Empresas nacionais de dispositivos médicos se reúnem com potenciais compradores estrangeiros no Projeto Comprador Oriente Médio
As participações das companhias brasileiras são feitas por meio da parceria entre a ABIMO e Apex-Brasil
Setembro de 2021 - Companhias ligadas ao
Brazilian Health Devices – projeto de exportação da Associação Brasileira da
Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Apex-Brasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – marcaram
presença no Projeto Comprador Oriente Médio, que tem como objetivo reunir
empresas de dispositivos médicos com compradores estrangeiros - os quais atuam
localmente como importadores e distribuidores.
Em formato online, o evento foi realizado no
período de 16 a 26 de agosto, e permitiu aos participantes mais flexibilidade
para agendamento de reuniões e negociações com empresas estrangeiras
interessadas nos seus produtos. Os encontros virtuais aconteceram por meio da
plataforma do projeto, a qual possibilita prospecção de oportunidades
comerciais e até mesmo o fechamento de negócios. Esta edição contou com 31 vendedores e 19 compradores, além de gerar US$
213.000 em vendas imediatas e US$
2.790.000 em negociações para os próximos meses.
De acordo com o coordenador de Acesso e Mercados da
ABIMO, Rafael Cavalcante o enfoque no Oriente Médio e a nova arregimentação de
potenciais compradores nessa região renovam as perspectivas comerciais das
empresas associadas à entidade. “Destacamos também a consolidação do modelo virtual
do Projeto, que deve continuar sendo utilizado mesmo após terminadas as
restrições decorrentes da pandemia. A ideia é combiná-lo com alternativas
presenciais, para gerar novas possibilidades híbridas e explorar o melhor de
cada modelo”, afirma.
Para Edson Grisanti, gerente de Exportação e
Importação da Medpej Equipamentos Médicos, a participação nesse evento foi de
grande valia. “Visamos a ampliação de mercados de atuação e os contatos
efetuados nos possibilitaram iniciar interações com importadores e distribuidores
que atuam na linha médica em países do Oriente Médio e Norte da África, e que
demonstraram muito interesse nos nossos produtos. O formato on-line do
encontro foi bem estruturado, e permitiu a realização de reuniões a custo
praticamente zero, se compararmos aos presenciais”, ressaltou.
“A geração de negócios foi um excelente começo,
estamos realmente felizes. Acredito que a barreira inicial com o Oriente Médio
foi quebrada e os importantes contatos que fizemos irão perdurar e trazer
visibilidade, não só a nossa empresa, mas também ao BHD em geral. É um
desafio adaptar-se, mas o formato virtual nos agradou bastante. Imagino que se
deve muito ao excelente desempenho da organização e das empresas envolvidas. A
grande vantagem é a autonomia e a flexibilidade que as reuniões on-lines
proporcionam, além de serem mais “leves” e muito mais práticas”, comenta
Jordana Schnorenberger Lopes, analista de Negócios Internacionais da Kolplast.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos
Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que
promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada
em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da
ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de
fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a
ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de
conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos
técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o Brazilian Health Devices
O projeto setorial Brazilian
Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como
missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área
da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias
exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
Sobre a APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das
empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a
atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência também atua de forma
coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o país.
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