Etapa de Colatina (ES) do Circuito Nelore de Qualidade recebeu 313 machos terminados em confinamento
O frigorífico Frisa de Colatina (ES) recebeu, nos dias 26 e 27 de agosto, a 15ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). Foram avaliados 313 machos não castrados, terminados em confinamento. O frigorífico Frisa e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam a 23ª edição do Circuito.
“Nesta etapa, que recebeu somente machos, tivemos animais pesados e com bom acabamento de gordura. 97% deles pesaram mais de 18 arrobas, o que deu a boa média de 21 arrobas. Pudemos observar cobertura de gordura mediana ou uniforme em 90% deles. Além disso, 88% dos animais possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 46% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade)”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
O Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos teve Dalton Dias Heringer, da Fazenda Campo Verde (Viana/ES), como vencedor, recebendo a Medalha de Ouro. Este é o terceiro ano seguido que o criatório recebe a premiação máxima nesta etapa.
“Os animais que levamos à etapa são crias da Nelore Heringer. São filhos de touros que colocamos na central do programa Cia de Melhoramento. O Circuito é muito importante, pois podemos ver de perto o resultado da precocidade, acabamento de carcaça e qualidade de nossos animais. Essa iniciativa contribui para evoluir o trabalho de todos os pecuaristas. Estamos felizes com o reconhecimento”, conta Victor Miranda, gerente de pecuária da Fazenda Campo Verde.
A Medalha de Prata foi entregue para Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraiso (Mucurici/ES). Com esta premiação, o criatório coleciona sua terceira Medalha de Prata consecutiva nesta etapa.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o
Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore,
contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa
avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e
sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio do Frisa, Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.
Nenhum comentário