Últimas

CRM: o que é e como implementar em sua equipe


Manter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para que sua empresa siga crescendo e se desenvolvendo no mercado, aumentando as vendas e consequentemente a margem de lucro.


Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente quando a empresa não investe em estratégias e tecnologia para atingir esse objetivo. 


Claro, existem diferentes maneiras de manter um bom relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades, preferências e como eles se comportam.


Nesse artigo falaremos da utilização de crm, que você verá na sequência o que é, vantagens e como implementar na sua empresa.

O que é um CRM?

O Customer Relationship Management (CRM), que pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de estratégias e técnicas desenvolvidas para trabalhar o relacionamento e os dados dos clientes de uma empresa.


Essas estratégias são facilitadas pelo desenvolvimento e uso de um software CRM, ou seja, um sistema que possibilita uma série de facilidades organizacionais para as empresas que a utilizam.


Este sistema se baseia no registro de informações dos clientes e maneiras de como se relacionar com eles.


Atualmente é imprescindível que as empresas utilizem sistemas e tecnologias que ajudem a organizar as ações e práticas internas. 


Sendo assim, um app funil de vendas um de sistemas de gestão (ERP), por exemplo, são imprescindíveis para as corporações nos dias atuais. 


Os ERPs possuem uma série de módulos que permitem ao empresário verificar as ações dos setores da empresa e também possibilita que os funcionários consigam executar suas funções de maneira mais organizada.


Conheça alguns módulos que são comuns em ERP:


  • Módulo Financeiro;

  • Módulo de RH;

  • Controle de estoque;

  • Controle de vendas, entre outros.


O crm plano vem sendo utilizado cada vez mais nesse mesmo sentido, ajudando as empresas a se manterem organizadas, permitindo que os líderes das equipes observem as práticas e conseguindo administrar cada vez melhor as ações internas em relação aos clientes.

Benefícios do sistema

Falar de sistema de gestão de relacionamento com os clientes é sinônimo de vantagens e benefícios para as empresas atualmente.


Nesse sentido, destacamos algumas dessas vantagens que possuem uma relevância muito importante, fazendo com que esse sistema se torne fundamental. Conheça:


  • Eleva a produtividade;

  • Diminuição de erros;

  • Aumento da lucratividade;

  • Destaque da marca perante os clientes;

  • Integração com outros sistemas;

  • Aumento da organização.

Como implementar um sistema de gestão de relacionamento?

Para continuar, é importante entender como implementar uma estratégia utilizando um software de gestão, seja ele pago ou um crm gratis.

  1. Analise a sua empresa

Primeiramente, é fundamental que o empresário, juntamente da equipe, saiba fazer uma análise completa da empresa, onde os principais pontos a serem levantadas são:


  • Ações;

  • Como é o relacionamento com os clientes;

  • Orçamento disponível;

  • Análise da concorrência;

  • Disponibilidade do mercado;

  • Como a organização está se portando perante os clientes.


Essa análise é fundamental para entender o cenário da sua empresa, verificando qual é a melhor maneira de implementar um sistema de CRM para tentar melhorar o controle de leads.

  1. Definição da equipe

Para utilizar o sistema da melhor maneira possível, é importante designar uma equipe preparada, que saiba como usufruir da melhor maneira possível o uso dessa tecnologia e de como implementar essa estratégia dentro da sua empresa.

  1. Definição do objetivo

Assim como na implementação de qualquer estratégia, é fundamental que a utilização do CRM seja acompanhada de um objetivo principal.


Definir qual é o objetivo final do uso do CRM é essencial para que não seja desperdiçado recursos e tempo com atividades que não ajudarão a empresa a crescer e melhorar sua organização. 

  1. Mapeamento das atividades

Após implementar e passar a utilizar o sistema CRM, é fundamental seguir acompanhando e entendendo se essa ação está sendo frutífera para a empresa.


Nesse sentido, é importantíssimo mapear as atividades que estão acontecendo, se as vendas estão aumentando, se o lucro está crescendo, se os clientes estão ficando satisfeitos com o serviço oferecido, se eles tem retornado a comprar com a empresa, etc.

  1. Análise dos resultados

Além dessas etapas, por fim você deve avaliar os resultados conseguidos com a utilização dessas estratégias.


Ou seja, determinar períodos em que os resultados devem ser obtidos para conseguir avaliar da melhor maneira possível se os resultados estão sendo positivos ou não.


Naturalmente essa é uma estratégia que demora um certo tempo para ter o sucesso desejado, visto que, é preciso trabalhar com um sistema novo, com funções que a empresa ainda está se acostumando.


Por isso, entender se, durante um certo período, os resultados estão sendo positivos ou não é fundamental.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio. 


Nenhum comentário