Últimas

Características para ser um advogado


Está em dúvida sobre qual curso superior escolher? Pode não parecer uma tarefa fácil decidir a sua futura profissão.

Entendemos bem que essa situação pode causar preocupações e por isso queremos te ajudar.

Às vezes, você pode pensar por que cursar Direito, se existem tantas outras opções, não é verdade? 

Saiba que a carreira de advogado penal é uma área que proporciona muitas possibilidades de seguir por diversos caminhos após a formatura. 

Por isso, se você deseja saber se tem o perfil de advogado, leia este artigo até o final e descubra as principais características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso na área:


Perfil de um advogado

  • Não tolera injustiça

Para se tornar um bom jurista, você deve se incomodar quando se deparar com situações de injustiça e desigualdade. Isso acontece porque o Direito tem como objetivo o combate às injustiças.

O advogado se dedicou por anos para cursar uma faculdade justamente por se importar com as pessoas.

Após formado, ele procura agir sempre dentro da lei por meio dos conhecimentos adquiridos durante todos esses anos.


  • Saber se comunicar bem

A comunicação é muito importante para o perfil de um bom advogado, que deve expor através da fala, que seus argumentos estão corretos.

O advogado também deve sempre demonstrar estar seguro em suas afirmações, mostrando confiança e falando com firmeza a todo o momento, para influenciar os demais com as suas ideias.


  • Gostar de ler

Sabemos que estudantes sempre têm muitos textos e livros para ler ao longo do curso de Direito, mas não se engane, os extensos conteúdos não acabam com a formatura.

Durante o exercício da profissão, o advogado precisa estar atualizado e também precisa ler a todo momento os  processos, sentenças e leis. 

Por esse motivo, manter o hábito da leitura é tão importante, pois ela será sua parceira por um bom tempo.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a faculdade de Direito abre as portas para muitas possibilidades.

Ao concluir o curso de direito, é possível seguir carreira jurídica ou entrar no mundo da advocacia, que possui muitas áreas de atuações diferentes, para defender os direitos de pessoas ou empresas. 

Além disso, existem diversas especializações dentro da advocacia, isso quer dizer que, por mais que o curso de direito seja o mais procurado, o mercado de trabalho tem muito espaço para os futuros profissionais.

A advocacia é uma função muito importante para a justiça, cujo seu principal foco é o cumprimento da ordem jurídica, garantindo os direitos das pessoas.

Um advogado pode atuar como:

Se você é um advogado e tem sua empresa, é sempre muito bom ela estar segura e para isso tem a Prime Seg Segurança, que trabalha com alarme em Goiânia.


  • Advogado de defesa

Esse profissional representa os interesses de uma pessoa que se sente prejudicado e assim deseja acusar outra pessoa.


  • Advogado de acusação

Já neste caso, o advogado precisa defender o seu cliente que está sendo acusado de algum crime e precisa se defender perante a Lei.

Um bom profissional precisa primeiramente entender a situação e objetivos de seu cliente e tentar realizar um acordo entre as partes envolvidas sem a necessidade de um processo jurídico.

O advogado é o responsável por acompanhar o processo, saber em quais instâncias ele está sendo analisado e manter seu cliente informado da evolução do processo.

Se as duas partes não entrarem em acordo, o advogado precisará elaborar o caso para apresentá-lo ao Tribunal de Justiça.

Caso você seja um empresário e trabalhe com advocacia, é muito importante que você contrate uma empresa para fazer seu site, assim você consegue muito mais clientes.


O mercado de trabalho para o profissional da área de Direito

O mercado de trabalho na área de Direito possui várias alternativas e está sempre aberto.

Porque, enquanto houver pessoas, sempre existirá a necessidade de aplicar as leis para garantir a ordem e segurança.

Profissionais desta área podem atuar em órgãos públicos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas privadas ou montar seu próprio escritório.

A carreira acadêmica é outra alternativa para este profissional, que pode dar aulas para cursos técnicos e faculdades.

O curso de graduação em Direito possui a duração média de 5 anos. 

Esta formação procura sensibilizar o profissional para as questões como a desigualdade social, ele se preocupa com o próximo.

Além disso, o profissional compreende com clareza as leis que regem o trabalho, as políticas públicas e o direito do consumidor.


Nenhum comentário