Últimas

Cuidados essenciais com os dentes das crianças



Os cuidados com a saúde bucal devem ser incentivados e explorados desde os primeiros anos de vida. Apesar dos dentes das crianças serem diferentes dos dentes adultos, eles exigem os mesmos cuidados de uma arcada dentária permanente.


Cuidar da saúde bucal dos bebês, especialmente dos dentes, pode ajudar inclusive na formação da arcada dentária permanente, facilitando esse processo.


Ainda, pode impedir que doenças bucais surjam nesse momento de desenvolvimento, que pode ser uma etapa difícil para os pequenos. As cáries, por exemplo,  podem surgir em qualquer idade e inclusive nos dentes de leite.


Esse problema aparece em decorrência do acúmulo de bactérias, que é bastante comum nessas idades, visto que, as crianças costumam colocar tudo o que vem pela frente na boca, permitindo e facilitando a entrada de bactérias nessa região.


Dessa maneira, é fundamental o trabalho dos pais nesse processo de higienização dental ainda na infância.


Além de ajudar a manter a saúde bucal dos pequenos qualificada, essa presença paterna e materna pode ser importante para facilitar essa etapa, além de criar uma sensação de que esses cuidados são fundamentais pelo resto da vida.


Como os pais devem conduzir?

Quando você escova os seus dentes na fase adulta, você tem um modo de realizar essa prática, utiliza escovas e cremes dentais específicos, executam certos movimentos, etc. Mas nem sempre essa é a solução ideal para as crianças.


Os dentes de leite começam a nascer nos primeiros anos de vida, e começam a cair por volta dos 6 ou 7 anos. Depois de que o primeiro dente de leite cai, os permanentes começam a nascer.


Nesse período, os dentes não são tão fortes, grandes e robustos como os dentes de leite. Dessa maneira, a escovação deve ser efetuada levando esse ponto em consideração, já que os movimentos precisam ser mais leves e suaves. 


Ainda, os pais têm um papel importante para dar confiança e independência para as crianças começarem a ter essa prática sozinha.


Dessa maneira, elas criam essa necessidade, e continuam cuidando dos dentes durante a adolescência e fase adulta, essencialmente se precisarem utilizar aparelho dentário preço em algum momento.

Cuidados importantes

Na sequência falaremos de alguns detalhes sobre os cuidados que são fundamentais durante essa fase e também nas outras idades. 

  1. Escovação

A escovação dos dentes é a principal ação da higienização bucal. Mesmo com os dentes de leite, é essencial escová-los corretamente para que não sejam acometidos por cáries e outras doenças importantes, tais como:


  • Mau hálito;

  • Gengivite;

  • Placa bacteriana;

  • Tártaro;

  • Outras.


A escovação deve ser realizada diversas vezes ao dia, especialmente após as refeições, essencialmente se a criança precisar utilizar um aparelho transparente ou qualquer outro modelo de aparelho, pois dessa maneira você consegue limpar e eliminar os alimentos que ficam presos aos dentes e aumentando o número de bactérias da boca.


  1. Escova adequada

Quando você é criança, existem escovas de dentes específicas que não agridem os dentes que ainda não possuem tanta força e resistência.


Dessa forma, outro cuidado importante que os pais devem ter em relação a saúde bucal de seus filhos é a escolha adequada das escovas.


A mesma situação serve para os cremes dentais. Normalmente os adultos utilizam pastas de dentes específicas, com flúor.


Esses modelos de cremes dentais geram uma certa ardência na boca, que pode não ser adequada para as crianças, sendo essa uma das principais recomendações de um dentista infantil.


Para os pequenos, é interessante escolher um creme dental que não possua flúor e, de preferência, tenha um gosto especial, como morango ou uva, por exemplo.


Com esse gosto a criança acaba se acostumando e sente prazer em efetuar a escovação, mantendo o ritmo da rotina de higienização.

  1. Mantenha contato com o dentista

Na área de odontologia, assim como na medicina tradicional, também existe um profissional especializado nos cuidados com a saúde dos dentes da criança, o odontopediatra.


Esse profissional, diferentemente de outros, como dentistas estéticos, que tem a função de realizar tratamentos como o de lente de contato de resina, é um profissional especializado na avaliação, recomendação e realização de procedimentos benéficos para a saúde dos dentes dos pequenos.


Nesse sentido, é fundamental que os pais mantenham um contato próximo e ativo com um profissional dessa área, justamente para complementar os cuidados diários realizados dentro de suas próprias casas, como a escovação e uso correto das escovas e cremes dentais.


Você facilmente consegue encontrar um profissional dessa área, visto que, existem uma série de consultórios que atendem as crianças e clínica odontológica infantil que podem ajudar você a cuidar corretamente da saúde bucal de seus filhos. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Nenhum comentário