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Quais cursos fazer para montar um negócio totalmente digital?

 

Ter um negócio digital pode ser uma excelente maneira de aumentar sua renda ou então ser o foco do seu trabalho. 

Mas, para isso, são necessários muitas vezes cursos para orientar, aprimorar e até possibilitar a criação de sites ou plataformas de E-commerce. 

Afinal, foi-se o tempo que bastava escrever qualquer coisa em um blog e estava tudo certo! Atualmente, o algoritmo do Google classifica todos os sites não somente em relação ao conteúdo escrito, mas como ele é escrito, palavras-chaves e também links. 

Além disso, é possível fazer anúncios pagos de produtos em outros sites ou posts convidados, para aumentar a visibilidade do seu site. 

Parece difícil? Na verdade, para ter sucesso com isso, é necessário mais que somente dedicação. É necessário estudo e muito conhecimento dos mecanismos que regem o ranqueamento de sites pelo Google. 

Assim, alguns cursos são essenciais para quem pretende montar um negócio digital. Veja quais são eles! 

Veja os principais cursos do mercado para empreender no mundo digital

1. Marketing digital 

Se não o mais básico, talvez essa seja o curso mais importante. Afinal, atualmente, o marketing não é mais feito em sua grande maioria em anúncios de TV, rádio ou revistas/jornais impressos. 

De fato, o marketing hoje é digital. Ou seja, as empresas estão online, vendendo seus produtos e serviços pela internet. 

Portanto, como lidar com o marketing digital? Quais são as estratégias necessárias para quem deseja vender produtos ou serviços pela internet, para captar clientes? 

Se antigamente as campanhas publicitárias custavam absurdos, uma das grandes vantagens do marketing digital é não necessitar de verbas consideráveis. 

Afinal, se antes era necessário contratar um ator famoso, um estúdio fotográfico caríssimo e ainda pagar pela exibição das fotos em revistas ou na televisão, atualmente o cenário é outro. 

Entraram em cena os influenciadores digitais e boas fotos podem ser tiradas até mesmo em casa. 

Mas, para publicações de qualidade, ter o conhecimento das estratégias do marketing digital, como a definição do nicho e do público-alvo, estratégias de vendas em funil e gatilhos mentais representam conhecimentos essenciais que devem ser estudados e colocados em prática. 

Este curso é importante não só para quem trabalha com administração e gestão de negócios digitais, mas também aconselhável para profissionais específicos, como na área do direito, por exemplo, pois marketing digital para advogados é muito específico e importante para os profissionais da área.

2. Criação de sites 

Uma empresa que pretenda vender qualquer coisa na internet atualmente necessita de um site amigável, bem estruturado e que o cliente possa entender quais são os produtos/serviços que aquela empresa oferece. 

Além disso, o site também deve oferecer conteúdo de qualidade, respondendo às indagações dos futuros clientes e apresentando soluções para problemas, os quais às vezes os clientes ainda nem refletiram que os têm. 

Portanto, contratar uma agência web para criar sites pode ser uma boa ideia, mas se a verba é pouca, cursos sobre criação de sites são boas formas de iniciar seu site. 

3. Search Engine Optimization 

O chamado SEO é a maneira que o Google classifica todos os sites e conteúdos na internet. Ou seja, se você pretende ter um tráfego considerável em seu site, gerando engajamento e conversão em vendas, ter um site otimizado é essencial. 

Muitas pessoas ainda não deixam seus sites otimizados e depois não entendem porque o acesso a eles é tão baixo. 

Existem várias regras de SEO que devem ser seguidas para melhorar o ranqueamento dos sites, dentre elas, podemos citar: 

  • Qualidade do conteúdo (número de palavras dos textos e palavras-chaves utilizadas); 
  • Utilização de links internos e externos; 
  • Imagens no site (de qualidade, mas que também não demoram para carregar); 
  • Frases curtas e parágrafos pequenos, que facilitam a leitura; 
  • Focar que aquele conteúdo será visto, prioritariamente, por um celular e não na tela do computador (mobile first); 
  • Utilização de uma boa porcentagem de palavras de transição. 

Existem, inclusive, plataformas pagas nas quais você pode desenvolver o conteúdo do seu site, vendo quais são as palavras-chaves a serem desenvolvidas e como está o conteúdo dos seus principais concorrentes. 

No Brasil, ainda é pouco a quantidade de plataformas que oferecem esse serviço, portanto, a dica é procurar por plataformas estrangeiras. Embora o preço seja em dólar, a qualidade do que será publicado melhora consideravelmente. 

4. Como montar um E-commerce 

Já se seu negócio é vender itens pela internet, então é essencial que você saiba como montar e lidar com a plataforma de E-commerce

De fato, existem cursos sobre isso e até mesmo o SEBRAE pode te ajudar. Mas, lembre-se que é essencial que o cliente consiga efetuar a compra de maneira rápida, fácil, sem problemas ou erros no site. 

E o cliente deve conseguir também entrar em contato com você e poder devolver o produto, no máximo em 7 dias, como manda a legislação, caso venha a se arrepender da compra, de maneira fácil. 

São diversas questões que podem ser consideradas para manter e deixar a plataforma de E-commerce de uma maneira fácil e intuitiva, aumentando os lucros. 

E ter conhecimento sobre isso é essencial! 

Com esses cursos, você conseguirá deixar seu negócio totalmente digital e ter bons resultados em sua área de trabalho.

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