram nos seus projetos e sonhos, não se deixaram abater pela idade, pelo gênero, pelas condições sociais, enfim, esforçaram-se para atingir aquilo que tinham como alvo para suas vidas. Força de vontade e perseverança são aliadas do sucesso em qualquer área da vida, junto com a ação. Então comece a realizar as coisas que tem vontade hoje, não deixe para amanhã porque ele pode não existir. Faça um planejamento e o execute, visualize como você se vê daqui a um, cinco ou dez anos. Onde você quer estar? O que deseja conquistar até lá?
Você não pode mudar seu passado, mas pode melhorar seu futuro. Ficar preso a oportunidades perdidas ou naquilo que não fez leva a lugar nenhum. Mude sua forma de pensar, hoje é um bom dia para iniciar, amanhã ainda é uma incógnita e lá colheremos o que for plantado hoje. Faça uma boa plantação na sua vida: plante sonhos e projetos, regue diariamente com ações construtivas e, no devido tempo, com certeza colherá boas realizações.
(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos é pedagoga, mestre e doutoranda em Teologia, e professora do curso de Bacharelado em Teologia do Centro Universitário Internacional UNINTER
Nenhum comentário